Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD : Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Priscila Kabbaz Alves da, 1982-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636797
Resumo: Orientadores: Dario Fiorentini, Carlos Miguel da Silva Ribeiro
id UNICAMP-30_334ee0278bb10f4b64bedfd7997e22ac
oai_identifier_str oai::1091485
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD : Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning coursesTensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning coursesIdentidade profissionalProfessores de matemáticaModelo do conhecimento especializado do professor de matemáticaProfessional identifyMathematics teachersMathematics teacher's specialised knowledge modelOrientadores: Dario Fiorentini, Carlos Miguel da Silva RibeiroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Este estudo tem por objetivo compreender as tensões e contribuições vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor de Matemática a partir da aprendizagem docente e do conhecimento especializado do professor de matemática no contexto do estágio curricular em um curso a distância. A investigação de natureza qualitativa se deu no contexto da disciplina de estágio curricular supervisionado do curso de graduação de Licenciatura em Matemática a distância, ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Foram selecionados para estudo de casos quatro acadêmicos do curso, , para os quais foram elaborados dossiês a partir de questionários, entrevistas, materiais disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem da disciplina (tarefas, fóruns, relatórios). Com base nesses dossiês, foram construídas narrativas de aprendizagem de cada sujeito, cuja análise foi feita com base no referencial teórico relativo à aprendizagem via participação, ao conhecimento especializado do professor que ensina matemática e à identidade profissional do professor de matemática. A análise foi organizada em três eixos: a identidade profissional do professor de matemática; o conhecimento especializado do professor que ensina matemática; e a aprendizagem via participação. Os resultados revelam que a atividade profissional exercida pelos licenciandos influi nas concepções e crenças a respeito de como optam por ensinar a matemática e relacioná-la com o cotidiano, ao passo que as influências pessoais e familiares do período escolar desses alunos foram determinantes da escolha profissional. É evidente a falta de interação e reflexão na disciplina de estágio, uma vez que o sujeito acaba refletindo sozinho sobre as tensões vivenciadas. Isso faz com que os licenciandos tenham dificuldades de lidar com suas emoções tanto positivas quanto negativas. O conhecimento especializado do licenciando ainda está se constituindo por isso apresenta lacunas, uma dessas lacunas está relacionada às conexões estabelecidas entre os conteúdos matemáticos. Mas fica claro que os licenciandos se preocupam com a aplicação do conhecimento do conteúdo e com a utilização de diversos recursos materiais que auxiliem na compreensão do conteúdo a ser ensinado. Há indícios de reificação de concepções e crenças, fruto do conhecimento desenvolvido no curso tanto da matemática, como do processo de ensino aprendizagem e do papel do aluno e do professor, sendo esta uma contribuição. Já as tensões se concentram no processo de planejar uma aula e implementá-la, sobretudo à gestão de sala de aula. É nesse processo que os licenciandos expressam uma necessidade latente em refletir sobre as experiências vivenciadas no campo de estágio. Apesar da ausência de reflexão conjunta dos episódios ocorridos no estágio curricular, os licenciandos mostram, através de seu discurso, que a autorreflexão tem contribuído para o desenvolvimento de sua identidade profissional. O curso na modalidade a distância, em síntese, não está preparando adequadamente os futuros professores para a atuação profissional, pois estes se desenvolvendo sozinhos, o que é preocupante, pois alguns não possuem experiência docente anterior, o que aponta à necessidade de se repensar o curso oferecendo mais espaços de reflexão e problematização sobre a prática de estágioAbstract: This study aimed at understanding the tensions and contributions experienced in the construction of the professional identity of the future mathematics teacher from their teaching training and the specialized knowledge of mathematics teaching in the context of the curricular internship in a distance learning course. This is a qualitative investigation developed in the context of the subject supervised curricular internship in the Mathematics Teaching undergraduate distance course, offered by the State University of Ponta Grossa (UEPG) in partnership with the Brazilian Open University (UAB). Four students of that course were selected for case study and their files were organized based on questionnaires, interviews, material made available in the virtual environment of the course (tasks, forums, reports). From the files, learning narratives were built for each subject, whose analysis was carried out based on a theoretical background related to learning through participation, the specialized knowledge of mathematics teachers and the mathematics teacher professional identity. The analysis was organized in three axes: the mathematics teacher professional identity; the specialized knowledge of the mathematics teacher; and learning through participation. The results revealed that the professional activity developed by the students affects their conceptions and beliefs regarding their options for teaching mathematics and how to relate it to people¿s everyday lives. Also, personal and family influences throughout their school time were determinant factors in their professional choice. Lack of interaction and reflection in the internship was also observed, since the students have to reflect by themselves on the tensions experienced. This makes it difficult for the students to deal with their emotions both positive and negative. The specialized knowledge of these students is still being built and for this reason, it presents gaps, one of these gaps is related to establishing connections between mathematics contents. However, it is also clear that the students are concerned with applying the content knowledge with the use of several material resources that can help the comprehension of the content to be taught. There are signs of reification of conceptions and beliefs as a result of the knowledge developed both in the mathematics course and in the teaching-learning process and their roles as students and teachers, which is a great contribution. Tensions were observed in the process of planning a lesson and putting it into practice, mainly regarding classroom management. It is during this process that the students express a latent need to reflect upon the experiences lived in the internship field. Despite the absence of an assisted reflection on the episodes occurred during the curricular internship, the students show, through their discourse, that self-reflection has contributed to the development of their professional identity. To sum up, the mathematics teaching distance course has not prepared properly future teachers for the professional action, once they have to develop by themselves, which is worrying, since some of the students have never had any previous teaching experience, which points out the need to rethink the course creating more space for reflection upon and inquiry of the internship practiceDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES01P4383/2015[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-Crecci, Vanessa MoreiraBrandalise, Mary Ângela TeixeiraBorba, Marcelo de CarvalhoAvila, Dinazar Isabel EscuderoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Priscila Kabbaz Alves da, 1982-20182018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (307 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636797COSTA, Priscila Kabbaz Alves da. Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD: Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses. 2018. 1 recurso online (307 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636797. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091485Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-19T17:03:49Zoai::1091485Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-08-19T17:03:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD : Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses
Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses
title Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD : Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses
spellingShingle Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD : Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses
Costa, Priscila Kabbaz Alves da, 1982-
Identidade profissional
Professores de matemática
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Professional identify
Mathematics teachers
Mathematics teacher's specialised knowledge model
title_short Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD : Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses
title_full Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD : Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses
title_fullStr Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD : Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses
title_full_unstemmed Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD : Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses
title_sort Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD : Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses
author Costa, Priscila Kabbaz Alves da, 1982-
author_facet Costa, Priscila Kabbaz Alves da, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiorentini, Dario, 1950-
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Crecci, Vanessa Moreira
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Borba, Marcelo de Carvalho
Avila, Dinazar Isabel Escudero
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Priscila Kabbaz Alves da, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional
Professores de matemática
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Professional identify
Mathematics teachers
Mathematics teacher's specialised knowledge model
topic Identidade profissional
Professores de matemática
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Professional identify
Mathematics teachers
Mathematics teacher's specialised knowledge model
description Orientadores: Dario Fiorentini, Carlos Miguel da Silva Ribeiro
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636797
COSTA, Priscila Kabbaz Alves da. Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD: Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses. 2018. 1 recurso online (307 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636797. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636797
identifier_str_mv COSTA, Priscila Kabbaz Alves da. Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD: Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses. 2018. 1 recurso online (307 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636797. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091485
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (307 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189146986545152