Escola em tempos líquidos : o desafio de educar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruna Monize Rosalem, 1984-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617603
Resumo: Orientador: Elisabeth Barolli
id UNICAMP-30_55df71996a085d7cc39030cc05869c74
oai_identifier_str oai::855261
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Escola em tempos líquidos : o desafio de educarSchool in the liquid times : the challenge of educatingEscolasCotidiano escolarPráticas educativasPós-modernidadeEducaçãoSchoolsDailyEducational practicesPost-modernityEducationOrientador: Elisabeth BarolliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho tivemos o objetivo de investigar numa escola pública municipal quais seriam as possíveis relações que existem entre os sujeitos dessa escola e entre eles e o ambiente e quais seriam os parâmetros que poderiam estar balizando o cotidiano dessa escola. A pesquisa de caráter qualitativo investigou o cotidiano da escola no período da manhã por aproximadamente dois anos, realizando observação participante, conversas informais com alunos, professores e funcionários, entrevistas semi-estruturadas com professores e equipe técnica, registros escritos e fotográficos. Concomitantemente à coleta de dados foi sendo construída uma narrativa preliminar de análise que descrevia a dinâmica do cotidiano da escola. Com base nesta análise preliminar foi feita uma retrospectiva dos acontecimentos descritos na narrativa, trazendo para a discussão principais pontos de interesse que foram interpretados à luz do referencial teórico de Z. Bauman cuja tese central é o conceito de pós-modernidade enquanto tempos líquidos e as metáforas do jardineiro, guarda-caça e caçador. Nesse sentido, foi possível considerar que a escola convivia com práticas concorrentes e conflitantes em seu cotidiano. A equipe técnica faz o papel de jardineiro ao tentar construir uma utopia que almeja criar uma escola participativa em que o diálogo é a grande fantasia fundadora do grupo. Alguns professores não compartilham dessa utopia e nesse caso, eles fazem o papel do guarda-caça, pois querem manter a escola mais tradicional. Parte dos alunos da escola se aproxima da figura do caçador, pois não se preocupam com sua formação para o futuro ao negar seu próprio desenvolvimento e a aprendizagem de conhecimentos escolares, somente valorizando, muitas vezes, a oportunidade se divertir nas aulas. Partes dos pais embora se assemelhem a figura do guarda-caça, na verdade parecem desejar que a escola prepare seus filhos para serem bons caçadores. O referencial psicanalítico de R. Kaës acerca do conceito de Instituição/Grupo possibilita dizer que a equipe técnica certamente tem uma utopia e são fundadoras de um grupo, no entanto, a instituição não conseguiu chegar ao momento mitopoético, pois a tarefa (utopia) não consegue estruturar todo o grupo entorno desse projeto e, além disso, a equipe técnica não consegue enfrentar e admitir as diferenças de concepções; ela precisaria buscar mecanismos que ajudem o grupo a se organizar em torno da utopia e sustentá-la de maneira efetiva.Abstract: In this work we had to investigate a public school which would be the possible relationships that exist between the individuals of the school and between them and the environment and what are the parameters that could be underlain daily life of the school. A qualitative research study investigated the daily school routine in the morning for about two years, doing participant observation, informal conversations with students, teachers and staff, semi-structured interviews with teachers and technical staff, written and photographic. Concomitant with the data collection was being constructed a narrative preliminary analysis describing the dynamics of the school routine. Based on this preliminary analysis was done a retrospective of the events described in the narrative, bringing to the main discussion points of interest that were interpreted in light of the theoretical framework of Z. Bauman whose central thesis is the concept of post-modern times as a liquid and the metaphors of the gardener, the gamekeeper and hunter. In this direction was possible to consider that the school lived with competing and conflicting practices in their daily lives. The technical staff plays a gardener trying to build a utopia that aims to create a school where participatory dialogue is the ultimate fantasy founder of the group. Some teachers do not share this utopia in which case, they play the role of the gamekeeper, because they want to maintain more traditional school. Part of the students of school approaches the figure of the hunter, because they do not care about his training for the future by denying their own development and learning of school knowledge, only valuing often the opportunity to have fun in class. Parts of the parents though resembling the figure of the gamekeeper actually seem to want the school to prepare their children to be good hunters. The psychoanalytical R. Kaës about the concept of Institution / Group enables to say that certainly the technical staff has a utopia and are founders of a group, however, the institution failed to reach the mythopoetic time, for the task (utopia) is unable to structure the whole group around this project and in addition, the technical staff can not confront and acknowledge the differences of views; she would need to find mechanisms that help the group to organize itself around the utopia and support it effectively.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Barolli, Elisabeth, 1953-Megid Neto, JorgeMonteiro, AlexandrinaMoura, Anna Regina Lanner deVillani, AlbertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Bruna Monize Rosalem, 1984-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617603RODRIGUES, Bruna Monize Rosalem. Escola em tempos líquidos: o desafio de educar. 2012. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617603. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/855261porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:35:37Zoai::855261Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:35:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola em tempos líquidos : o desafio de educar
School in the liquid times : the challenge of educating
title Escola em tempos líquidos : o desafio de educar
spellingShingle Escola em tempos líquidos : o desafio de educar
Rodrigues, Bruna Monize Rosalem, 1984-
Escolas
Cotidiano escolar
Práticas educativas
Pós-modernidade
Educação
Schools
Daily
Educational practices
Post-modernity
Education
title_short Escola em tempos líquidos : o desafio de educar
title_full Escola em tempos líquidos : o desafio de educar
title_fullStr Escola em tempos líquidos : o desafio de educar
title_full_unstemmed Escola em tempos líquidos : o desafio de educar
title_sort Escola em tempos líquidos : o desafio de educar
author Rodrigues, Bruna Monize Rosalem, 1984-
author_facet Rodrigues, Bruna Monize Rosalem, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barolli, Elisabeth, 1953-
Megid Neto, Jorge
Monteiro, Alexandrina
Moura, Anna Regina Lanner de
Villani, Alberto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruna Monize Rosalem, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
Cotidiano escolar
Práticas educativas
Pós-modernidade
Educação
Schools
Daily
Educational practices
Post-modernity
Education
topic Escolas
Cotidiano escolar
Práticas educativas
Pós-modernidade
Educação
Schools
Daily
Educational practices
Post-modernity
Education
description Orientador: Elisabeth Barolli
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617603
RODRIGUES, Bruna Monize Rosalem. Escola em tempos líquidos: o desafio de educar. 2012. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617603. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617603
identifier_str_mv RODRIGUES, Bruna Monize Rosalem. Escola em tempos líquidos: o desafio de educar. 2012. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617603. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/855261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189075438010368