O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644681 |
Resumo: | Esse artigo tem por objetivo problematizar alguns aspectos das mudanças produzidas pelos novos meios técnicos e científicos. Essas mudanças afetam nossa maneira de habitar o planeta, nossas relações interpessoais, a maneira como nos relacionamos com o passado e com o futuro, a maneira como nos relacionamos com nossa memória e com a cultura, afetam as experiências de aprendizagens, trazem novos desafios para os processos educacionais. Considerando a importância dessas questões para o campo da educação, autores como Henry Bergson, Walter Benjamin, Paul Virilio, Paula Sibilia, Felix Guattari e Vigotski podem nos ajudar a compreender de que maneira a realidade passa a ser percebida ante os processos de aceleração do tempo histórico e como nossa sensibilidade se altera, dificultando o pensamento, o diálogo, a narrativa de experiências. Se a rapidez das informações e da comunicação coloca novos problemas para nossa liberdade, para a maneira como nos relacionamos com o tempo segundo uma experiência da duração, para nossa capacidade de avaliar o que nos acontece, procuramos indicar que a cultura e a comunicação necessitam da duração, dos vínculos sociais e de que a educação, pensada como uma ação cultural, deve se interrogar pelas ações que possibilitem uma "reação transformadora", diante dessas mudanças. |
id |
UNICAMP-19_23c072ef11dcfdfd33ad9cd8bab03abf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644681 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação.Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia.Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia.Esse artigo tem por objetivo problematizar alguns aspectos das mudanças produzidas pelos novos meios técnicos e científicos. Essas mudanças afetam nossa maneira de habitar o planeta, nossas relações interpessoais, a maneira como nos relacionamos com o passado e com o futuro, a maneira como nos relacionamos com nossa memória e com a cultura, afetam as experiências de aprendizagens, trazem novos desafios para os processos educacionais. Considerando a importância dessas questões para o campo da educação, autores como Henry Bergson, Walter Benjamin, Paul Virilio, Paula Sibilia, Felix Guattari e Vigotski podem nos ajudar a compreender de que maneira a realidade passa a ser percebida ante os processos de aceleração do tempo histórico e como nossa sensibilidade se altera, dificultando o pensamento, o diálogo, a narrativa de experiências. Se a rapidez das informações e da comunicação coloca novos problemas para nossa liberdade, para a maneira como nos relacionamos com o tempo segundo uma experiência da duração, para nossa capacidade de avaliar o que nos acontece, procuramos indicar que a cultura e a comunicação necessitam da duração, dos vínculos sociais e de que a educação, pensada como uma ação cultural, deve se interrogar pelas ações que possibilitem uma "reação transformadora", diante dessas mudanças.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864468110.20396/etd.v18i2.8644681ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 485-494ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 485-494ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 485-4941676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644681/13329Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Áurea MariaPastre, José Luiz2016-10-08T10:51:40Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644681Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:17.542139ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação. |
title |
O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação. |
spellingShingle |
O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação. Guimarães, Áurea Maria Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia. Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia. |
title_short |
O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação. |
title_full |
O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação. |
title_fullStr |
O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação. |
title_full_unstemmed |
O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação. |
title_sort |
O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação. |
author |
Guimarães, Áurea Maria |
author_facet |
Guimarães, Áurea Maria Pastre, José Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Pastre, José Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Áurea Maria Pastre, José Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia. Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia. |
topic |
Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia. Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia. |
description |
Esse artigo tem por objetivo problematizar alguns aspectos das mudanças produzidas pelos novos meios técnicos e científicos. Essas mudanças afetam nossa maneira de habitar o planeta, nossas relações interpessoais, a maneira como nos relacionamos com o passado e com o futuro, a maneira como nos relacionamos com nossa memória e com a cultura, afetam as experiências de aprendizagens, trazem novos desafios para os processos educacionais. Considerando a importância dessas questões para o campo da educação, autores como Henry Bergson, Walter Benjamin, Paul Virilio, Paula Sibilia, Felix Guattari e Vigotski podem nos ajudar a compreender de que maneira a realidade passa a ser percebida ante os processos de aceleração do tempo histórico e como nossa sensibilidade se altera, dificultando o pensamento, o diálogo, a narrativa de experiências. Se a rapidez das informações e da comunicação coloca novos problemas para nossa liberdade, para a maneira como nos relacionamos com o tempo segundo uma experiência da duração, para nossa capacidade de avaliar o que nos acontece, procuramos indicar que a cultura e a comunicação necessitam da duração, dos vínculos sociais e de que a educação, pensada como uma ação cultural, deve se interrogar pelas ações que possibilitem uma "reação transformadora", diante dessas mudanças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa Exploratória |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644681 10.20396/etd.v18i2.8644681 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644681 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i2.8644681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644681/13329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 485-494 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 485-494 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 485-494 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653412171776 |