A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica : retrospectiva e perspectivas de uma profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rubega, Cristina Cimarelli Caballero, 1952-
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588316
Resumo: Orientador: Decio Pacheco
id UNICAMP-30_381c7110e1f895bdd87d7ba4e5eb8a4d
oai_identifier_str oai::184500
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica : retrospectiva e perspectivas de uma profissãoFormação profissionalEnsino técnicoQuímica - Estudo e ensinoOrientador: Decio PachecoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de educaçãoResumo: Esta tese pretende contribuir com a discussão sobre a Educação Profissional de nível médio e a relação dialética educação-trabalho. A temática deste estudo se origina na dicotomia criada pelas modificações introduzidas nesse sistema educacional por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional No 9.394/96, regulamentadas pelo Decreto Lei No 2.208/97, que separou a Educação Básica da Educação Profissional. O trabalho propõe a análise das perspectivas do homem trabalhador, tomando como referencial o Técnico em Química, perante uma ordem social e um mercado de trabalho em constante mutação, que desqualifica o saber, o fazer e o ser desse trabalhador, em face às mudanças provocadas pela polarização criada pelo governo, entre a educação básica e a preparação para o trabalho. O estudo teve como referencial a retrospectiva da evolução sócio-histórica do Técnico em Química e da sua praxis produtiva, à luz da leitura dos documentos oficiais que determinaram as novas diretrizes da Educação Técnica e da análise das entrevistas junto ao setor produtivo, sindicato da classe, conselho regional da categoria, professores, ex-alunos e alunos da escola técnica tomada como referência para a formação de Técnicos em Química. As conclusões levantadas apontam para o fato de que uma concepção de educação técnica que não possibilite a formação do ser do homem trabalhador para que este se perceba como elemento da contradição e sujeito da ação política transformadora, corresponderá a uma visão ideológica e imediatista de formação profissional, que continuará mantendo a escola técnica como reprodutora das relações sociais determinadas pelas classes dominantes e apêndice do sistema empresarialAbstract: The debate about mid-level Technical Education and the dialetic relationship between Education and Work is the objective of this thesis. It has been originated from the dichotomy brought by the chhanges on the educational system after the National Education Act Nº 9.394/96, which has been regulated by the bill Nº2.208/97 that disconnected the Elementary Education from the Technical Education*. The project proposed the analysis of the worker' s perspectives based on a Technical Chemist point of view, facing the dinamics of a social arrangement and a job market that disqualifies his knowledge and existence, due to the polarization among Elementary Education and readiness for work. The work studied the retrospective of the social and the historical evolution of Brazilian Technical School of Chemistry, and its productive praxis, in the light of the new official directives for Technical Education. Data were collected from interviews with the industry, the labor union, the regional council, teachers, technicians and students. The study indicates that the concept of Technical Education without the individual personality development will correspond to an ideologica and immediacy image. This will keep the Technical Education School as the multiplier of the social relationships established by the dominat classes as weel as an appendix of the corporate systemDoutorado[s.n.]Pacheco, Décio, 1945-2002Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRubega, Cristina Cimarelli Caballero, 1952-2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf269 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588316RUBEGA, Cristina Cimarelli Caballero. A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica: retrospectiva e perspectivas de uma profissão. 2000. 269 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588316. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/184500porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:03:52Zoai::184500Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica : retrospectiva e perspectivas de uma profissão
title A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica : retrospectiva e perspectivas de uma profissão
spellingShingle A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica : retrospectiva e perspectivas de uma profissão
Rubega, Cristina Cimarelli Caballero, 1952-
Formação profissional
Ensino técnico
Química - Estudo e ensino
title_short A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica : retrospectiva e perspectivas de uma profissão
title_full A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica : retrospectiva e perspectivas de uma profissão
title_fullStr A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica : retrospectiva e perspectivas de uma profissão
title_full_unstemmed A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica : retrospectiva e perspectivas de uma profissão
title_sort A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica : retrospectiva e perspectivas de uma profissão
author Rubega, Cristina Cimarelli Caballero, 1952-
author_facet Rubega, Cristina Cimarelli Caballero, 1952-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Décio, 1945-2002
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rubega, Cristina Cimarelli Caballero, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Ensino técnico
Química - Estudo e ensino
topic Formação profissional
Ensino técnico
Química - Estudo e ensino
description Orientador: Decio Pacheco
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588316
RUBEGA, Cristina Cimarelli Caballero. A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica: retrospectiva e perspectivas de uma profissão. 2000. 269 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588316. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
RUBEGA, Cristina Cimarelli Caballero. A reforma da educação profissional de nivel medio e a formação do tecnico em quimica: retrospectiva e perspectivas de uma profissão. 2000. 269 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588316. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/184500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
269 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188831907282944