O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644029 |
Resumo: | A partir de uma polarização de alguns conceitos de pós-modernidade e de alguns debates sobre o assunto, o autor introduz o tema da valorização do ser humano, inerente à perspectiva da pósmodernidade, para demonstrar como esta discussão, ou assunto, se apresenta como um desafio à prática educacional. Objetiva, deste modo, fomentar um debate para a questão da aruação educacional dentro da pós-modernidade, resgatando, de fato, o papel da educação como construtura de uma realidade possível de real valorização do ser humano dentro dos limites de existência presentes nos vários núcleos da pós-modernidade: o consumo, a não-escassez, a transitoriedade, o fim das metanarrativas, os particularismos, etc. Deste modo, o autor introduz uma temática que, embora sempre presente nos debates da atuação da educação, irá se localizar especificamente no lomsda pósmodernidade.Abstract:Starting from a polarization of some concepts of post-modernity and of some debates on the subject, the author introduces the theme of the human being valorization, inherent to the perspectiveof the post-modernity to demonstrate asthat this discussion, or subject, appear as a challenge to the educational practice. It objectifies, this way,to foment a debate for the subject of the educationalperformance inside of the post-modernity, rescuing in fact the paper of the education as method of constructing of a possible reality of the human being real valorization inside of the present existence limits in the several nuclei of the post-modernity: the consumption, the no-shortage, the transitoriness, the end of the metanarratives, the particularisms, etc. This way,the author introduces a thematic one that, although alwayspresent in the debates of the performance of the education, it will specifically locate in the locIIsof the post-modernity.Key-words: Post-modernity. Human being. Education. Change. Society |
id |
UNICAMP-18_e2d6b5cb8e3f8e13db88f2506bc0fd55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644029 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educaçãoPós-modernidade. Ser humano. Educação. Mudança. SociedadeEducaçãoA partir de uma polarização de alguns conceitos de pós-modernidade e de alguns debates sobre o assunto, o autor introduz o tema da valorização do ser humano, inerente à perspectiva da pósmodernidade, para demonstrar como esta discussão, ou assunto, se apresenta como um desafio à prática educacional. Objetiva, deste modo, fomentar um debate para a questão da aruação educacional dentro da pós-modernidade, resgatando, de fato, o papel da educação como construtura de uma realidade possível de real valorização do ser humano dentro dos limites de existência presentes nos vários núcleos da pós-modernidade: o consumo, a não-escassez, a transitoriedade, o fim das metanarrativas, os particularismos, etc. Deste modo, o autor introduz uma temática que, embora sempre presente nos debates da atuação da educação, irá se localizar especificamente no lomsda pósmodernidade.Abstract:Starting from a polarization of some concepts of post-modernity and of some debates on the subject, the author introduces the theme of the human being valorization, inherent to the perspectiveof the post-modernity to demonstrate asthat this discussion, or subject, appear as a challenge to the educational practice. It objectifies, this way,to foment a debate for the subject of the educationalperformance inside of the post-modernity, rescuing in fact the paper of the education as method of constructing of a possible reality of the human being real valorization inside of the present existence limits in the several nuclei of the post-modernity: the consumption, the no-shortage, the transitoriness, the end of the metanarratives, the particularisms, etc. This way,the author introduces a thematic one that, although alwayspresent in the debates of the performance of the education, it will specifically locate in the locIIsof the post-modernity.Key-words: Post-modernity. Human being. Education. Change. Society Universidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644029Pro-Posições; Vol. 11 No. 3: nov./2000[33]; 107-116Pro-Posições; Vol. 11 Núm. 3: nov./2000[33]; 107-116Pro-Posições; v. 11 n. 3: nov./2000[33]; 107-1161980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644029/11476Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Alexandre Filordi2016-03-08T13:57:34Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644029Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:57:34Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação |
title |
O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação |
spellingShingle |
O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação Carvalho, Alexandre Filordi Pós-modernidade. Ser humano. Educação. Mudança. Sociedade Educação |
title_short |
O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação |
title_full |
O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação |
title_fullStr |
O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação |
title_full_unstemmed |
O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação |
title_sort |
O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação |
author |
Carvalho, Alexandre Filordi |
author_facet |
Carvalho, Alexandre Filordi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Alexandre Filordi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-modernidade. Ser humano. Educação. Mudança. Sociedade Educação |
topic |
Pós-modernidade. Ser humano. Educação. Mudança. Sociedade Educação |
description |
A partir de uma polarização de alguns conceitos de pós-modernidade e de alguns debates sobre o assunto, o autor introduz o tema da valorização do ser humano, inerente à perspectiva da pósmodernidade, para demonstrar como esta discussão, ou assunto, se apresenta como um desafio à prática educacional. Objetiva, deste modo, fomentar um debate para a questão da aruação educacional dentro da pós-modernidade, resgatando, de fato, o papel da educação como construtura de uma realidade possível de real valorização do ser humano dentro dos limites de existência presentes nos vários núcleos da pós-modernidade: o consumo, a não-escassez, a transitoriedade, o fim das metanarrativas, os particularismos, etc. Deste modo, o autor introduz uma temática que, embora sempre presente nos debates da atuação da educação, irá se localizar especificamente no lomsda pósmodernidade.Abstract:Starting from a polarization of some concepts of post-modernity and of some debates on the subject, the author introduces the theme of the human being valorization, inherent to the perspectiveof the post-modernity to demonstrate asthat this discussion, or subject, appear as a challenge to the educational practice. It objectifies, this way,to foment a debate for the subject of the educationalperformance inside of the post-modernity, rescuing in fact the paper of the education as method of constructing of a possible reality of the human being real valorization inside of the present existence limits in the several nuclei of the post-modernity: the consumption, the no-shortage, the transitoriness, the end of the metanarratives, the particularisms, etc. This way,the author introduces a thematic one that, although alwayspresent in the debates of the performance of the education, it will specifically locate in the locIIsof the post-modernity.Key-words: Post-modernity. Human being. Education. Change. Society |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644029 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644029/11476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 11 No. 3: nov./2000[33]; 107-116 Pro-Posições; Vol. 11 Núm. 3: nov./2000[33]; 107-116 Pro-Posições; v. 11 n. 3: nov./2000[33]; 107-116 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186911911936 |