Gestos pictórico-ensaísticos : a câmera-pincel de Derek Jarman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreghetto, Luiz Carlos, 1974-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636305
Resumo: Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira
id UNICAMP-30_562274e9768068568810dec8e48eb667
oai_identifier_str oai::1089048
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Gestos pictórico-ensaísticos : a câmera-pincel de Derek JarmanPictorial essays gestures : the paint-brush camera of Derek JarmanJarman, Derek, 1942-1994Cinema - InglaterraCinema experimentalArte e cinemaJarman, DerekMotion pictures - EnglandExperimental filmsArt and motion picturesOrientador: Francisco Elinaldo TeixeiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Com um estilo visual singular - ao qual misturava passado e presente; teatro, pintura, poesia, artes performáticas e abstrações visuais; sexo e política - o pintor-cineasta Derek Jarman (1942-1994), realizou um cinema de características poéticas-experimentais, com fortes marcas autorais, todo calcado na polêmica e na provocação ao establishment existente na época (Inglaterra, anos de 1980, então governo da primeira ministra Margaret Thatcher). Percebe-se em Jarman, um contínuo deslocamento do pictórico para o audiovisual e vice-versa. Jarman opera nessas idas e vindas entre esses dois campos, produzindo uma intertextualidade ímpar entre eles. Seu processo criativo se estabelece à partir de uma multiplicidade de gestualidades ao redor dessa relação entre cinema e pintura, uma relação que parte da pintura e vai ao encontro do audiovisual (o Super 8) e retorna à pintura quando essa produção fílmica adentra-se em obras mais experimentais. Suas obras eram frequentemente (re)organizadas, (re)ordenadas e (re)ssignificadas, transformando-se em peças fundamentais para a construção de uma imagética apoiada na autorreflexão e na subjetividade ou, como foi tratado a partir dos anos de 1980, um "cinema do eu" e/ou um "cinema em primeira pessoa". Nessa "apreensão de si mesmo" Jarman se insere nesse domínio do ensaísmo através de uma subjetividade pensante, empregando diferentes materiais e recursos (found footage, home movies, intervenções do próprio autor), com um discurso fragmentado, incompleto, pessoal e dinâmicoAbstract: With a unique style ¿ to which it was mixed past and future; theater, painting, performance arts and visual abstraction; sex and politics - the painter-filmmaker Derek Jarman (1942-1994) performed a feature cinema with poetic-experimental characteristics with strong authorial marks, all based on controversy and the provocation of the British establishment of that age (England, 1980¿s, then the government of Prime Minister Margaret Thatcher). One can see in Jarman, a continuous displacement of the pictorial to the audiovisual and vice versa. Jarman operates in these comings and goings between these two fields, producing an odd intertextuality between them. His creative process is based on a multiplicity of gestures around this relationship between cinema and painting, a relationship that starts with the painting and goes to the audiovisual (Super 8) and returns to the painting when this filmic production enters into more experimental works. His works were often (re) organized, (re) ordered and (re) signified, becoming fundamental pieces for the construction of an imagery based on self-reflection and subjectivity or, as treated from the 1980s, a "self cinema" and / or a "cinema in the first person". In this "self-apprehension" Jarman enters this domain of essayism through a thinking subjectivity, employing different materials and resources (found footage, home movies, the author's own interventions), with a fragmented, incomplete, personal and dynamic discourseDoutoradoMultimeiosDoutor em Multimeios[s.n.]Teixeira, Francisco Elinaldo, 1954-Sobrinho, Gilberto AlexandreFarina, Mauricius MartinsMello, Cecília Antakly deBorges, Cristian da SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndreghetto, Luiz Carlos, 1974-20182018-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (364 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636305ANDREGHETTO, Luiz Carlos. Gestos pictórico-ensaísticos: a câmera-pincel de Derek Jarman. 2018. 1 recurso online (364 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636305. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1089048Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T16:54:17Zoai::1089048Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-06-17T16:54:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestos pictórico-ensaísticos : a câmera-pincel de Derek Jarman
Pictorial essays gestures : the paint-brush camera of Derek Jarman
title Gestos pictórico-ensaísticos : a câmera-pincel de Derek Jarman
spellingShingle Gestos pictórico-ensaísticos : a câmera-pincel de Derek Jarman
Andreghetto, Luiz Carlos, 1974-
Jarman, Derek, 1942-1994
Cinema - Inglaterra
Cinema experimental
Arte e cinema
Jarman, Derek
Motion pictures - England
Experimental films
Art and motion pictures
title_short Gestos pictórico-ensaísticos : a câmera-pincel de Derek Jarman
title_full Gestos pictórico-ensaísticos : a câmera-pincel de Derek Jarman
title_fullStr Gestos pictórico-ensaísticos : a câmera-pincel de Derek Jarman
title_full_unstemmed Gestos pictórico-ensaísticos : a câmera-pincel de Derek Jarman
title_sort Gestos pictórico-ensaísticos : a câmera-pincel de Derek Jarman
author Andreghetto, Luiz Carlos, 1974-
author_facet Andreghetto, Luiz Carlos, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Francisco Elinaldo, 1954-
Sobrinho, Gilberto Alexandre
Farina, Mauricius Martins
Mello, Cecília Antakly de
Borges, Cristian da Silva
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreghetto, Luiz Carlos, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Jarman, Derek, 1942-1994
Cinema - Inglaterra
Cinema experimental
Arte e cinema
Jarman, Derek
Motion pictures - England
Experimental films
Art and motion pictures
topic Jarman, Derek, 1942-1994
Cinema - Inglaterra
Cinema experimental
Arte e cinema
Jarman, Derek
Motion pictures - England
Experimental films
Art and motion pictures
description Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636305
ANDREGHETTO, Luiz Carlos. Gestos pictórico-ensaísticos: a câmera-pincel de Derek Jarman. 2018. 1 recurso online (364 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636305. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636305
identifier_str_mv ANDREGHETTO, Luiz Carlos. Gestos pictórico-ensaísticos: a câmera-pincel de Derek Jarman. 2018. 1 recurso online (364 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636305. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1089048
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (364 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189143852351488