O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Áurea Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pastre, José Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644681
Resumo: Esse artigo tem por objetivo problematizar alguns aspectos das mudanças produzidas pelos novos meios técnicos e científicos. Essas mudanças afetam nossa maneira de habitar o planeta, nossas relações interpessoais, a maneira como nos relacionamos com o passado e com o futuro, a maneira como nos relacionamos com nossa memória e com a cultura, afetam as experiências de aprendizagens, trazem novos desafios para os processos educacionais. Considerando a importância dessas questões para o campo da educação, autores como Henry Bergson, Walter Benjamin, Paul Virilio, Paula Sibilia, Felix Guattari e Vigotski podem nos ajudar a compreender de que maneira a realidade passa a ser percebida ante os processos de aceleração do tempo histórico e como nossa sensibilidade se altera, dificultando o pensamento, o diálogo, a narrativa de experiências. Se a rapidez das informações e da comunicação coloca novos problemas para nossa liberdade, para a maneira como nos relacionamos com o tempo segundo uma experiência da duração, para nossa capacidade de avaliar o que nos acontece, procuramos indicar que a cultura e a comunicação necessitam da duração, dos vínculos sociais e de que a educação, pensada como uma ação cultural, deve se interrogar pelas ações que possibilitem uma "reação transformadora", diante dessas mudanças.
id UNICAMP-19_23c072ef11dcfdfd33ad9cd8bab03abf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644681
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação.Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia.Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia.Esse artigo tem por objetivo problematizar alguns aspectos das mudanças produzidas pelos novos meios técnicos e científicos. Essas mudanças afetam nossa maneira de habitar o planeta, nossas relações interpessoais, a maneira como nos relacionamos com o passado e com o futuro, a maneira como nos relacionamos com nossa memória e com a cultura, afetam as experiências de aprendizagens, trazem novos desafios para os processos educacionais. Considerando a importância dessas questões para o campo da educação, autores como Henry Bergson, Walter Benjamin, Paul Virilio, Paula Sibilia, Felix Guattari e Vigotski podem nos ajudar a compreender de que maneira a realidade passa a ser percebida ante os processos de aceleração do tempo histórico e como nossa sensibilidade se altera, dificultando o pensamento, o diálogo, a narrativa de experiências. Se a rapidez das informações e da comunicação coloca novos problemas para nossa liberdade, para a maneira como nos relacionamos com o tempo segundo uma experiência da duração, para nossa capacidade de avaliar o que nos acontece, procuramos indicar que a cultura e a comunicação necessitam da duração, dos vínculos sociais e de que a educação, pensada como uma ação cultural, deve se interrogar pelas ações que possibilitem uma "reação transformadora", diante dessas mudanças.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864468110.20396/etd.v18i2.8644681ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 485-494ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 485-494ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 485-4941676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644681/13329Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Áurea MariaPastre, José Luiz2016-10-08T10:51:40Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644681Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:17.542139ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação.
title O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação.
spellingShingle O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação.
Guimarães, Áurea Maria
Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia.
Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia.
title_short O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação.
title_full O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação.
title_fullStr O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação.
title_full_unstemmed O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação.
title_sort O pensamento e o movente: experiência da duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação.
author Guimarães, Áurea Maria
author_facet Guimarães, Áurea Maria
Pastre, José Luiz
author_role author
author2 Pastre, José Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Áurea Maria
Pastre, José Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia.
Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia.
topic Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia.
Cultura. Duração. Experiência. Velocidade. Poder. Tecnologia.
description Esse artigo tem por objetivo problematizar alguns aspectos das mudanças produzidas pelos novos meios técnicos e científicos. Essas mudanças afetam nossa maneira de habitar o planeta, nossas relações interpessoais, a maneira como nos relacionamos com o passado e com o futuro, a maneira como nos relacionamos com nossa memória e com a cultura, afetam as experiências de aprendizagens, trazem novos desafios para os processos educacionais. Considerando a importância dessas questões para o campo da educação, autores como Henry Bergson, Walter Benjamin, Paul Virilio, Paula Sibilia, Felix Guattari e Vigotski podem nos ajudar a compreender de que maneira a realidade passa a ser percebida ante os processos de aceleração do tempo histórico e como nossa sensibilidade se altera, dificultando o pensamento, o diálogo, a narrativa de experiências. Se a rapidez das informações e da comunicação coloca novos problemas para nossa liberdade, para a maneira como nos relacionamos com o tempo segundo uma experiência da duração, para nossa capacidade de avaliar o que nos acontece, procuramos indicar que a cultura e a comunicação necessitam da duração, dos vínculos sociais e de que a educação, pensada como uma ação cultural, deve se interrogar pelas ações que possibilitem uma "reação transformadora", diante dessas mudanças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644681
10.20396/etd.v18i2.8644681
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644681
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i2.8644681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644681/13329
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 485-494
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 485-494
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 485-494
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653412171776