Intuição, experiência e teoria geométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646739 |
Resumo: | Este artigo procura analisar, do ponto de vista didático, o problema da relação da geometria com o mundo físico vivenciado pelo aluno. Seu enfoque principal está voltado para a análise da importância do uso de desenhos, objetos materiais e de imagens mentais como recursos didáticos auxiliares e representativos do processo de construção dos conceitos geométricos planos e espaciais. A análise desses recursos é seguida pela identificação da existência de uma possível correlação desses elementos com aspectos intuitivo, experimental e teórico do conhecimento geométrico. A descrição aqui empreendida está fundamentada pela reflexão de algumas questões de natureza epistemológica e numa série de experiências realizadas em sala de aula com alunos em nível de escolaridade correspondente às séries finais do primeiro grau, buscando delinear obstáculos inerentes ao processo de ensino aprendizagem da geometria. |
id |
UNICAMP-21_dc5abf294c16a65d1719d140564783ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646739 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intuição, experiência e teoria geométricaIntuição, experiência e teoria geométricaRepresentação dos conceitosMateriais didáticos para o ensino da geometriaAspecto experimental do ensino da geometriaEpistemologia do conhecimento geométricoRepresentation of conceptsDidactic materials for teaching geometryExperimental aspect of teaching geometryEpistemology of geometric knowledgeEste artigo procura analisar, do ponto de vista didático, o problema da relação da geometria com o mundo físico vivenciado pelo aluno. Seu enfoque principal está voltado para a análise da importância do uso de desenhos, objetos materiais e de imagens mentais como recursos didáticos auxiliares e representativos do processo de construção dos conceitos geométricos planos e espaciais. A análise desses recursos é seguida pela identificação da existência de uma possível correlação desses elementos com aspectos intuitivo, experimental e teórico do conhecimento geométrico. A descrição aqui empreendida está fundamentada pela reflexão de algumas questões de natureza epistemológica e numa série de experiências realizadas em sala de aula com alunos em nível de escolaridade correspondente às séries finais do primeiro grau, buscando delinear obstáculos inerentes ao processo de ensino aprendizagem da geometria. Este artigo procura analisar, do ponto de vista didático, o problema da relação da geometria com o mundo físico vivenciado pelo aluno. Seu enfoque principal está voltado para a análise da importância do uso de desenhos, objetos materiais e de imagens mentais como recursos didáticos auxiliares e representativos do processo de construção dos conceitos geométricos planos e espaciais. A análise desses recursos é seguida pela identificação da existência de uma possível correlação desses elementos com aspectos intuitivo, experimental e teórico do conhecimento geométrico. A descrição aqui empreendida está fundamentada pela reflexão de algumas questões de natureza epistemológica e numa série de experiências realizadas em sala de aula com alunos em nível de escolaridade correspondente às séries finais do primeiro grau, buscando delinear obstáculos inerentes ao processo de ensino aprendizagem da geometria. Universidade Estadual de Campinas1996-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864673910.20396/zet.v4i6.8646739Zetetike; Vol. 4 No. 2 (1996): jul./dez. [6]; 65-74Zetetike; Vol. 4 Núm. 2 (1996): jul./dez. [6]; 65-74Zetetike; v. 4 n. 2 (1996): jul./dez. [6]; 65-742176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646739/13641Brasil; 1996Brasil; 1995Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPais, Luis Carlos2023-10-26T11:48:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646739Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:48:13Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intuição, experiência e teoria geométrica Intuição, experiência e teoria geométrica |
title |
Intuição, experiência e teoria geométrica |
spellingShingle |
Intuição, experiência e teoria geométrica Pais, Luis Carlos Representação dos conceitos Materiais didáticos para o ensino da geometria Aspecto experimental do ensino da geometria Epistemologia do conhecimento geométrico Representation of concepts Didactic materials for teaching geometry Experimental aspect of teaching geometry Epistemology of geometric knowledge |
title_short |
Intuição, experiência e teoria geométrica |
title_full |
Intuição, experiência e teoria geométrica |
title_fullStr |
Intuição, experiência e teoria geométrica |
title_full_unstemmed |
Intuição, experiência e teoria geométrica |
title_sort |
Intuição, experiência e teoria geométrica |
author |
Pais, Luis Carlos |
author_facet |
Pais, Luis Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pais, Luis Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação dos conceitos Materiais didáticos para o ensino da geometria Aspecto experimental do ensino da geometria Epistemologia do conhecimento geométrico Representation of concepts Didactic materials for teaching geometry Experimental aspect of teaching geometry Epistemology of geometric knowledge |
topic |
Representação dos conceitos Materiais didáticos para o ensino da geometria Aspecto experimental do ensino da geometria Epistemologia do conhecimento geométrico Representation of concepts Didactic materials for teaching geometry Experimental aspect of teaching geometry Epistemology of geometric knowledge |
description |
Este artigo procura analisar, do ponto de vista didático, o problema da relação da geometria com o mundo físico vivenciado pelo aluno. Seu enfoque principal está voltado para a análise da importância do uso de desenhos, objetos materiais e de imagens mentais como recursos didáticos auxiliares e representativos do processo de construção dos conceitos geométricos planos e espaciais. A análise desses recursos é seguida pela identificação da existência de uma possível correlação desses elementos com aspectos intuitivo, experimental e teórico do conhecimento geométrico. A descrição aqui empreendida está fundamentada pela reflexão de algumas questões de natureza epistemológica e numa série de experiências realizadas em sala de aula com alunos em nível de escolaridade correspondente às séries finais do primeiro grau, buscando delinear obstáculos inerentes ao processo de ensino aprendizagem da geometria. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646739 10.20396/zet.v4i6.8646739 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646739 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v4i6.8646739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646739/13641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 1996 Brasil; 1995 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 4 No. 2 (1996): jul./dez. [6]; 65-74 Zetetike; Vol. 4 Núm. 2 (1996): jul./dez. [6]; 65-74 Zetetike; v. 4 n. 2 (1996): jul./dez. [6]; 65-74 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329590424272896 |