A teoria antropológica do didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittar, Marilena
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648640
Resumo: O livro didático utilizado por um professor pode fornecer uma boa aproximação com a sua prática em sala de aula, especialmente no que diz respeito ao conteúdo apresentado e às metodologias utilizadas. Pesquisas nacionais e internacionais têm sido realizadas sobre essa temática, com referenciais teóricos e metodológicos diversos. O objetivo deste artigo é apresentar a teoria antropológica do didático como uma possibilidade para realizar investigações sobre análise de livros didáticos. Com o apoio de uma revisão sistemática de pesquisas que orientei, apresento um desenho metodológico que permite modelar a atividade matemática presente em um livro didático e que leva em consideração variáveis fundamentais para tal estudo, como a instituição e o indivíduo.
id UNICAMP-21_b1be50c09c3af95e86100885fb1dbb99
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648640
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling A teoria antropológica do didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticosA teoria antropológica do didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticosTaskTechniqueDidactic organizationMathematical organizationTarefaTécnicaOrganização didáticaOrganização matemáticaO livro didático utilizado por um professor pode fornecer uma boa aproximação com a sua prática em sala de aula, especialmente no que diz respeito ao conteúdo apresentado e às metodologias utilizadas. Pesquisas nacionais e internacionais têm sido realizadas sobre essa temática, com referenciais teóricos e metodológicos diversos. O objetivo deste artigo é apresentar a teoria antropológica do didático como uma possibilidade para realizar investigações sobre análise de livros didáticos. Com o apoio de uma revisão sistemática de pesquisas que orientei, apresento um desenho metodológico que permite modelar a atividade matemática presente em um livro didático e que leva em consideração variáveis fundamentais para tal estudo, como a instituição e o indivíduo.O livro didático utilizado por um professor pode fornecer uma boa aproximação com a sua prática em sala de aula, especialmente no que diz respeito ao conteúdo apresentado e às metodologias utilizadas. Pesquisas nacionais e internacionais têm sido realizadas sobre essa temática, com referenciais teóricos e metodológicos diversos. O objetivo deste artigo é apresentar a teoria antropológica do didático como uma possibilidade para realizar investigações sobre análise de livros didáticos. Com o apoio de uma revisão sistemática de pesquisas que orientei, apresento um desenho metodológico que permite modelar a atividade matemática presente em um livro didático e que leva em consideração variáveis fundamentais para tal estudo, como a instituição e o indivíduo.Universidade Estadual de Campinas2017-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto info:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864864010.20396/zet.v25i3.8648640Zetetike; Vol. 25 No. 3 (2017): set./dez.; 364-387Zetetike; Vol. 25 Núm. 3 (2017): set./dez.; 364-387Zetetike; v. 25 n. 3 (2017): set./dez.; 364-3872176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648640/17410Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2017 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBittar, Marilena2023-12-21T11:48:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648640Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-12-21T11:48:50Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria antropológica do didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos
A teoria antropológica do didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos
title A teoria antropológica do didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos
spellingShingle A teoria antropológica do didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos
Bittar, Marilena
Task
Technique
Didactic organization
Mathematical organization
Tarefa
Técnica
Organização didática
Organização matemática
title_short A teoria antropológica do didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos
title_full A teoria antropológica do didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos
title_fullStr A teoria antropológica do didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos
title_full_unstemmed A teoria antropológica do didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos
title_sort A teoria antropológica do didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos
author Bittar, Marilena
author_facet Bittar, Marilena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittar, Marilena
dc.subject.por.fl_str_mv Task
Technique
Didactic organization
Mathematical organization
Tarefa
Técnica
Organização didática
Organização matemática
topic Task
Technique
Didactic organization
Mathematical organization
Tarefa
Técnica
Organização didática
Organização matemática
description O livro didático utilizado por um professor pode fornecer uma boa aproximação com a sua prática em sala de aula, especialmente no que diz respeito ao conteúdo apresentado e às metodologias utilizadas. Pesquisas nacionais e internacionais têm sido realizadas sobre essa temática, com referenciais teóricos e metodológicos diversos. O objetivo deste artigo é apresentar a teoria antropológica do didático como uma possibilidade para realizar investigações sobre análise de livros didáticos. Com o apoio de uma revisão sistemática de pesquisas que orientei, apresento um desenho metodológico que permite modelar a atividade matemática presente em um livro didático e que leva em consideração variáveis fundamentais para tal estudo, como a instituição e o indivíduo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648640
10.20396/zet.v25i3.8648640
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648640
identifier_str_mv 10.20396/zet.v25i3.8648640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648640/17410
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 25 No. 3 (2017): set./dez.; 364-387
Zetetike; Vol. 25 Núm. 3 (2017): set./dez.; 364-387
Zetetike; v. 25 n. 3 (2017): set./dez.; 364-387
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329592270815232