O curso de Educação Fisica : a questão da formação academica na visão dos docentes e discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604517 |
Resumo: | Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira |
id |
UNICAMP-30_23ccc26fb9c8058dc354ff300b62ac83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::397134 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O curso de Educação Fisica : a questão da formação academica na visão dos docentes e discentesPhysical education course: the issue of academic background according to the oppinion of its agentsUniversidades e faculdadesEducação (Superior)Formação acadêmicaEducação físicaUniversities and collegesHigher educationAcademic backgroundPhysical educationOrientador: Elisabete Monteiro de Aguiar PereiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho visa à annlise sobre a atual perspectiva na formaaço acaddmica na rea de Educaaço FFsica. Para tanto, parte-se de uma pesquisa bibliogrrfica referente histsria da universidade ocidental, seguida da universidade no Brasil, como contextualizazao o histiria da Educauco Fosica na universidade brasileira. Pretende-se, nesta tese, uma reflexleo que contribua para a compreenseo dos aspectos relevantes na formarmo profissional nesta trea. Como aporte te rico ao trabalho, foram pesquisados os movimentos ocorridos na nrea da Educauco Fosica, associados os concepcees te ricas e ao contexto, tidos como determinantes nos processos de mudanda. A investigaigo emperica foi desenvolvida com o estudo de caso do curso de Educauco Fosica da Faculdade de Jaguariana - FAJ e teve como objetivo conhecer quais as expectativas em relaelo ã formaoro acadamica que manifestam os diretores, docentes e discentes inseridos num contexto de conflitantes demandas. A anAlise dos dados nos permite conhecer esses conflitos em relareo çs tendtncias dos enfoques da Formaoro Geral, Blsica e ProfissionalAbstract: This study aims at analyzing the current perspective as regards the academic background in Physical Education. Thus, it starts from a bibliographical review of literature on western universities, followed by Brazilian universities in order to contextualize the history of Physical Education at Brazilian universities. This dissertation intends to be a reflection so as to contribute towards understanding the relevant aspects for the academic background in this area. The theoretical background to this investigation consists of research on the movements which occurred in the area of Physical Education, related to both the theoretical conceptions and the context and seen as determining the processes of change. The empirical investigation was carried out by means of a case study of the Undergraduate Program of Physical Education of the College of Jaguariúna (Curso de Educaçao Física da Faculdade de Jaguariúna - FAJ), with the purpose of getting to know what the expectations are in relation to academic background, according to a group of managers, faculty and students within a context of conflicting demands. Data analysis makes possible to get to know such conflicts in relation to trends of the emphases placed by General, Basic and Professional BackgroundsDoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutor em Educação[s.n.]Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-Paes, Roberto RodriguesForti, Vera Aparecida madrugaBagnato, Maria Helena SalgadoAyoub, ElianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTrindade, Patrícia Mano, 1970-20072007-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf148f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604517TRINDADE, Patrícia Mano. O curso de Educação Fisica: a questão da formação academica na visão dos docentes e discentes. 2007. 148f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604517. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397134porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:48:40Zoai::397134Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:48:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O curso de Educação Fisica : a questão da formação academica na visão dos docentes e discentes Physical education course: the issue of academic background according to the oppinion of its agents |
title |
O curso de Educação Fisica : a questão da formação academica na visão dos docentes e discentes |
spellingShingle |
O curso de Educação Fisica : a questão da formação academica na visão dos docentes e discentes Trindade, Patrícia Mano, 1970- Universidades e faculdades Educação (Superior) Formação acadêmica Educação física Universities and colleges Higher education Academic background Physical education |
title_short |
O curso de Educação Fisica : a questão da formação academica na visão dos docentes e discentes |
title_full |
O curso de Educação Fisica : a questão da formação academica na visão dos docentes e discentes |
title_fullStr |
O curso de Educação Fisica : a questão da formação academica na visão dos docentes e discentes |
title_full_unstemmed |
O curso de Educação Fisica : a questão da formação academica na visão dos docentes e discentes |
title_sort |
O curso de Educação Fisica : a questão da formação academica na visão dos docentes e discentes |
author |
Trindade, Patrícia Mano, 1970- |
author_facet |
Trindade, Patrícia Mano, 1970- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949- Paes, Roberto Rodrigues Forti, Vera Aparecida madruga Bagnato, Maria Helena Salgado Ayoub, Eliana Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Patrícia Mano, 1970- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidades e faculdades Educação (Superior) Formação acadêmica Educação física Universities and colleges Higher education Academic background Physical education |
topic |
Universidades e faculdades Educação (Superior) Formação acadêmica Educação física Universities and colleges Higher education Academic background Physical education |
description |
Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604517 TRINDADE, Patrícia Mano. O curso de Educação Fisica: a questão da formação academica na visão dos docentes e discentes. 2007. 148f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604517. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) TRINDADE, Patrícia Mano. O curso de Educação Fisica: a questão da formação academica na visão dos docentes e discentes. 2007. 148f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604517. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 148f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188961743011840 |