Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido, Ana Cláudia Piau, 1996-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10355
Resumo: Orientador: Lucio Tunes dos Santos
id UNICAMP-30_0147edb24cb6d8b0b25ce9ce1ced8dcc
oai_identifier_str oai::1338924
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporâneaExploring some ancient concepts of babylonian mathematics and applying them in contemporary educationMatemática babilônicaSistema de numeração sexagesimalPlimpton 322Tabletes - BabiloniaMatemática - Estudo e ensinoBabylonian mathematicsSexagesimal numbering systemPlimpton 322Tablets - BabyloniaMathematics - Study and teachingOrientador: Lucio Tunes dos SantosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaResumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns conceitos da Matemática Babilônica, de forma que seja possível compreender, em parte, como eles pensavam culturalmente Matemática e como esses conceitos podem ser aplicados no ensino contemporâneo da Matemática. Para ser possível o entendimento dos materiais a serem analisados o trabalho se inicia com a proposta de estudo do sistema de numeração sexagesimal e então se segue para o estudo de alguns conceitos, como algoritmos para fatoração e para o cálculo de raízes quadradas, e tabletes matemáticos, como YBC 6967, YBC 7289, MS 3874 e Plimpton 322 (códigos referentes aos documentos). A análise e compreensão destes será baseada em questões culturais dessa civilização, a partir das análises e algumas referências bibliográficas que colaboram com a compreensão de alguns algoritmos babilônios, sempre buscando a possibilidade de aplicação no ensino dos conceitos estudados. Como parte final do desenvolvimento teórico, será possível compreender a construção do tablete Plimpton 322, que pode ser classificado como um material mais complexo, se comparado aos demais e será realizada uma comparação baseada na precisão de cálculos trigonométricos do tablete Plimpton 322 com a tabela de senos de Madhava. Para finalizar este trabalho, duas atividades didáticas serão apresentadas, uma para o Ensino Fundamental Anos Finais e outra para o Ensino Médio. A primeira consiste na compreensão de diferentes bases numéricas, com um foco especial no sistema de numeração sexagesimal e decimal, e aplicação da mudança de base à situações relacionadas a nossa contagem de tempo. A segunda consiste na percepção e consideração da precisão dos cálculos realizados pelos babilônios, através de seus tabletes, aplicados aos conceitos de trigonometria e também aos erros absoluto e relativo. Este trabalho contribui pelo fato de ser um material em Português e que traz uma organização sequenciada de conceitos da Matemática Babilônica, de forma que o leitor encontre informações relevantes em um único documento. Além disso, muitos outros aspectos abordados no trabalho e não necessariamente nos dois planos de aula, trazem contribuições e também podem ser aplicados em sala de aulaAbstract: This work aims to present some concepts of Babylonian Mathematics, so that it is possible to understand, in some measure, how they thought Mathematics culturally and how these concepts can be applied in contemporary Mathematics teaching. In order to understand the materials to be analyzed, the work begins with the proposal to study the sexagesimal numbering system and then proceeds to the study of some concepts, such as algorithms for factoring and for square roots calculation, and mathematical tablets, such as YBC 6967, YBC 7289, MS 3874 and Plimpton 322 (document codes). The analysis and understanding of these will be based on cultural matters of this civilization, based on the analysis of some bibliographical references that collaborate with the understanding of some Babylonian algorithms, always looking for the possibility of application in the teaching of the studied concepts. As a final part of the theoretical development, it will be possible to understand the construction of the Plimpton 322 tablet, which can be classified as a more complex material, if compared to others, and a comparison will be made based on the accuracy of trigonometric calculations of the Plimpton 322 tablet with the Madhava's sines table. To finalize this work, two didactic activities will be presented, one for Elementary School and another for High School. The first consists of understanding different numerical bases, with a special focus on the sexagesimal and decimal numbering system, and applying the change of base to situations related to our way of counting time. The second consists of the perception and consideration of the precision of the calculations performed by the Babylonians, through their tablets, applied to the concepts of trigonometry and also to the absolute and relative errors. This work contributes to the fact that it is a material in Portuguese and that brings a sequenced organization of concepts of Babylonian Mathematics, so that the reader can find relevant information in a single document. In addition, many other aspects addressed in the work and not necessarily in the two lesson plans, bring contributions and can also be applied in the classroomMestradoMatemática em Rede NacionalMestra[s.n.]Santos, Lucio Tunes dos, 1962-Guimarães, Rita SantosCastro, Suzana Lima de CamposUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCandido, Ana Cláudia Piau, 1996-20232023-03-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (81 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10355CANDIDO, Ana Cláudia Piau. Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea. 2023. 1 recurso online (81 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10355. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1338924Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-15T11:26:24Zoai::1338924Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-06-15T11:26:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea
Exploring some ancient concepts of babylonian mathematics and applying them in contemporary education
title Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea
spellingShingle Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea
Candido, Ana Cláudia Piau, 1996-
Matemática babilônica
Sistema de numeração sexagesimal
Plimpton 322
Tabletes - Babilonia
Matemática - Estudo e ensino
Babylonian mathematics
Sexagesimal numbering system
Plimpton 322
Tablets - Babylonia
Mathematics - Study and teaching
title_short Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea
title_full Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea
title_fullStr Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea
title_full_unstemmed Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea
title_sort Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea
author Candido, Ana Cláudia Piau, 1996-
author_facet Candido, Ana Cláudia Piau, 1996-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Lucio Tunes dos, 1962-
Guimarães, Rita Santos
Castro, Suzana Lima de Campos
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido, Ana Cláudia Piau, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática babilônica
Sistema de numeração sexagesimal
Plimpton 322
Tabletes - Babilonia
Matemática - Estudo e ensino
Babylonian mathematics
Sexagesimal numbering system
Plimpton 322
Tablets - Babylonia
Mathematics - Study and teaching
topic Matemática babilônica
Sistema de numeração sexagesimal
Plimpton 322
Tabletes - Babilonia
Matemática - Estudo e ensino
Babylonian mathematics
Sexagesimal numbering system
Plimpton 322
Tablets - Babylonia
Mathematics - Study and teaching
description Orientador: Lucio Tunes dos Santos
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-03-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10355
CANDIDO, Ana Cláudia Piau. Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea. 2023. 1 recurso online (81 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10355. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10355
identifier_str_mv CANDIDO, Ana Cláudia Piau. Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea. 2023. 1 recurso online (81 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10355. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1338924
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (81 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189190140690432