Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Eliana da Silva
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873
Resumo: Orientador: Antonio Miguel
id UNICAMP-30_2f958893083a3ee7a2f7b4333d7f8ec6
oai_identifier_str oai::109865
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero naturalProfessores - FormaçãoEnsino - AprendizagemTeoria dos números - HistóriaEducação matemáticaMatemática - HistóriaOrientador: Antonio MiguelDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Com base nas crenças mais freqüentes e persistentes de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de número natural, este trabalho tem por objeto a realização de um estudo histórico-pedagógico com o tripo propósito de: reconstituir as matrizes das práticas constitutivas da tradição sensualista-empirista no ensino-aprendizagem da noção de número natural; ilustrar uma concepção do papel do professor numa situação de ensino-aprendizagem que visa à mudança conceptual de seus alunos; ilustrar um modo do conceito baktiniano de 'polifonia' operar no terreno da educação matemática, para a realização de uma 'psicanálise' (no sentido gramsciano do 'conhercer-te a ti mesmo') das crenças dos alunos: condição necessária, ainda que não suficiente, para a promoção da mudança conceptualMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Eliana da Silva19961996-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf168f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873SOUZA, Eliana da Silva. Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural. 1996. 168f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/109865porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T08:46:52Zoai::109865Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T08:46:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural
title Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural
spellingShingle Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural
Souza, Eliana da Silva
Professores - Formação
Ensino - Aprendizagem
Teoria dos números - História
Educação matemática
Matemática - História
title_short Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural
title_full Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural
title_fullStr Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural
title_full_unstemmed Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural
title_sort Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural
author Souza, Eliana da Silva
author_facet Souza, Eliana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, Antonio, 1953-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Eliana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Ensino - Aprendizagem
Teoria dos números - História
Educação matemática
Matemática - História
topic Professores - Formação
Ensino - Aprendizagem
Teoria dos números - História
Educação matemática
Matemática - História
description Orientador: Antonio Miguel
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-08-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873
SOUZA, Eliana da Silva. Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural. 1996. 168f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SOUZA, Eliana da Silva. Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural. 1996. 168f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/109865
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
168f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188789515452416