The pedagogical game “playing with probability” for the early years of elementary school: the sample space

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa, Nilceia Datori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656609
Resumo: The present work has as objective to analyze the elaborated tasks for a pedagogical game related to the Anthropological Theory of Teaching (TAD). Taking as a reference the Common National Curriculum Base - BNCC, a Brazilian curriculum proposal regarding the contents and skills to be worked on in the thematic unit “Statistics and Probability” for the early years of Elementary School, we elaborate Questions (?) cards for the game, which are tasks based on problem situations whose objective is to favor the apprehension of probabilistic knowledge. It was shown the possibility of developing a pedagogical work based on games and problem solving involving probabilistic content, creating a resource that favors the rethinking of strategic methods, resizing them to minimize the gap between the daily playful activities performed. by the students, spontaneously, and the work triggered in the classroom.
id UNICAMP-21_ab3290d14815b2b6ccaccfaf5c7b71fe
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8656609
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling The pedagogical game “playing with probability” for the early years of elementary school: the sample spaceO jogo pedagógico “brincando com a probabilidade” para os anos iniciais do ensino fundamental: o espaço amostralO jogo pedagógico “brincando com a probabilidade” para os anos iniciais do ensino fundamental: o espaço amostralEducational gameProbability teachingElementary schoolCommon national curriculum baseJogo pedagógicoEnsino de probabilidadeEnsino fundamentalBase nacional comum curricularThe present work has as objective to analyze the elaborated tasks for a pedagogical game related to the Anthropological Theory of Teaching (TAD). Taking as a reference the Common National Curriculum Base - BNCC, a Brazilian curriculum proposal regarding the contents and skills to be worked on in the thematic unit “Statistics and Probability” for the early years of Elementary School, we elaborate Questions (?) cards for the game, which are tasks based on problem situations whose objective is to favor the apprehension of probabilistic knowledge. It was shown the possibility of developing a pedagogical work based on games and problem solving involving probabilistic content, creating a resource that favors the rethinking of strategic methods, resizing them to minimize the gap between the daily playful activities performed. by the students, spontaneously, and the work triggered in the classroom.O presente trabalho tem como objetivo analisar as tarefas elaboradas para um jogo pedagógico relacionadas ao conceito de espaço amostral segundo a Teoria Antropológica do Didático (TAD). Tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, proposta curricular brasileira no que diz respeito aos conteúdos e habilidades a serem trabalhados na unidade temática “Estatística e Probabilidade” para os anos iniciais do Ensino Fundamental, elaboramos cartas Perguntas (?) para o jogo, que são tarefas baseadas em situações problemas cujo objetivo é favorecer a apreensão do conhecimento probabilístico. Mostrou-se a possibilidade de desenvolver um trabalho pedagógico baseado em jogos e resolução de problemas que envolva conteúdos probabilísticos, criando um recurso que favoreça o repensar sobre os métodos estratégicos, redimensionando-os a fim de minimizar o hiato existente entre as atividades lúdicas cotidianas realizadas pelos alunos, espontaneamente, e o trabalho desencadeado em sala de aula.O presente trabalho tem como objetivo analisar as tarefas elaboradas para um jogo pedagógico relacionadas ao conceito de espaço amostral segundo a Teoria Antropológica do Didático (TAD). Tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, proposta curricular brasileira no que diz respeito aos conteúdos e habilidades a serem trabalhados na unidade temática “Estatística e Probabilidade” para os anos iniciais do Ensino Fundamental, elaboramos cartas Perguntas (?) para o jogo, que são tarefas baseadas em situações problemas cujo objetivo é favorecer a apreensão do conhecimento probabilístico. Mostrou-se a possibilidade de desenvolver um trabalho pedagógico baseado em jogos e resolução de problemas que envolva conteúdos probabilísticos, criando um recurso que favoreça o repensar sobre os métodos estratégicos, redimensionando-os a fim de minimizar o hiato existente entre as atividades lúdicas cotidianas realizadas pelos alunos, espontaneamente, e o trabalho desencadeado em sala de aula.Universidade Estadual de Campinas2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/865660910.20396/zet.v28i0.8656609Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020019Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020019Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e0200192176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656609/22444https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656609/22445Brazil; 2019Brasil; 2019Brasil; 2019Copyright (c) 2020 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Ailton Paulo deBarbosa, Nilceia Datori2024-01-11T16:14:40Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8656609Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-11T16:14:40Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv The pedagogical game “playing with probability” for the early years of elementary school: the sample space
O jogo pedagógico “brincando com a probabilidade” para os anos iniciais do ensino fundamental: o espaço amostral
O jogo pedagógico “brincando com a probabilidade” para os anos iniciais do ensino fundamental: o espaço amostral
title The pedagogical game “playing with probability” for the early years of elementary school: the sample space
spellingShingle The pedagogical game “playing with probability” for the early years of elementary school: the sample space
Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
Educational game
Probability teaching
Elementary school
Common national curriculum base
Jogo pedagógico
Ensino de probabilidade
Ensino fundamental
Base nacional comum curricular
title_short The pedagogical game “playing with probability” for the early years of elementary school: the sample space
title_full The pedagogical game “playing with probability” for the early years of elementary school: the sample space
title_fullStr The pedagogical game “playing with probability” for the early years of elementary school: the sample space
title_full_unstemmed The pedagogical game “playing with probability” for the early years of elementary school: the sample space
title_sort The pedagogical game “playing with probability” for the early years of elementary school: the sample space
author Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
author_facet Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
Barbosa, Nilceia Datori
author_role author
author2 Barbosa, Nilceia Datori
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
Barbosa, Nilceia Datori
dc.subject.por.fl_str_mv Educational game
Probability teaching
Elementary school
Common national curriculum base
Jogo pedagógico
Ensino de probabilidade
Ensino fundamental
Base nacional comum curricular
topic Educational game
Probability teaching
Elementary school
Common national curriculum base
Jogo pedagógico
Ensino de probabilidade
Ensino fundamental
Base nacional comum curricular
description The present work has as objective to analyze the elaborated tasks for a pedagogical game related to the Anthropological Theory of Teaching (TAD). Taking as a reference the Common National Curriculum Base - BNCC, a Brazilian curriculum proposal regarding the contents and skills to be worked on in the thematic unit “Statistics and Probability” for the early years of Elementary School, we elaborate Questions (?) cards for the game, which are tasks based on problem situations whose objective is to favor the apprehension of probabilistic knowledge. It was shown the possibility of developing a pedagogical work based on games and problem solving involving probabilistic content, creating a resource that favors the rethinking of strategic methods, resizing them to minimize the gap between the daily playful activities performed. by the students, spontaneously, and the work triggered in the classroom.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656609
10.20396/zet.v28i0.8656609
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656609
identifier_str_mv 10.20396/zet.v28i0.8656609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656609/22444
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656609/22445
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 2019
Brasil; 2019
Brasil; 2019
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020019
Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020019
Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e020019
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329592893669376