#OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647817 |
Resumo: | O artigo se propõe a apresentar a percepção de três alunas, oriundas dos segmentos do ensino médio e ensino superior, sobre o movimento de ocupação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O método utilizado neste texto, de cunho qualitativo, está fundamentado em entrevistas individuais que foram realizadas por meio de questões semiestruturadas, configurando um estudo de caso. A ocupação enquanto mobilização estudantil do ISERJ é uma ação político-educacional que emerge dos alunos como medida de enfrentamento às políticas do governo do Estado do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2016. Concluímos que durante a ocupação do ISERJ o protagonismo dos estudantes desenvolvendo atividades culturais, somado à autogestão discente, superou as expectativas diante da complexidade deste movimento em que coabitaram alunos de segmentos distintos. Ademais, trouxe à comunidade do ISERJ novas aprendizagens por meio das assembleias e decisões coletivas que, de alguma forma, contribuíram com o ativismo político dos estudantes. |
id |
UNICAMP-19_f83cfb3f51416bb9ead52f7345ce12d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647817 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
#OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de JaneiroMovimento de ocupação. Autogestão discente. Ativismo político. Políticas educacionais.Escola-InstituiçãoPolítica da EducaçãoPolíticas Públicas em EducaçãoO artigo se propõe a apresentar a percepção de três alunas, oriundas dos segmentos do ensino médio e ensino superior, sobre o movimento de ocupação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O método utilizado neste texto, de cunho qualitativo, está fundamentado em entrevistas individuais que foram realizadas por meio de questões semiestruturadas, configurando um estudo de caso. A ocupação enquanto mobilização estudantil do ISERJ é uma ação político-educacional que emerge dos alunos como medida de enfrentamento às políticas do governo do Estado do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2016. Concluímos que durante a ocupação do ISERJ o protagonismo dos estudantes desenvolvendo atividades culturais, somado à autogestão discente, superou as expectativas diante da complexidade deste movimento em que coabitaram alunos de segmentos distintos. Ademais, trouxe à comunidade do ISERJ novas aprendizagens por meio das assembleias e decisões coletivas que, de alguma forma, contribuíram com o ativismo político dos estudantes. Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864781710.20396/etd.v19i1.8647817ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 119-140ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 119-140ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 119-1401676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647817/15203https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647817/19935https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647817/19936Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andréa Villela Mafra daMelo, Keite Silva de2018-04-13T15:36:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647817Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:21.924091ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
#OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de Janeiro |
title |
#OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
#OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de Janeiro Silva, Andréa Villela Mafra da Movimento de ocupação. Autogestão discente. Ativismo político. Políticas educacionais. Escola-Instituição Política da Educação Políticas Públicas em Educação |
title_short |
#OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de Janeiro |
title_full |
#OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
#OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
#OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de Janeiro |
title_sort |
#OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de Janeiro |
author |
Silva, Andréa Villela Mafra da |
author_facet |
Silva, Andréa Villela Mafra da Melo, Keite Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Keite Silva de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andréa Villela Mafra da Melo, Keite Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento de ocupação. Autogestão discente. Ativismo político. Políticas educacionais. Escola-Instituição Política da Educação Políticas Públicas em Educação |
topic |
Movimento de ocupação. Autogestão discente. Ativismo político. Políticas educacionais. Escola-Instituição Política da Educação Políticas Públicas em Educação |
description |
O artigo se propõe a apresentar a percepção de três alunas, oriundas dos segmentos do ensino médio e ensino superior, sobre o movimento de ocupação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O método utilizado neste texto, de cunho qualitativo, está fundamentado em entrevistas individuais que foram realizadas por meio de questões semiestruturadas, configurando um estudo de caso. A ocupação enquanto mobilização estudantil do ISERJ é uma ação político-educacional que emerge dos alunos como medida de enfrentamento às políticas do governo do Estado do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2016. Concluímos que durante a ocupação do ISERJ o protagonismo dos estudantes desenvolvendo atividades culturais, somado à autogestão discente, superou as expectativas diante da complexidade deste movimento em que coabitaram alunos de segmentos distintos. Ademais, trouxe à comunidade do ISERJ novas aprendizagens por meio das assembleias e decisões coletivas que, de alguma forma, contribuíram com o ativismo político dos estudantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647817 10.20396/etd.v19i1.8647817 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647817 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v19i1.8647817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647817/15203 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647817/19935 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647817/19936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 119-140 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 119-140 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 119-140 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216649147613184 |