Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, João Paulo Cardoso de, 1992-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059
Resumo: Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
id UNICAMP-30_0f9f01636844efe685576dc51fd1363a
oai_identifier_str oai::1027989
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum CurricularNarratives about scientific education and articulations with the National Curricular Common BaseCiencia e tecnologia - SociedadePolítica do currículoQuímica - EnsinoScience and Technology - SocietyCurricular policiesChemistry teachingEducational narrativesOrientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma as histórias de vida de educadores químicos, envolvidos com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular, produzem efeitos na produção do documento, no que se refere às possibilidades de uma educação científica que promova relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Do ponto de vista metodológico, foram analisados os textos de fundamentação da segunda versão da Base Nacional Comum Curricular, com foco na disciplina Química, no sentido de buscar aproximações com a perspectiva CTS. Além disso, as entrevistas foram desenvolvidas por meio de narrativas, com base no referencial de Walter Benjamin. Essas narrativas foram adensadas em mônadas, que nos permitiram promover cruzamentos entre as narrativas sistêmicas (documento segunda versão da BNCC) e as narrativas de histórias de vida, a partir de eixos temáticos. Como resultados, as trajetórias das narradoras no ensino e pesquisa influenciam diretamente a formulação da BNCC. As professoras demonstram conceber o ensino de Química como forma de desenvolver outras formas de pensar e agir no mundo, aproximando-se da perspectiva CTS, principalmente nas questões envolvendo a contextualização social e a Educação AmbientalAbstract: The present research has as objective to understand of that it forms histories of life of chemical educators, involved with the elaboration of the Curricular Common National Base, they produce effect in the production of the document, as for the possibilities of a scientific education that promotes relations between Science-Technology-Society (CTS). Of the methodological point of view, the texts of recital of the second version of the Curricular Common National Base had been analyzed, with focus in discipline Chemistry, in the direction to search approaches with perspective CTS. Moreover, the interviews had been developed by means of narratives, on the basis of the referential of Walter Benjamin. These narratives had been accumulated in mônadas, that in they had allowed them to promote crossings between the systemic narratives (document second version of the BNCC) and the narratives of life histories, from thematic axles. As results, the trajectories of the narrators in education and research directly influence the formularization of the BNCC. The teachers demonstrate to conceive the education of Chemistry as form to develop other forms to think and to act in the world, approaching to perspective CTS, mainly in the questions involving the social contextualization and the Ambient EducationMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Pinto Neto, Pedro da CunhaGauche, RicardoMassena, Elisa PrestesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, João Paulo Cardoso de, 1992-20182018-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (100 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059FREITAS, João Paulo Cardoso de. Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular. 2018. 1 recurso online (100 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1027989Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-04T13:32:17Zoai::1027989Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-09-04T13:32:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular
Narratives about scientific education and articulations with the National Curricular Common Base
title Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular
Freitas, João Paulo Cardoso de, 1992-
Ciencia e tecnologia - Sociedade
Política do currículo
Química - Ensino
Science and Technology - Society
Curricular policies
Chemistry teaching
Educational narratives
title_short Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular
title_full Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular
title_sort Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular
author Freitas, João Paulo Cardoso de, 1992-
author_facet Freitas, João Paulo Cardoso de, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Pinto Neto, Pedro da Cunha
Gauche, Ricardo
Massena, Elisa Prestes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, João Paulo Cardoso de, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia e tecnologia - Sociedade
Política do currículo
Química - Ensino
Science and Technology - Society
Curricular policies
Chemistry teaching
Educational narratives
topic Ciencia e tecnologia - Sociedade
Política do currículo
Química - Ensino
Science and Technology - Society
Curricular policies
Chemistry teaching
Educational narratives
description Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-03-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059
FREITAS, João Paulo Cardoso de. Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular. 2018. 1 recurso online (100 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059
identifier_str_mv FREITAS, João Paulo Cardoso de. Narrativas acerca da educação científica e articulações com a Base Nacional Comum Curricular. 2018. 1 recurso online (100 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634059. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1027989
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (100 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189128242200576