Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1054 |
Resumo: | O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria. |
id |
UNICAMP-19_6e1023c3a97b280669911974a0bcbdff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1054 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?Currículo. Modernidade. Pós-moderno. Realidade. Teoria. Empiria.ModernidadePós-modernoRealidadeO texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria. Universidade Estadual de Campinas2009-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/105410.20396/etd.v9i0.1054ETD - Educação Temática Digital; v. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 234-252ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 234-252ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 234-2521676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1054/1069Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga-Neto, AlfredoMacedo, Elizabeth2017-08-22T14:34:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1054Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:59.468956ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno? |
title |
Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno? |
spellingShingle |
Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno? Veiga-Neto, Alfredo Currículo. Modernidade. Pós-moderno. Realidade. Teoria. Empiria. Modernidade Pós-moderno Realidade |
title_short |
Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno? |
title_full |
Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno? |
title_fullStr |
Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno? |
title_full_unstemmed |
Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno? |
title_sort |
Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno? |
author |
Veiga-Neto, Alfredo |
author_facet |
Veiga-Neto, Alfredo Macedo, Elizabeth |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Elizabeth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga-Neto, Alfredo Macedo, Elizabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Modernidade. Pós-moderno. Realidade. Teoria. Empiria. Modernidade Pós-moderno Realidade |
topic |
Currículo. Modernidade. Pós-moderno. Realidade. Teoria. Empiria. Modernidade Pós-moderno Realidade |
description |
O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1054 10.20396/etd.v9i0.1054 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1054 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v9i0.1054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1054/1069 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 234-252 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 234-252 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 234-252 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651959894016 |