Cuidado à criança com transtorno mental por meio do Brinquedo Terapêutico Dramático : abordagem pela relação intersubjetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfini, Giulia, 1997-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9773
Resumo: Orientador: Vanessa Pellegrino Toledo, Ana Paula Rigon Francischetti Garcia
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spelling Cuidado à criança com transtorno mental por meio do Brinquedo Terapêutico Dramático : abordagem pela relação intersubjetivaCare for children with mental disorders through Dramatic Therapeutic Play : approach through the intersubjective relationshipEnfermagemJogos e brinquedosPsicanáliseCriançasTranstornos mentaisEnfermagem psiquiátricaEnfermagem pediátricaNursingPlay and playthingsPsychoanalysisChildMental disordersPsychiatric nursingPediatric nursingOrientador: Vanessa Pellegrino Toledo, Ana Paula Rigon Francischetti GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: Introdução: A saúde mental infantil caracteriza um desafio de saúde pública global. No Brasil, há uma defasagem entre a necessidade de atenção em saúde mental para crianças e a oferta de uma rede de serviços capaz de responder por ela. A literatura atual sobre o cuidado de enfermagem à criança com transtornos mentais é escassa e os currículos de enfermagem não possuem disciplinas voltadas para esta especialidade. Uma possibilidade para a realização deste cuidado é desenvolvida por meio do Brinquedo Terapêutico Dramático. Objetivo: Elaborar uma proposta de cuidado em enfermagem para crianças com transtornos mentais por meio do Brinquedo Terapêutico Dramático, considerando a relação intersubjetiva enfermeiro-paciente. Método: Estudo teórico que utilizou como referencial metodológico a psicanálise. Para o referencial teórico foram considerados o brincar pela perspectiva da enfermagem e da psicanálise. A pesquisa foi realizada em três etapas: elaboração de revisão integrativa sobre o cuidado de enfermagem para crianças com transtornos mentais; apreensão do referencial teórico do brincar e o significante; e articulação dos conceitos significantes do cuidado de enfermagem à criança com transtornos mentais ao referencial teórico do brincar e o significante. Resultados: A partir dos achados da revisão integrativa, foram identificados conceitos significantes sobre como é feito o cuidado de enfermagem à criança com transtorno mental: modelos de atenção à saúde; família; diagnóstico; e manejo. Em conjunto, foi realizada a leitura do texto "O brincar e o significante" para apreensão do referencial teórico e dos conceitos psicanalíticos: criança, significante, mito familiar, entrevistas preliminares e brincar. Com isso, foram articulados os pontos de nodulação entre os conceitos significantes encontrados no cuidado de enfermagem às crianças com transtornos mentais e os conceitos psicanalíticos do referencial teórico do brincar e o significante. Conclusão: Como proposta de cuidado de enfermagem à criança com transtorno mental, propõe-se que o enfermeiro ultrapasse a demarcação corporal para definir o quê é criança e avance no cuidado considerando o tempo lógico para formação do sujeito do inconsciente. Na primeira etapa do Brinquedo Terapêutico Dramático, Estabelecendo relação, que acontece nas entrevistas preliminares, o enfermeiro estabelece relação transferencial, apreende a criança, sua estrutura significante e seu mito familiar, permite escuta aos pais, possibilita o brincar livre, identifica se há sofrimento por parte da criança e inicia a construção do Histórico de Enfermagem. Na etapa Explorando, o profissional possibilita à criança explorar livremente, descobrindo as possibilidades do brincar e repetindo as brincadeiras, que devem ser espontâneas e proporcionar o esburacamento. Dá-se continuidade à construção do Histórico e elabora-se os Diagnósticos e Planejamento de Enfermagem. Na etapa Brincando, o enfermeiro possibilita à criança expressar no brincar as dificuldades simbólicas que apresentou durante a formação de superfícies contínuas e noção de volume, e na ressignificação da ausência pela consolidação do fort/da. Dá-se continuidade às etapas do Processo de Enfermagem e inicia-se a Implementação. Por fim, em Encerrando a sessão, o enfermeiro encerra a sessão de Brinquedo Terapêutico Dramático de acordo com o contrato construído entre profissional e criança, e realiza a Avaliação de EnfermagemAbstract: Introduction: Children's mental health is a global public health challenge. In Brazil, there is a gap between the need for mental health care for children and the provision of a network of services capable of providing it. Current literature on nursing care for children with mental disorders is scarce and nursing curricula do not have disciplines focused on this specialty. A possibility for carrying out this care is developed through the Dramatic Therapeutic Play. Objective: To elaborate a nursing care proposal for children with mental disorders through the Dramatic Therapeutic Play, considering the nurse-patient intersubjective relationship. Method: Theoretical study that used psychoanalysis as a methodological framework. For the theoretical framework, playing was considered from the perspective of nursing and psychoanalysis. The research was carried out in three stages: elaboration of an integrative review on nursing care for children with mental disorders; apprehension of the theoretical framework of playing and the signifier; and articulation of the significant concepts of nursing care for children with mental disorders to the theoretical framework of playing and the signifier. Results: From the findings of the integrative review, significant concepts were identified about how nursing care for children with mental disorders is carried out: health care models; family; diagnosis; and handling. Together, the text "Playing and the signifier" was read to apprehend the theoretical framework and the psychoanalytical concepts: child; signifier; family myth; preliminary interviews; and playing. With that, the points of nodulation between the significant concepts found in nursing care for children with mental disorders and the psychoanalytical concepts of the theoretical framework of playing and the signifier were articulated. Conclusion: As a nursing care proposal for children with mental disorders, it is proposed that the nurse goes beyond the body boundary to define what a child is and advances in care considering the logical time for the formation of the subject of the unconscious. In the first stage of the Dramatic Therapeutic Play, Establishing a relationship, which takes place in the preliminary interviews, the nurse establishes a transference relationship, apprehends the child, its significant structure and its family myth, allows listening to the parents, enables free play, identifies if there is suffering due to part of the child and starts the construction of the Nursing History. In the Exploring stage, the professional allows the child to explore freely, discovering the possibilities of playing and repeating the games, which must be spontaneous and provide the holes. Construction of the History is continued and Nursing Diagnoses and Planning are elaborated. In the Playing stage, the nurse enables the child to express in playing the symbolic difficulties that he/she presented during the formation of continuous surfaces and the notion of volume, and in the re-signification of absence through the consolidation of the fort/da. The stages of the Nursing Process are continued and the Implementation begins. Finally, in Ending the session, the nurse closes the Dramatic Therapeutic Play session according to the contract built between the professional and the child, and performs the Nursing AssessmentMestradoCuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e EnfermagemMestra em Ciências da SaúdeCAPES001[s.n.]Toledo, Vanessa Pellegrino, 1973-Garcia, Ana Paula Rigon FrancischettiMelo, Luciana de LioneRibeiro, Circéa AmaliaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDelfini, Giulia, 1997-20232023-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (192 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9773DELFINI, Giulia. Cuidado à criança com transtorno mental por meio do Brinquedo Terapêutico Dramático: abordagem pela relação intersubjetiva. 2023. 1 recurso online (192 p.) 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