A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neitzel, Adair Aguiar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moraes, Taíza Mara Rauen, Pareja, Cleide Jussara Muller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644572
Resumo: Este artigo visa problematizar acerca das mutações de leitura que vem ocorrendo na contemporaneidade, haja vista o acesso aos novos suportes de textos, como a tela do computador, tablets e celulares. Trata-se de um olhar analítico, de caráter qualitativo, respaldado nos trabalhos desenvolvidos por Poulain (2012), Petit (2008), Bélisle (2011), Autor (Ano), entre outros, sobre experiências de leitura e de produção vivenciadas pelos licenciandos do curso de Letras da UNIVALI, bolsistas do programa PIBID, em uma escola pública do Ensino Médio de Barra Velha, SC/Brasil. Os instrumentos de coletas de dados foram: portfólios redigidos pelos licenciandos de Letras, bolsistas do PIBID, disponíveis no ambiente Sophia da instituição e entrevista com os alunos do Ensino Médio que participaram da pesquisa.  Os resultados indicam: a) a descoberta, por parte dos futuros professores de Letras, das potencialidades do texto literário em meio eletrônico tanto para leitura quanto para produção textual; b) exploração de múltiplas estratégias de leitura em meio digital; c) compreensão do conceito de intertextualidade por meio do romance Grau 26 e da produção de links nos textos elaborados; d) análise do papel do mediador de leitura no processo de formação de leitores. 
id UNICAMP-19_228edba0f2f65d2bccdc855bf2bbfed5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644572
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digitalHipertexto. Formação de leitores. Mediador de leituraInteresse na leituraLeituraLiteraturaCultura digitalEste artigo visa problematizar acerca das mutações de leitura que vem ocorrendo na contemporaneidade, haja vista o acesso aos novos suportes de textos, como a tela do computador, tablets e celulares. Trata-se de um olhar analítico, de caráter qualitativo, respaldado nos trabalhos desenvolvidos por Poulain (2012), Petit (2008), Bélisle (2011), Autor (Ano), entre outros, sobre experiências de leitura e de produção vivenciadas pelos licenciandos do curso de Letras da UNIVALI, bolsistas do programa PIBID, em uma escola pública do Ensino Médio de Barra Velha, SC/Brasil. Os instrumentos de coletas de dados foram: portfólios redigidos pelos licenciandos de Letras, bolsistas do PIBID, disponíveis no ambiente Sophia da instituição e entrevista com os alunos do Ensino Médio que participaram da pesquisa.  Os resultados indicam: a) a descoberta, por parte dos futuros professores de Letras, das potencialidades do texto literário em meio eletrônico tanto para leitura quanto para produção textual; b) exploração de múltiplas estratégias de leitura em meio digital; c) compreensão do conceito de intertextualidade por meio do romance Grau 26 e da produção de links nos textos elaborados; d) análise do papel do mediador de leitura no processo de formação de leitores. Universidade Estadual de Campinas2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisa empírica, qualitativa, exploratóriaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864457210.20396/etd.v18i3.8644572ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 719-735ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 719-735ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 719-7351676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644572/13386https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644572/19702Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeitzel, Adair AguiarMoraes, Taíza Mara RauenPareja, Cleide Jussara Muller2018-04-13T15:17:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644572Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:17.436289ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital
title A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital
spellingShingle A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital
Neitzel, Adair Aguiar
Hipertexto. Formação de leitores. Mediador de leitura
Interesse na leitura
Leitura
Literatura
Cultura digital
title_short A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital
title_full A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital
title_fullStr A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital
title_full_unstemmed A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital
title_sort A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital
author Neitzel, Adair Aguiar
author_facet Neitzel, Adair Aguiar
Moraes, Taíza Mara Rauen
Pareja, Cleide Jussara Muller
author_role author
author2 Moraes, Taíza Mara Rauen
Pareja, Cleide Jussara Muller
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neitzel, Adair Aguiar
Moraes, Taíza Mara Rauen
Pareja, Cleide Jussara Muller
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertexto. Formação de leitores. Mediador de leitura
Interesse na leitura
Leitura
Literatura
Cultura digital
topic Hipertexto. Formação de leitores. Mediador de leitura
Interesse na leitura
Leitura
Literatura
Cultura digital
description Este artigo visa problematizar acerca das mutações de leitura que vem ocorrendo na contemporaneidade, haja vista o acesso aos novos suportes de textos, como a tela do computador, tablets e celulares. Trata-se de um olhar analítico, de caráter qualitativo, respaldado nos trabalhos desenvolvidos por Poulain (2012), Petit (2008), Bélisle (2011), Autor (Ano), entre outros, sobre experiências de leitura e de produção vivenciadas pelos licenciandos do curso de Letras da UNIVALI, bolsistas do programa PIBID, em uma escola pública do Ensino Médio de Barra Velha, SC/Brasil. Os instrumentos de coletas de dados foram: portfólios redigidos pelos licenciandos de Letras, bolsistas do PIBID, disponíveis no ambiente Sophia da instituição e entrevista com os alunos do Ensino Médio que participaram da pesquisa.  Os resultados indicam: a) a descoberta, por parte dos futuros professores de Letras, das potencialidades do texto literário em meio eletrônico tanto para leitura quanto para produção textual; b) exploração de múltiplas estratégias de leitura em meio digital; c) compreensão do conceito de intertextualidade por meio do romance Grau 26 e da produção de links nos textos elaborados; d) análise do papel do mediador de leitura no processo de formação de leitores. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa empírica, qualitativa, exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644572
10.20396/etd.v18i3.8644572
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644572
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i3.8644572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644572/13386
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644572/19702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 719-735
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 719-735
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 719-735
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653407977472