Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479 |
Resumo: | Orientador: Cristina Vicente Pontes |
id |
UNICAMP-30_5e9f9a87db0c50fdf8283db25ec7afb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1094724 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médioTeaching applications for biological education : practical classes and games for high schoolAprendizagemAprendizagem experimentalLaboratóriosLearningExperiential learningLaboratoriesOrientador: Cristina Vicente PontesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: A falta de motivação e envolvimento dos alunos pelas aulas de biologia gera uma busca constante por novas metodologias de ensino a fim de despertar o interesse e a participação dos estudantes. O desenvolvimento das atividades experimentais pode auxiliar na fixação dos conhecimentos básicos em biologia sendo assim uma boa estratégia para a sala de aula. Esta dissertação teve como temática compreender a importância da experimentação no Ensino de Biologia e demonstrar o potencial didático das atividades experimentais como estratégia de ensino. A pesquisa foi desenvolvida nos três anos do ensino médio da Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca através de uma abordagem quantitativa com ênfase na descrição e interpretação dos dados obtidos através de um pós ¿ teste. Após a análise dos dados, os resultados apontaram que as atividades experimentais podem melhorar a qualidade das aulas de biologia e que quando estas foram aplicadas anterior à explanação do conteúdo pelo professor permitiu ao aluno ser mais participativo no processo de ensino aprendizagem, em função dessa participação o tema passou a ser mais importante o que gerou aulas dinâmicas e atrativas proporcionando a obtenção de um maior grau de conhecimento. Portanto, a atividades diversificadas como forma de apresentar um tema no ensino de biologia tem uma importância significativa na aprendizagem ajudando na aquisição e compreensão dos conteúdos de biologiaAbstract: The lack of motivation and involvement of students in biology classes generates a constant search for new teaching methodologies in order to arouse students' interest and participation. The development of experimental activities can help in establishing the basic knowledge in biology, thus being a good strategy for the classroom. The purpose of this dissertation was to understand the importance of experimentation in Biology Teaching and to demonstrate the didactic potential of experimental activities as a teaching strategy. The research was developed in the three years of high school of the Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca through a quantitative approach with emphasis on the description and interpretation of the data obtained through a post - test. After analyzing the data, the results indicated that the experimental activities can improve the quality of biology classes and that when these were applied prior to the explanation of the content by the teacher allowed the student to be more participatory in the process of teaching learning, due to this participation the subject became more important which generated dynamic and attractive classes providing a higher degree of knowledge. Therefore, the diversified activities as a way of presenting a theme in biology teaching have a significant importance in learning helping in the acquisition and understanding of biology contentsMestradoEnsino de BiologiaMestra em Ensino de BiologiaCAPES[s.n.]Vicente, Cristina Pontes, 1965-Lourenço, Luciana BolsoniGirotto Júnior, GildoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Natalie, 1983-20192019-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (199 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479COSTA, Natalie. Aplicações didáticas para o ensino de biologia: aulas práticas e jogos para o ensino médio. 2019. 1 recurso online (199 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094724Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-30T13:02:58Zoai::1094724Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-30T13:02:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio Teaching applications for biological education : practical classes and games for high school |
title |
Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio |
spellingShingle |
Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio Costa, Natalie, 1983- Aprendizagem Aprendizagem experimental Laboratórios Learning Experiential learning Laboratories |
title_short |
Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio |
title_full |
Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio |
title_fullStr |
Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio |
title_sort |
Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio |
author |
Costa, Natalie, 1983- |
author_facet |
Costa, Natalie, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, Cristina Pontes, 1965- Lourenço, Luciana Bolsoni Girotto Júnior, Gildo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Natalie, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Aprendizagem experimental Laboratórios Learning Experiential learning Laboratories |
topic |
Aprendizagem Aprendizagem experimental Laboratórios Learning Experiential learning Laboratories |
description |
Orientador: Cristina Vicente Pontes |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-07-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479 COSTA, Natalie. Aplicações didáticas para o ensino de biologia: aulas práticas e jogos para o ensino médio. 2019. 1 recurso online (199 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479 |
identifier_str_mv |
COSTA, Natalie. Aplicações didáticas para o ensino de biologia: aulas práticas e jogos para o ensino médio. 2019. 1 recurso online (199 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094724 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (199 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189151658999808 |