A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842 |
Resumo: | Orientador: Roy Edward Bruns |
id |
UNICAMP-30_15e81f256e75d321f5dde54b98d4d49e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::804204 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor DieselThe application of multivariate statistical planning in the development of diesel engine componentsAnálise fatorialCombustíveis dieselFactor analysisDiesel fuelOrientador: Roy Edward BrunsDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: O processo de desenvolvimento de motores Diesel vem sendo cada vez mais estudado e aprimorado dentro da Indústria. A busca por ferramentas que possam reduzir o tempo de desenvolvimento e também otimizar o trabalho para atingir requisitos de desempenho, redução de consumo de combustível e limites de emissões cada vez mais restritivos é muito importante. Por esse motivo, o presente trabalho pretende contribuir com informações que podem conduzir ao conhecimento necessário para aplicação de planejamento multivariado, no processo de desenvolvimento de um motor Diesel, buscando uma diminuição no tempo para realizar esta atividade. Em uma primeira fase do trabalho, foram identificados quais os componentes (fatores) que deveriam ser estudados e também as variáveis de resposta, que no caso são consumo de óleo lubrificante e pressão de recirculação dos gases de combustão (pressão de carter). Após a definição dos componentes, foram selecionados quais os níveis dos fatores a serem estudados (no caso, mudanças geométricas dos componentes). Em seguida foi aplicada a metodologia de planejamento multivariado de experimentos (fatorial completo) para identificar qual o melhor compromisso entre as configurações estudadas visando os melhores resultados das variáveis de resposta. Ao final desta fase foi possível identificar a melhor configuração entre os componentes estudados e também um ganho substancial no tempo necessário para executar esta atividade. Já em uma segunda fase do trabalho, foi realizado um estudo verificando a influência das tolerâncias de especificação de projeto de alguns componentes considerados críticos para as mesmas respostas estudadas na fase 01 (consumo de óleo e pressão de carter). Através de um estudo fatorial fracionado foi possível identificar quais são as especificações críticas a serem controladas no processo produtivo para manter os valores de consumo de óleo e pressão de carter dentro dos padrões especificados para o motor em questãoAbstract: The Diesel engine development process has been increasingly studied and improved by industry. The search for tools that can reduce development time and also optimize the work to achieve performance requirements, fuel consumption targets and restrictive emission limits is very important. For this reason, this work aims to contribute with information that may lead to knowledge necessary for the application of multivariate planning in the development process of a Diesel engine, seeking a reduction in time to perform this activity. In the first phase of this work components (factors) that should be studied and also the response variables, which are lubricating oil consumption and pressure of combustion gas recirculation (carter pressure) have been identified. After the component definitions were made the factor levels were selected for study (geometrical changes in the components). Then multivariate statistical designs were applied (full factorial) to identify the best compromise among the levels studied in order to obtain the best results for the response variables. At the end of this phase it was possible to identify the best configurations for the components studied, which also resulted in a substantial gain in the time necessary to perform this activity. In a second phase of this work, a tolerance study was carried out on the influences of the geometrical design specifications of some components considered critical for the same responses studied in phase 1 (oil consumption and carter pressure). Through a fractional factorial study it was possible to identify the critical specifications to be controlled in the productive process to maintain the values of oil consumption and carter pressure within the defaults specified for the engine in questionMestradoMecânica dos Sólidos e Projeto MecânicoMestre em Engenharia Automobilística[s.n.]Bruns, Roy Edward, 1941-Joekes, InesBorille, Anderson VicenteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Jorge Paulo Dantas de2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf70 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842ARAUJO, Jorge Paulo Dantas de. A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel. 2011. 70 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/804204porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:20:41Zoai::804204Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:20:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel The application of multivariate statistical planning in the development of diesel engine components |
title |
A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel |
spellingShingle |
A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel Araujo, Jorge Paulo Dantas de Análise fatorial Combustíveis diesel Factor analysis Diesel fuel |
title_short |
A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel |
title_full |
A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel |
title_fullStr |
A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel |
title_full_unstemmed |
A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel |
title_sort |
A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel |
author |
Araujo, Jorge Paulo Dantas de |
author_facet |
Araujo, Jorge Paulo Dantas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bruns, Roy Edward, 1941- Joekes, Ines Borille, Anderson Vicente Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Jorge Paulo Dantas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise fatorial Combustíveis diesel Factor analysis Diesel fuel |
topic |
Análise fatorial Combustíveis diesel Factor analysis Diesel fuel |
description |
Orientador: Roy Edward Bruns |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842 ARAUJO, Jorge Paulo Dantas de. A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel. 2011. 70 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Jorge Paulo Dantas de. A aplicação de planejamento estatístico multivariado no desenvolvimento de componentes do motor Diesel. 2011. 70 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615842. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/804204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 70 f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189059232268288 |