Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Grande, Paula Baracat, 1985-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612068
Resumo: Orientador: Angela B. Kleiman
id UNICAMP-30_3de6e3780a43a63cea5404b8bffa76e7
oai_identifier_str oai::768383
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuadaProcess of construction of the teacherr's professional identity in continuing educationIdentidadeProfessores - Educação (Educação permanente)Vozes sociaisIdentityTeacher's continuing educationSocial voicesOrientador: Angela B. KleimanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho investiga a construção de identidades profissionais de professores em uma experiência de formação continuada. A pesquisa, de caráter qualitativointerpretativista, enfoca dados gerados em um curso de formação continuada inserido no programa Teia do Saber, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp, entre junho e novembro de 2006. A pesquisa parte da perspectiva sócio-cultural dos Estudos de Letramento (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995, 2001) e da concepção dialógica e social de linguagem do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 1988, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1995). Considerando as identidades como construídas e reconstruídas nas práticas discursivas e, portanto, múltiplas (HALL, 1998), a pesquisa assume que o processo de formação profissional é identitário e busca entender como vão se construindo as identificações de professores com práticas, conceitos, teorias na relação e no embate entre os co-enunciadores. Pelas discussões e análise apresentadas, percebemos quais vozes se fazem relevantes nesse processo. Conhecê-las é importante para repensarmos a atuação de formadores de professores e refletirmos sobre os discursos que circulam sobre os professores e as políticas públicas de formação docente. A análise mostra que os professores trazem para a interação vozes que circulam na esfera de formação e prática docente para se fortalecerem enquanto grupo profissional frente ao formador, à academia e à opinião pública. A análise das estruturas de participação (CAZDEN, 1988; SCHULTZ; FLORIO; ERICKSON, 1982; GARCEZ; RIBEIRO, 2002; GARCEZ, 2002) nas interações do curso observado, caracterizadas como institucionais, mostra como professores alfabetizadores são posicionados e se posicionam discursivamente como alunos e como essa situação institucional e assimétrica tem implicações na construção de identidades no curso. A partir de condicionantes da situação de interação de sala de aula, o trabalho mostra momentos em que as professoras constroem uma orientação argumentativa contrária a do formador e, como efeito, formam um coletivo entre os professores. É possível notar que, para se construírem identitariamente, professores ora dialogam com vozes de outros cursos de formação, que funcionam como argumentos de força maior na argumentação, ora retomam o formador e se alinham à perspectiva do curso observadoAbstract: This work investigates the construction of teachers' professional identities in a teachers' continuing education course. The course, offered the Institute of Studies of the Language, State University of Campinas (UNICAMP, Brazil) was part of a Program called "Teia do Saber", offered by the Secretary of Education in the state of São Paulo to primary and secondary school teachers. The research adopts the sociocultural approach of New Literacy Studies (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995, 2001) and the dialogical and social Bakhtin Circle's conception of language (BAKHTIN, 1988, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1995). The study considers that identities are multiple (HALL, 1998) and are constructed and reconstructed in discursive practices, and assumes that the process of professional formation is identitary. The aim of the research is to understand how the teachers' identification with practices, concepts, theories is constructed, during interaction. The findings reveal that the teachers bring to the interaction voices that circulate in academic and journalistic spheres in order to strengthen as a professional group in their interactions with their instructors and with each other. We show, through the analysis of the course interaction structures of participation (CAZDEN, 1988; SCHULTZ; FLORIO; ERICKSON, 1982; GARCEZ; RIBEIRO, 2002; GARCEZ, 2002) the ways in which teachers are positioned and position themselves discursively and the how the institutional and asymmetric situation is implicated in the construction of identities in the course, showing how a collective body is argumentatively formed In the identification process that is under way, teachers also dialogue with voices from other continuing education coursesMestradoLíngua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Kleiman, Angela, 1945-Cavalcanti, Marilda do CoutoMartins, Maria Silvia CintraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDe Grande, Paula Baracat, 1985-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf130 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612068DE GRANDE, Paula Baracat. Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada. 2010. 130 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612068. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768383porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:52:08Zoai::768383Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:52:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada
Process of construction of the teacherr's professional identity in continuing education
title Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada
spellingShingle Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada
De Grande, Paula Baracat, 1985-
Identidade
Professores - Educação (Educação permanente)
Vozes sociais
Identity
Teacher's continuing education
Social voices
title_short Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada
title_full Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada
title_fullStr Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada
title_full_unstemmed Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada
title_sort Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada
author De Grande, Paula Baracat, 1985-
author_facet De Grande, Paula Baracat, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela, 1945-
Cavalcanti, Marilda do Couto
Martins, Maria Silvia Cintra
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv De Grande, Paula Baracat, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Professores - Educação (Educação permanente)
Vozes sociais
Identity
Teacher's continuing education
Social voices
topic Identidade
Professores - Educação (Educação permanente)
Vozes sociais
Identity
Teacher's continuing education
Social voices
description Orientador: Angela B. Kleiman
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612068
DE GRANDE, Paula Baracat. Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada. 2010. 130 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612068. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612068
identifier_str_mv DE GRANDE, Paula Baracat. Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada. 2010. 130 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612068. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768383
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
130 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189030003212288