As aulas de educação fisica escolar : uma analise do processo inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609397
Resumo: Orientador: Edison Duarte
id UNICAMP-30_09d37bef43844d477581771395e4e513
oai_identifier_str oai::443004
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As aulas de educação fisica escolar : uma analise do processo inclusivoPedagogical procedures for the martial arts teachingLuta (Esporte) - Estudo e ensinoEsportes - PedagogiaEsportes para deficientesEducação física para deficientesMartial arts - Study and teachingMartial artsSport - PedagogySport for disabledPhysical education for disabledOrientador: Edison DuarteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O processo inclusivo na escola não diz respeito somente à oportunidade em desempenhar as atividades propostas pelo professor em sala, mas também em participar e estruturar uma rede de relações sociais junto aos seus colegas de classe. O objetivo deste estudo é analisar o processo inclusivo de crianças com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física escolar, identificando seus obstáculos e facilidades para acompanhamento dos conteúdos propostos e construção de uma rede social com seus pares. Participaram como sujeitos do estudo alunos com e sem necessidades educacionais especiais de uma escola pública brasileira durante o ano de 2007. Foram realizadas observações sistemáticas das aulas de educação física durante todo o período letivo, bem como a aplicação do teste sociométrico em dois momentos. As observações sistemáticas tinham como meta identificar as facilidades e obstáculos encontrados pelo aluno com necessidade educacional especial em relação aos conteúdos propostos, relações com os colegas e professora e o ambiente de aula. O teste sociométrico buscou avaliar a estrutura social desenvolvida pelo mesmo durante as aulas de educação física. Os alunos com necessidades educacionais especiais não demonstraram dificuldades para compreender e executar as atividades propostas, porém apresentaram dificuldades para estruturação de relações sociais recíprocas com os colegas de classe. Os resultados indicam que o processo inclusivo desses alunos não ocorreu de forma concreta, impedindo que a criança com necessidade educacional especial atingisse plenamente os objetivos e metas educacionais propostos nas aulas de educação física.Abstract: The school inclusive process regards not only the opportunity of performing teacher-proposed activities in the class, but also with students participating in and creating a social relationship network with their classmate. The aim of this study was to analyze the inclusive process of children with disabilities in physical education class, identifying their obstacle and facilities to keep up with classes contents and with building a social network with their peers. Students from a Brazilian public school with and without disabilities served as subjects of this study during 2007. Systematic observations of physical education classes were performed during school year, as well as application of a sociometric test in two different moments. Systematic observations aimed to identify obstacles and facilities related to the classes contents, peer and teacher relationship and with class environment that students with disabilities found. Sociometric test was designed to assess social structure developed during physical education classes. Students with disabilities did not show difficulties to understand and perform proposed activities. However, they did show difficulties in building reciprocal social relationships with their peers. Results indicate that inclusive process with these students did not really happen, hindering children with disabilities to fulfill educational goals proposed for physical education classes.MestradoAtividade Física, Adaptação e SaúdeMestre em Educação Física[s.n.]Duarte, Edison, 1955-Caiado, Katia Regina MorenoAlmeida, José Júlio Gavião deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Maria Luiza Tanure, 1981-20092009-06-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf43 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609397ALVES, Maria Luiza Tanure. As aulas de educação fisica escolar: uma analise do processo inclusivo. 2009. 43 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609397. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/443004porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:31:29Zoai::443004Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:31:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As aulas de educação fisica escolar : uma analise do processo inclusivo
Pedagogical procedures for the martial arts teaching
title As aulas de educação fisica escolar : uma analise do processo inclusivo
spellingShingle As aulas de educação fisica escolar : uma analise do processo inclusivo
Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
Luta (Esporte) - Estudo e ensino
Esportes - Pedagogia
Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Martial arts - Study and teaching
Martial arts
Sport - Pedagogy
Sport for disabled
Physical education for disabled
title_short As aulas de educação fisica escolar : uma analise do processo inclusivo
title_full As aulas de educação fisica escolar : uma analise do processo inclusivo
title_fullStr As aulas de educação fisica escolar : uma analise do processo inclusivo
title_full_unstemmed As aulas de educação fisica escolar : uma analise do processo inclusivo
title_sort As aulas de educação fisica escolar : uma analise do processo inclusivo
author Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
author_facet Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Edison, 1955-
Caiado, Katia Regina Moreno
Almeida, José Júlio Gavião de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Luta (Esporte) - Estudo e ensino
Esportes - Pedagogia
Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Martial arts - Study and teaching
Martial arts
Sport - Pedagogy
Sport for disabled
Physical education for disabled
topic Luta (Esporte) - Estudo e ensino
Esportes - Pedagogia
Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Martial arts - Study and teaching
Martial arts
Sport - Pedagogy
Sport for disabled
Physical education for disabled
description Orientador: Edison Duarte
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-06-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609397
ALVES, Maria Luiza Tanure. As aulas de educação fisica escolar: uma analise do processo inclusivo. 2009. 43 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609397. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609397
identifier_str_mv ALVES, Maria Luiza Tanure. As aulas de educação fisica escolar: uma analise do processo inclusivo. 2009. 43 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609397. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/443004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
43 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189006269743104