A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Jorge Paulo Dantas de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842
Resumo: Orientador: Roy Edward Bruns
id UNICAMP-30_15e81f256e75d321f5dde54b98d4d49e
oai_identifier_str oai::804204
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor DieselThe application of multivariate statistical planning in the development of diesel engine componentsAnálise fatorialCombustíveis dieselFactor analysisDiesel fuelOrientador: Roy Edward BrunsDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: O processo de desenvolvimento de motores Diesel vem sendo cada vez mais estudado e aprimorado dentro da Indústria. A busca por ferramentas que possam reduzir o tempo de desenvolvimento e também otimizar o trabalho para atingir requisitos de desempenho, redução de consumo de combustível e limites de emissões cada vez mais restritivos é muito importante. Por esse motivo, o presente trabalho pretende contribuir com informações que podem conduzir ao conhecimento necessário para aplicação de planejamento multivariado, no processo de desenvolvimento de um motor Diesel, buscando uma diminuição no tempo para realizar esta atividade. Em uma primeira fase do trabalho, foram identificados quais os componentes (fatores) que deveriam ser estudados e também as variáveis de resposta, que no caso são consumo de óleo lubrificante e pressão de recirculação dos gases de combustão (pressão de carter). Após a definição dos componentes, foram selecionados quais os níveis dos fatores a serem estudados (no caso, mudanças geométricas dos componentes). Em seguida foi aplicada a metodologia de planejamento multivariado de experimentos (fatorial completo) para identificar qual o melhor compromisso entre as configurações estudadas visando os melhores resultados das variáveis de resposta. Ao final desta fase foi possível identificar a melhor configuração entre os componentes estudados e também um ganho substancial no tempo necessário para executar esta atividade. Já em uma segunda fase do trabalho, foi realizado um estudo verificando a influência das tolerâncias de especificação de projeto de alguns componentes considerados críticos para as mesmas respostas estudadas na fase 01 (consumo de óleo e pressão de carter). Através de um estudo fatorial fracionado foi possível identificar quais são as especificações críticas a serem controladas no processo produtivo para manter os valores de consumo de óleo e pressão de carter dentro dos padrões especificados para o motor em questãoAbstract: The Diesel engine development process has been increasingly studied and improved by industry. The search for tools that can reduce development time and also optimize the work to achieve performance requirements, fuel consumption targets and restrictive emission limits is very important. For this reason, this work aims to contribute with information that may lead to knowledge necessary for the application of multivariate planning in the development process of a Diesel engine, seeking a reduction in time to perform this activity. In the first phase of this work components (factors) that should be studied and also the response variables, which are lubricating oil consumption and pressure of combustion gas recirculation (carter pressure) have been identified. After the component definitions were made the factor levels were selected for study (geometrical changes in the components). Then multivariate statistical designs were applied (full factorial) to identify the best compromise among the levels studied in order to obtain the best results for the response variables. At the end of this phase it was possible to identify the best configurations for the components studied, which also resulted in a substantial gain in the time necessary to perform this activity. In a second phase of this work, a tolerance study was carried out on the influences of the geometrical design specifications of some components considered critical for the same responses studied in phase 1 (oil consumption and carter pressure). Through a fractional factorial study it was possible to identify the critical specifications to be controlled in the productive process to maintain the values of oil consumption and carter pressure within the defaults specified for the engine in questionMestradoMecânica dos Sólidos e Projeto MecânicoMestre em Engenharia Automobilística[s.n.]Bruns, Roy Edward, 1941-Joekes, InesBorille, Anderson VicenteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Jorge Paulo Dantas de2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf70 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842ARAUJO, Jorge Paulo Dantas de. A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel. 2011. 70 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/804204porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:20:41Zoai::804204Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:20:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel
The application of multivariate statistical planning in the development of diesel engine components
title A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel
spellingShingle A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel
Araujo, Jorge Paulo Dantas de
Análise fatorial
Combustíveis diesel
Factor analysis
Diesel fuel
title_short A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel
title_full A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel
title_fullStr A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel
title_full_unstemmed A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel
title_sort A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel
author Araujo, Jorge Paulo Dantas de
author_facet Araujo, Jorge Paulo Dantas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bruns, Roy Edward, 1941-
Joekes, Ines
Borille, Anderson Vicente
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Jorge Paulo Dantas de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise fatorial
Combustíveis diesel
Factor analysis
Diesel fuel
topic Análise fatorial
Combustíveis diesel
Factor analysis
Diesel fuel
description Orientador: Roy Edward Bruns
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842
ARAUJO, Jorge Paulo Dantas de. A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel. 2011. 70 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842
identifier_str_mv ARAUJO, Jorge Paulo Dantas de. A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel. 2011. 70 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/804204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
70 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189059232268288