Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059 |
Resumo: | Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa |
id |
UNICAMP-30_0f9f01636844efe685576dc51fd1363a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1027989 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum CurricularNarratives about scientific education and articulations with the National Curricular Common BaseCiencia e tecnologia - SociedadePolítica do currículoQuímica - EnsinoScience and Technology - SocietyCurricular policiesChemistry teachingEducational narrativesOrientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma as histórias de vida de educadores químicos, envolvidos com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular, produzem efeitos na produção do documento, no que se refere às possibilidades de uma educação científica que promova relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Do ponto de vista metodológico, foram analisados os textos de fundamentação da segunda versão da Base Nacional Comum Curricular, com foco na disciplina Química, no sentido de buscar aproximações com a perspectiva CTS. Além disso, as entrevistas foram desenvolvidas por meio de narrativas, com base no referencial de Walter Benjamin. Essas narrativas foram adensadas em mônadas, que nos permitiram promover cruzamentos entre as narrativas sistêmicas (documento segunda versão da BNCC) e as narrativas de histórias de vida, a partir de eixos temáticos. Como resultados, as trajetórias das narradoras no ensino e pesquisa influenciam diretamente a formulação da BNCC. As professoras demonstram conceber o ensino de Química como forma de desenvolver outras formas de pensar e agir no mundo, aproximando-se da perspectiva CTS, principalmente nas questões envolvendo a contextualização social e a Educação AmbientalAbstract: The present research has as objective to understand of that it forms histories of life of chemical educators, involved with the elaboration of the Curricular Common National Base, they produce effect in the production of the document, as for the possibilities of a scientific education that promotes relations between Science-Technology-Society (CTS). Of the methodological point of view, the texts of recital of the second version of the Curricular Common National Base had been analyzed, with focus in discipline Chemistry, in the direction to search approaches with perspective CTS. Moreover, the interviews had been developed by means of narratives, on the basis of the referential of Walter Benjamin. These narratives had been accumulated in mônadas, that in they had allowed them to promote crossings between the systemic narratives (document second version of the BNCC) and the narratives of life histories, from thematic axles. As results, the trajectories of the narrators in education and research directly influence the formularization of the BNCC. The teachers demonstrate to conceive the education of Chemistry as form to develop other forms to think and to act in the world, approaching to perspective CTS, mainly in the questions involving the social contextualization and the Ambient EducationMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Pinto Neto, Pedro da CunhaGauche, RicardoMassena, Elisa PrestesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, João Paulo Cardoso de, 1992-20182018-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (100 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059FREITAS, João Paulo Cardoso de. Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular. 2018. 1 recurso online (100 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1027989Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-04T13:32:17Zoai::1027989Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-09-04T13:32:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular Narratives about scientific education and articulations with the National Curricular Common Base |
title |
Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular |
spellingShingle |
Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular Freitas, João Paulo Cardoso de, 1992- Ciencia e tecnologia - Sociedade Política do currículo Química - Ensino Science and Technology - Society Curricular policies Chemistry teaching Educational narratives |
title_short |
Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular |
title_full |
Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular |
title_fullStr |
Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular |
title_full_unstemmed |
Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular |
title_sort |
Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular |
author |
Freitas, João Paulo Cardoso de, 1992- |
author_facet |
Freitas, João Paulo Cardoso de, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962- Pinto Neto, Pedro da Cunha Gauche, Ricardo Massena, Elisa Prestes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, João Paulo Cardoso de, 1992- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciencia e tecnologia - Sociedade Política do currículo Química - Ensino Science and Technology - Society Curricular policies Chemistry teaching Educational narratives |
topic |
Ciencia e tecnologia - Sociedade Política do currículo Química - Ensino Science and Technology - Society Curricular policies Chemistry teaching Educational narratives |
description |
Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-03-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059 FREITAS, João Paulo Cardoso de. Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular. 2018. 1 recurso online (100 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059 |
identifier_str_mv |
FREITAS, João Paulo Cardoso de. Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular. 2018. 1 recurso online (100 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1027989 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (100 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189128242200576 |