O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Luiz Fernando da Silva, 1994-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245
Resumo: Orientador: Alexandre Martins Fernandes
id UNICAMP-30_096827f1044dbaacaecc5af8405a64c4
oai_identifier_str oai::1164409
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivasGeography teaching to students targeted to special education : developing inclusive practicesInclusão escolarPrática de ensinoFormação de professoresGeografia - Estudo e ensinoEducação inclusivaMainstreaming in educationTeaching PracticesTeacher trainingGeography - Study and teachingInclusive educationOrientador: Alexandre Martins FernandesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A inclusão de estudantes com deficiência na escola regular tem sido tema de grandes discussões no âmbito educacional e é uma realidade, tornando-se necessário que a escola se prepare para receber estes estudantes a fim de ajudá-los na aprendizagem. Esta dissertação teve por finalidade analisar como a Geografia pode contribuir no processo de inclusão de Estudantes Público Alvo da Educação Especial, a partir da abordagem Sociocultural. Buscou-se entender como a paisagem pode ser encarada como suporte para a percepção do ambiente. Estes aspectos trazem novas possibilidades para o entendimento do conceito de paisagem, oportunizando ao professor criar mecanismos metodológicos e didáticos para a inclusão de estudantes com algum tipo de deficiência, considerando a capacidade de sentir o ambiente para além do que é observável. A abordagem qualitativa possibilitou entender fenômenos sociais e propor soluções, incluindo em suas etapas a análise e levantamento bibliográfico referente aos temas pesquisados e observação participante. Os resultados estabeleceram uma discussão centrada na importância da promoção de um conhecimento que valorize as necessidades e potencialidades dos estudantes, para que também construam seus saberes e o ensino seja significativo, em aulas e atividades de campo que possam se apresentar como uma importante ferramenta para a construção de práticas inclusivas. Ao oferecer algumas possibilidades para promover a inclusão por meio de práticas de ensino de Geografia e para a formação docente com um viés inclusivo, esta proposta permitiu que os estudantes desenvolvessem competências, habilidades cognitivas, afetivas e sociais, dando-lhes condições de serem incluídos no âmbito educacional e socialAbstract: The inclusion of students with disabilities in mainstream schools has been the subject of major discussions in the educational field and is a reality, making it necessary for the school to prepare to receive these students in order to help them in learning. The purpose of this dissertation was to analyze how Geography can contribute to the inclusion process of Students Targeted by Special Education, from the Sociocultural approach. We sought to understand how the landscape can be seen as a support for the perception of the environment. These aspects bring new possibilities for understanding the concept of landscape, giving the teacher the opportunity to create methodological and didactic mechanisms for the inclusion of students with some type of disability, considering the ability to feel the environment beyond what is observable. The qualitative approach made it possible to understand social phenomena and propose solutions, including in its stages the analysis and bibliographic survey regarding the researched subjects and participant observation. The results established a discussion centered on the importance of promoting knowledge that values the needs and potential of students, so that they also build their knowledge and teaching is meaningful, in classes and field activities that can present themselves as an important tool for the building inclusive practices. By offering some possibilities to promote inclusion through Geography teaching practices and for teacher training with an inclusive bias, this proposal allowed students to develop cognitive, affective and social skills, skills, enabling them to be included in the program. educational and social scopeMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da TerraCAPES[s.n.]Fernandes, Alexandre Martins, 1966-Machado, Fábio BrazTinti, Marcela CorrêaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLourenço, Luiz Fernando da Silva, 1994-20212021-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245LOURENÇO, Luiz Fernando da Silva. O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial: desenvolvendo práticas inclusivas. 2021. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164409Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-06T10:16:34Zoai::1164409Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-06T10:16:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas
Geography teaching to students targeted to special education : developing inclusive practices
title O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas
spellingShingle O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas
Lourenço, Luiz Fernando da Silva, 1994-
Inclusão escolar
Prática de ensino
Formação de professores
Geografia - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Mainstreaming in education
Teaching Practices
Teacher training
Geography - Study and teaching
Inclusive education
title_short O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas
title_full O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas
title_fullStr O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas
title_full_unstemmed O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas
title_sort O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas
author Lourenço, Luiz Fernando da Silva, 1994-
author_facet Lourenço, Luiz Fernando da Silva, 1994-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Alexandre Martins, 1966-
Machado, Fábio Braz
Tinti, Marcela Corrêa
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Luiz Fernando da Silva, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Prática de ensino
Formação de professores
Geografia - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Mainstreaming in education
Teaching Practices
Teacher training
Geography - Study and teaching
Inclusive education
topic Inclusão escolar
Prática de ensino
Formação de professores
Geografia - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Mainstreaming in education
Teaching Practices
Teacher training
Geography - Study and teaching
Inclusive education
description Orientador: Alexandre Martins Fernandes
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245
LOURENÇO, Luiz Fernando da Silva. O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial: desenvolvendo práticas inclusivas. 2021. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245
identifier_str_mv LOURENÇO, Luiz Fernando da Silva. O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial: desenvolvendo práticas inclusivas. 2021. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164409
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189172934606848