Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes : análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira-Silva, Claudiomiro, 1974-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618289
Resumo: Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
id UNICAMP-30_29e82e32d4e35315ef3505dd85f6f0d2
oai_identifier_str oai::871490
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes : análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008Material didáticoProfessores - Educação (Educação permanente)Saberes do docenteDidatizaçãoEducação - ParanáTeaching materialsTeachers' continuing educationTeacher knowledgeDidactizationEducation - ParanáOrientador: Roxane Helena Rodrigues RojoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre as contribuições da produção de material didático (MD) para a formação continuada e a valorização dos professores de Língua Portuguesa, uma das ações do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Nossas reflexões partiram da ideia de que a formação continuada dos professores seria mais significativa se houvesse a possibilidade de colocá-los como agentes - por meio do estudo, pesquisa e produção de MD - de sua própria formação. Os professores estariam, neste caso, não só recepcionando conhecimentos produzidos por instâncias acadêmicas e governamentais, mas também produzindo conhecimentos à medida que relacionassem seus saberes da experiência com os saberes teóricos sobre ensino e aprendizagem e os saberes específicos de sua disciplina, além de estarem exercitando aspectos didáticos para a implementação das teorias na prática escolar (ROJO, 2001a). A partir de tal problematização, procuramos discutir os conceitos de transposição didática, didatização e modelização didática para entendermos como o professor, ao produzir MD, poderia (re)organizar e (re)significar seus saberes: os para ensinar e os a ensinar (HOFSTETTER e SCHNEUWLY, 2009) e, assim, fortalecer, discursivamente, seus instrumentos de trabalho. Com base nessa fundamentação e situados na perspectiva transdisciplinar da Linguística Aplicada, também lançamos mão dos conceitos bakhtinianos de "apreciação valorativa", "vozes", "ideologia", "gênero" para analisarmos, discursivamente, nosso corpus de pesquisa, a fim de conhecermos a contribuição da atividade de produção de material didático para a formação e valorização dos professores-produtores. O corpus analisado, gerado na abordagem qualitivo-interpretativista, é composto pelo discurso (entrevistas, relatos de experiência e material didático) de seis professores que moram e atuam profissionalmente em diferentes regiões do Estado e que participaram, cada um em sua região, dos cursos oferecidos por seis diferentes Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) no âmbito do PDE 2007/2008. Por um lado, as análises nos permitiram compreender que o material produzido está repleto de intercalações de vozes: das teorias estudadas nos cursos oferecidos e das orientações recebidas dos professores das IPES, dos documentos parametrizadores do estado para o ensino de Língua Portuguesa e para o curso PDE e, principalmente, da experiência profissional dos professores. Por outro, as variações na escolha e na organização dos temas/conteúdos presentes nos MD parecem indicar que, mesmo a produção de MD sendo um relevante instrumento de formação continuada e valorização dos professores, a apropriação da teoria, com destaque para a específica de língua/linguagem, no processo formativo é lenta e complexa. Esta constatação é um dado a ser considerado pela mantenedora do próprio programa e também pelas políticas públicas responsáveis pela promoção de cursos de formação continuada de professoresAbstract: The main purpose of this research is to reflect on the contributions of textbooks production to teachers' continuing education and to the Portuguese teachers' professional valorization. The textbook production is one of the actions under the Educational Development Program (PDE) of the Secretary of Education of Parana State (Brazil). The reflections departed from the idea that teachers continuing education would be more meaningful if there was the possibility of positioning themselves as agents - through study, research and production of textbooks - for their own professional education. In this case, teachers would not only be receiving knowledge produced by academic and government instances, but also they would be producing knowledge as they make the relationship between their experience knowledge with theoretical knowledge about teaching-learning processes and the specific disciplinary content. Moreover, they would be exercising didactic aspects for the implementation of the theories in school practice (ROJO, 2001a). From this questioning, we discuss the concepts of didactic transposition, didactization and didactic modeling to understand how teachers could (re)organized and (re)signify their knowledge by producing textbooks - both the knowledge necessary for the activity of teaching and the knowledge to teach students (HOFSTETTER e SCHNEUWLY, 2009) - and thus strengthen their work instruments discursively. Situated at the transdisciplinary perspective of Applied Linguistics, we also refer to bakhtinian concepts of "evaluative appreciation", "voices", "ideology", "genre" to analyze discursively our research corpus in order to know the contributions of the textbook production activity to the professional education and the valorization of producers-teachers. The analyzed corpus, generated in qualitative-interpretative approach, consists of the discourse (interviews, experience reports, and textbooks) of six teachers which live and work in different areas of the state. The six teachers participated in the courses offered by six different Public Institutions of Higher Education (IPES) under the PDE 2007/2008. On the one hand, the analyses show that the textbooks produced are filled with intercalation of voices: the theories studied during the courses and orientation received from professors of the IPES, the state documents which regulate the teaching of Portuguese and the PDE courses, and, especially teachers' professional experience. On the other hand, the variations in the choice and organization of topics/contents in the textbooks seems to show that, even the production on textbooks being a relevant instrument of teachers' continuing education, the theory appropriation, especially the one that refers to language, is a slow and complex process. The findings are interesting to be considered by the sponsor of the program itself and also by public policies responsible for the promotion of continuing education courses for teachersDoutoradoLíngua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-Schneuwly, Bernard FélixBunzen, Clecio SantosKleiman, AngelaMendonça, Márcia Rodrigues de SouzaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira-Silva, Claudiomiro, 1974-20122012-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf346 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618289VIEIRA-SILVA, Claudiomiro. Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes: análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008. 2012. 346 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618289. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/871490porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:42:38Zoai::871490Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:42:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes : análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008
Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008
title Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes : análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008
spellingShingle Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes : análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008
Vieira-Silva, Claudiomiro, 1974-
Material didático
Professores - Educação (Educação permanente)
Saberes do docente
Didatização
Educação - Paraná
Teaching materials
Teachers' continuing education
Teacher knowledge
Didactization
Education - Paraná
title_short Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes : análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008
title_full Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes : análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008
title_fullStr Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes : análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008
title_full_unstemmed Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes : análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008
title_sort Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes : análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008
author Vieira-Silva, Claudiomiro, 1974-
author_facet Vieira-Silva, Claudiomiro, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-
Schneuwly, Bernard Félix
Bunzen, Clecio Santos
Kleiman, Angela
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira-Silva, Claudiomiro, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Professores - Educação (Educação permanente)
Saberes do docente
Didatização
Educação - Paraná
Teaching materials
Teachers' continuing education
Teacher knowledge
Didactization
Education - Paraná
topic Material didático
Professores - Educação (Educação permanente)
Saberes do docente
Didatização
Educação - Paraná
Teaching materials
Teachers' continuing education
Teacher knowledge
Didactization
Education - Paraná
description Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618289
VIEIRA-SILVA, Claudiomiro. Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes: análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008. 2012. 346 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618289. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618289
identifier_str_mv VIEIRA-SILVA, Claudiomiro. Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes: análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production as a space of teacher' continuing education and professional valorization : analysis of the Educational Development Program of Parana State ¿ 2007/2008. 2012. 346 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618289. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/871490
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
346 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189081891995648