Da metafísica da natureza para a física – Parte I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Rouanet, Luiz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Kant e-prints (Online)
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/417
Resumo: Este texto dá continuidade a pesquisa sobre a Filosofia da Natureza de Kant. Trata-se de analisar, agora, texto da Opus postumum (DP), Transição dos princípios metafísicos da ciência da natureza para a Física. Este texto é o terceiro de uma série, e visa aprofundar o conhecimento de Kant “als Naturforscher”, revisando e complementando os estudos clássicos de Adickes, Cohen e Vuillemin, entre outros. Nossas primeiras investigações apontam para um conhecimento mais aprofundado de Física por parte de Kant do que dá a entender Adickes, o qual afirmou que Kant “kein empirischer Forscher und in den Naturwissenschaften nur ein Dilletant war”. A presente investigação, a respeito da Transição dos princípios metafísicos da ciência da Natureza para a Física visa testar a hipótese de um Kant “físico”, e não somente metafísico (seja no sentido tradicional, seja no sentido crítico). A investigação deve ter continuidade, com exame de outros textos de Kant que tratam da Física, como o pré-crítico Teoria do céu (Allgemeine Naturgeschichte und Theorie des Himmels – NTH), o que será feito em outra ocasião.
id UNICAMP-27_7be9912d67356c54ad74760f9f2b9900
oai_identifier_str oai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/417
network_acronym_str UNICAMP-27
network_name_str Kant e-prints (Online)
repository_id_str
spelling Da metafísica da natureza para a física – Parte IFísicaFilosofia críticaMetafísica da naturezaEste texto dá continuidade a pesquisa sobre a Filosofia da Natureza de Kant. Trata-se de analisar, agora, texto da Opus postumum (DP), Transição dos princípios metafísicos da ciência da natureza para a Física. Este texto é o terceiro de uma série, e visa aprofundar o conhecimento de Kant “als Naturforscher”, revisando e complementando os estudos clássicos de Adickes, Cohen e Vuillemin, entre outros. Nossas primeiras investigações apontam para um conhecimento mais aprofundado de Física por parte de Kant do que dá a entender Adickes, o qual afirmou que Kant “kein empirischer Forscher und in den Naturwissenschaften nur ein Dilletant war”. A presente investigação, a respeito da Transição dos princípios metafísicos da ciência da Natureza para a Física visa testar a hipótese de um Kant “físico”, e não somente metafísico (seja no sentido tradicional, seja no sentido crítico). A investigação deve ter continuidade, com exame de outros textos de Kant que tratam da Física, como o pré-crítico Teoria do céu (Allgemeine Naturgeschichte und Theorie des Himmels – NTH), o que será feito em outra ocasião.Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/417Kant e-prints; v. 6 n. 2 (2011); 32-42Kant e-Prints; Vol. 6 No. 2 (2011); 32-421677-163Xreponame:Kant e-prints (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/417/319Copyright (c) 2015 Kant e-Printsinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulo Rouanet, Luiz2021-10-19T15:00:57Zoai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/417Revistahttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/PUBhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/oaiclekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br1677-163X1677-163Xopendoar:2021-10-19T15:00:57Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da metafísica da natureza para a física – Parte I
title Da metafísica da natureza para a física – Parte I
spellingShingle Da metafísica da natureza para a física – Parte I
Paulo Rouanet, Luiz
Física
Filosofia crítica
Metafísica da natureza
title_short Da metafísica da natureza para a física – Parte I
title_full Da metafísica da natureza para a física – Parte I
title_fullStr Da metafísica da natureza para a física – Parte I
title_full_unstemmed Da metafísica da natureza para a física – Parte I
title_sort Da metafísica da natureza para a física – Parte I
author Paulo Rouanet, Luiz
author_facet Paulo Rouanet, Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Rouanet, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Filosofia crítica
Metafísica da natureza
topic Física
Filosofia crítica
Metafísica da natureza
description Este texto dá continuidade a pesquisa sobre a Filosofia da Natureza de Kant. Trata-se de analisar, agora, texto da Opus postumum (DP), Transição dos princípios metafísicos da ciência da natureza para a Física. Este texto é o terceiro de uma série, e visa aprofundar o conhecimento de Kant “als Naturforscher”, revisando e complementando os estudos clássicos de Adickes, Cohen e Vuillemin, entre outros. Nossas primeiras investigações apontam para um conhecimento mais aprofundado de Física por parte de Kant do que dá a entender Adickes, o qual afirmou que Kant “kein empirischer Forscher und in den Naturwissenschaften nur ein Dilletant war”. A presente investigação, a respeito da Transição dos princípios metafísicos da ciência da Natureza para a Física visa testar a hipótese de um Kant “físico”, e não somente metafísico (seja no sentido tradicional, seja no sentido crítico). A investigação deve ter continuidade, com exame de outros textos de Kant que tratam da Física, como o pré-crítico Teoria do céu (Allgemeine Naturgeschichte und Theorie des Himmels – NTH), o que será feito em outra ocasião.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/417
url https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/417/319
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Kant e-Prints
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Kant e-Prints
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
dc.source.none.fl_str_mv Kant e-prints; v. 6 n. 2 (2011); 32-42
Kant e-Prints; Vol. 6 No. 2 (2011); 32-42
1677-163X
reponame:Kant e-prints (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:Unicamp
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str Unicamp
institution Unicamp
reponame_str Kant e-prints (Online)
collection Kant e-prints (Online)
repository.name.fl_str_mv Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv clekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br
_version_ 1754842243228762112