A noção de "regra" na segunda analogia e a "resposta" kantiana ao problema humeano da indução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachel, Andrea
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Kant e-prints (Online)
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/442
Resumo: Pretende-se discutir a noção de regra envolvida na "resposta" kantiana exposta na Segunda Analogia da Crítica da Razão Pura aos problemas apresentados por Hume quanto à causalidade e à indução. Particularmente, o foco da análise é a investigação referente à extensão para o princípio "mesmas causas, mesmos efeitos" da dedução apresentada por Kant para o princípio "todo evento tem uma causa", a partir do que signifique seguir uma regra, enquanto pressuposto da possibilidade de se determinar uma irreversibilidade da ordem de uma dada sequência temporal. Em especial, o artigo pretende abordar o tema concernente aos possíveis modos pelos quais a filosofia kantiana poderia conferir legitimidade ao princípio "mesmas causas, mesmos efeitos", sem recorrer aos elementos do Apêndice à Dialética Transcendental e da Crítica à Faculdade do Juízo. O artigo se concentrará em duas possibilidades, apontadas pelas leituras de Friedman (1992) e Longenesse (2005; p.143-183; 1993; p.167-197). Assim, respectivamente, o texto expõe a diferença entre a compreensão de que os estados sucessivos sejam determinados em si mesmos por regras causais universais que representam um sistema unificado da Natureza, por um lado, e, por outro, a visão segundo a qual a percepção dessas sequências é produto de um juízo de experiência que pressupõe a construção de regras causais pela subsunção do diverso à categoria de causa.
id UNICAMP-27_b4d6e6d24c38939da2729517dab6e0e0
oai_identifier_str oai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/442
network_acronym_str UNICAMP-27
network_name_str Kant e-prints (Online)
repository_id_str
spelling A noção de "regra" na segunda analogia e a "resposta" kantiana ao problema humeano da induçãoInduçãoLeis causaisRegularidadePretende-se discutir a noção de regra envolvida na "resposta" kantiana exposta na Segunda Analogia da Crítica da Razão Pura aos problemas apresentados por Hume quanto à causalidade e à indução. Particularmente, o foco da análise é a investigação referente à extensão para o princípio "mesmas causas, mesmos efeitos" da dedução apresentada por Kant para o princípio "todo evento tem uma causa", a partir do que signifique seguir uma regra, enquanto pressuposto da possibilidade de se determinar uma irreversibilidade da ordem de uma dada sequência temporal. Em especial, o artigo pretende abordar o tema concernente aos possíveis modos pelos quais a filosofia kantiana poderia conferir legitimidade ao princípio "mesmas causas, mesmos efeitos", sem recorrer aos elementos do Apêndice à Dialética Transcendental e da Crítica à Faculdade do Juízo. O artigo se concentrará em duas possibilidades, apontadas pelas leituras de Friedman (1992) e Longenesse (2005; p.143-183; 1993; p.167-197). Assim, respectivamente, o texto expõe a diferença entre a compreensão de que os estados sucessivos sejam determinados em si mesmos por regras causais universais que representam um sistema unificado da Natureza, por um lado, e, por outro, a visão segundo a qual a percepção dessas sequências é produto de um juízo de experiência que pressupõe a construção de regras causais pela subsunção do diverso à categoria de causa.Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/442Kant e-prints; v. 8 n. 2 (2013); 22-42Kant e-Prints; Vol. 8 No. 2 (2013); 22-421677-163Xreponame:Kant e-prints (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/442/344Copyright (c) 2015 Kant e-Printsinfo:eu-repo/semantics/openAccessCachel, Andrea2021-10-19T14:57:40Zoai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/442Revistahttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/PUBhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/oaiclekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br1677-163X1677-163Xopendoar:2021-10-19T14:57:40Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A noção de "regra" na segunda analogia e a "resposta" kantiana ao problema humeano da indução
title A noção de "regra" na segunda analogia e a "resposta" kantiana ao problema humeano da indução
spellingShingle A noção de "regra" na segunda analogia e a "resposta" kantiana ao problema humeano da indução
Cachel, Andrea
Indução
Leis causais
Regularidade
title_short A noção de "regra" na segunda analogia e a "resposta" kantiana ao problema humeano da indução
title_full A noção de "regra" na segunda analogia e a "resposta" kantiana ao problema humeano da indução
title_fullStr A noção de "regra" na segunda analogia e a "resposta" kantiana ao problema humeano da indução
title_full_unstemmed A noção de "regra" na segunda analogia e a "resposta" kantiana ao problema humeano da indução
title_sort A noção de "regra" na segunda analogia e a "resposta" kantiana ao problema humeano da indução
author Cachel, Andrea
author_facet Cachel, Andrea
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cachel, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Indução
Leis causais
Regularidade
topic Indução
Leis causais
Regularidade
description Pretende-se discutir a noção de regra envolvida na "resposta" kantiana exposta na Segunda Analogia da Crítica da Razão Pura aos problemas apresentados por Hume quanto à causalidade e à indução. Particularmente, o foco da análise é a investigação referente à extensão para o princípio "mesmas causas, mesmos efeitos" da dedução apresentada por Kant para o princípio "todo evento tem uma causa", a partir do que signifique seguir uma regra, enquanto pressuposto da possibilidade de se determinar uma irreversibilidade da ordem de uma dada sequência temporal. Em especial, o artigo pretende abordar o tema concernente aos possíveis modos pelos quais a filosofia kantiana poderia conferir legitimidade ao princípio "mesmas causas, mesmos efeitos", sem recorrer aos elementos do Apêndice à Dialética Transcendental e da Crítica à Faculdade do Juízo. O artigo se concentrará em duas possibilidades, apontadas pelas leituras de Friedman (1992) e Longenesse (2005; p.143-183; 1993; p.167-197). Assim, respectivamente, o texto expõe a diferença entre a compreensão de que os estados sucessivos sejam determinados em si mesmos por regras causais universais que representam um sistema unificado da Natureza, por um lado, e, por outro, a visão segundo a qual a percepção dessas sequências é produto de um juízo de experiência que pressupõe a construção de regras causais pela subsunção do diverso à categoria de causa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/442
url https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/442/344
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Kant e-Prints
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Kant e-Prints
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
dc.source.none.fl_str_mv Kant e-prints; v. 8 n. 2 (2013); 22-42
Kant e-Prints; Vol. 8 No. 2 (2013); 22-42
1677-163X
reponame:Kant e-prints (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:Unicamp
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str Unicamp
institution Unicamp
reponame_str Kant e-prints (Online)
collection Kant e-prints (Online)
repository.name.fl_str_mv Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv clekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br
_version_ 1754842243260219392