Intuição, experiência e teoria geométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Luis Carlos
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646739
Resumo: Este artigo procura analisar, do ponto de vista didático, o problema da relação da geometria com o mundo físico vivenciado pelo aluno. Seu enfoque principal está voltado para a análise da importância do uso de desenhos, objetos materiais e de imagens mentais como recursos didáticos auxiliares e representativos do processo de construção dos conceitos geométricos planos e espaciais. A análise desses recursos é seguida pela identificação da existência de uma possível correlação desses elementos com aspectos intuitivo, experimental e teórico do conhecimento geométrico. A descrição aqui empreendida está fundamentada pela reflexão de algumas questões de natureza epistemológica e numa série de experiências realizadas em sala de aula com alunos em nível de escolaridade correspondente às séries finais do primeiro grau, buscando delinear obstáculos inerentes ao processo de ensino aprendizagem da geometria. 
id UNICAMP-21_dc5abf294c16a65d1719d140564783ea
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646739
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Intuição, experiência e teoria geométricaIntuição, experiência e teoria geométricaRepresentação dos conceitosMateriais didáticos para o ensino da geometriaAspecto experimental do ensino da geometriaEpistemologia do conhecimento geométricoRepresentation of conceptsDidactic materials for teaching geometryExperimental aspect of teaching geometryEpistemology of geometric knowledgeEste artigo procura analisar, do ponto de vista didático, o problema da relação da geometria com o mundo físico vivenciado pelo aluno. Seu enfoque principal está voltado para a análise da importância do uso de desenhos, objetos materiais e de imagens mentais como recursos didáticos auxiliares e representativos do processo de construção dos conceitos geométricos planos e espaciais. A análise desses recursos é seguida pela identificação da existência de uma possível correlação desses elementos com aspectos intuitivo, experimental e teórico do conhecimento geométrico. A descrição aqui empreendida está fundamentada pela reflexão de algumas questões de natureza epistemológica e numa série de experiências realizadas em sala de aula com alunos em nível de escolaridade correspondente às séries finais do primeiro grau, buscando delinear obstáculos inerentes ao processo de ensino aprendizagem da geometria. Este artigo procura analisar, do ponto de vista didático, o problema da relação da geometria com o mundo físico vivenciado pelo aluno. Seu enfoque principal está voltado para a análise da importância do uso de desenhos, objetos materiais e de imagens mentais como recursos didáticos auxiliares e representativos do processo de construção dos conceitos geométricos planos e espaciais. A análise desses recursos é seguida pela identificação da existência de uma possível correlação desses elementos com aspectos intuitivo, experimental e teórico do conhecimento geométrico. A descrição aqui empreendida está fundamentada pela reflexão de algumas questões de natureza epistemológica e numa série de experiências realizadas em sala de aula com alunos em nível de escolaridade correspondente às séries finais do primeiro grau, buscando delinear obstáculos inerentes ao processo de ensino aprendizagem da geometria. Universidade Estadual de Campinas1996-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864673910.20396/zet.v4i6.8646739Zetetike; Vol. 4 No. 2 (1996): jul./dez. [6]; 65-74Zetetike; Vol. 4 Núm. 2 (1996): jul./dez. [6]; 65-74Zetetike; v. 4 n. 2 (1996): jul./dez. [6]; 65-742176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646739/13641Brasil; 1996Brasil; 1995Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPais, Luis Carlos2023-10-26T11:48:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646739Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:48:13Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intuição, experiência e teoria geométrica
Intuição, experiência e teoria geométrica
title Intuição, experiência e teoria geométrica
spellingShingle Intuição, experiência e teoria geométrica
Pais, Luis Carlos
Representação dos conceitos
Materiais didáticos para o ensino da geometria
Aspecto experimental do ensino da geometria
Epistemologia do conhecimento geométrico
Representation of concepts
Didactic materials for teaching geometry
Experimental aspect of teaching geometry
Epistemology of geometric knowledge
title_short Intuição, experiência e teoria geométrica
title_full Intuição, experiência e teoria geométrica
title_fullStr Intuição, experiência e teoria geométrica
title_full_unstemmed Intuição, experiência e teoria geométrica
title_sort Intuição, experiência e teoria geométrica
author Pais, Luis Carlos
author_facet Pais, Luis Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Luis Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Representação dos conceitos
Materiais didáticos para o ensino da geometria
Aspecto experimental do ensino da geometria
Epistemologia do conhecimento geométrico
Representation of concepts
Didactic materials for teaching geometry
Experimental aspect of teaching geometry
Epistemology of geometric knowledge
topic Representação dos conceitos
Materiais didáticos para o ensino da geometria
Aspecto experimental do ensino da geometria
Epistemologia do conhecimento geométrico
Representation of concepts
Didactic materials for teaching geometry
Experimental aspect of teaching geometry
Epistemology of geometric knowledge
description Este artigo procura analisar, do ponto de vista didático, o problema da relação da geometria com o mundo físico vivenciado pelo aluno. Seu enfoque principal está voltado para a análise da importância do uso de desenhos, objetos materiais e de imagens mentais como recursos didáticos auxiliares e representativos do processo de construção dos conceitos geométricos planos e espaciais. A análise desses recursos é seguida pela identificação da existência de uma possível correlação desses elementos com aspectos intuitivo, experimental e teórico do conhecimento geométrico. A descrição aqui empreendida está fundamentada pela reflexão de algumas questões de natureza epistemológica e numa série de experiências realizadas em sala de aula com alunos em nível de escolaridade correspondente às séries finais do primeiro grau, buscando delinear obstáculos inerentes ao processo de ensino aprendizagem da geometria. 
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646739
10.20396/zet.v4i6.8646739
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646739
identifier_str_mv 10.20396/zet.v4i6.8646739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646739/13641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 1996
Brasil; 1995
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 4 No. 2 (1996): jul./dez. [6]; 65-74
Zetetike; Vol. 4 Núm. 2 (1996): jul./dez. [6]; 65-74
Zetetike; v. 4 n. 2 (1996): jul./dez. [6]; 65-74
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329590424272896