Gestão educacional resiliente : uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Altimar Costa da, 1966-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618738
Resumo: Orientador: Zacarias Pereira Borges
id UNICAMP-30_5f933616b6e73fe54f5768df394911ae
oai_identifier_str oai::879626
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Gestão educacional resiliente : uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticasResilient Educational Management : a proposal for a context of paradigmatic changesGestão educacionalResiliênciaParadigmaEducational managementResilienceParadigmOrientador: Zacarias Pereira BorgesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa foi norteada pelo seguinte problema: Diante das múltiplas mudanças paradigmáticas, da problemática que envolve a gestão educacional e do contexto que organiza e estrutura o sistema de ensino paulista, é possível a proposição de uma gestão educacional resiliente? Nesta perspectiva, o objetivo do trabalho é se constituir num estudo que pretende analisar as possibilidades para a instituição da resiliência como um fundamento essencial da gestão educacional num contexto de mudanças paradigmáticas, culminando com a proposição de uma gestão educacional resiliente com os seus quatro pressupostos: a resiliência como uma mudança epistemológica e paradigmática; a resiliência como manifestação energética da vontade de potência; a resiliência como modelo salutogênico e a resiliência como transcendência, bem como, com a sua característica principal de gestão educacional resiliente como pessoa resiliente, trazendo os aspectos da responsabilidade, autonomia, flexibilidade, solidariedade, abertura e inteligência. Os métodos de pesquisa utilizados foram o bibliográfico e o comparativo. O capítulo cinco está dividido em duas partes. A primeira trata dos resultados de uma pesquisa documental sobre os registros dos gestores no Curso Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) Educação: Gestão Escolar e a Política Educacional. A outra apresenta os resultados de uma entrevista semi-estruturada. Forneceram suporte às duas técnicas de pesquisa: o paradigma sistêmico, a abordagem qualitativa e o método de interpretação de sentidos. Foram diversos os posicionamentos dos Diretores de Escola e dos Supervisores de Ensino, que encontraram pertinência e estabeleceram vínculo com o conceito de resiliência. Somando-se todas as reflexões empreendidas através da fundamentação teórica, as observações extraídas tanto na pesquisa documental como na entrevista semi-estruturada, acentuou-se a intenção de sugerir a incorporação da proposta de uma gestão educacional resiliente como um caminho possível não apenas para a Secretaria da Educação de São Paulo, mas para os demais organismos e sistemas educacionais que enfrentam os fatores de risco.Abstract: This research was leaded by the following issue: considering the multiple paradigmatic changes, the problems that involves the educational management and the context that organize and structure the São Paulo State's teaching system, is it possible the proposition of a resilient educational management? In this perspective, the objective of this work is to build in a study that intend to analyze the possibilities for the institution of resilience as an essential fundament of educational management in a context of paradigmatic changes, culminating with the proposition of a resilient educational management with its four assumptions: the resilience as an epistemological and paradigmatic change; the resilience as an energetic manifestation of the power of will; the resilience as a salutogenic model and the resilience as a transcendence, as well as with its main resilient educational management characteristic as resilient person, bringing the aspects of responsibility, autonomy, flexibility, solidarity, openness and intelligence. The research methods used were bibliographic and comparative. The fifth chapter is divided in two parts. The first explores the results of a documental research about the registers of the managers from the Course Program of Management Development (PMD) Education: School Management and the Educational Politics. The other presents the results of a semi structured interview. Provided support to the two research techniques: the systematic paradigm, the qualitative approach and the sense interpretation method. Were several the positioning of the school directors and educational supervisors that found relevance and established a link with the resilience concept. Adding up all reflections undertaken though the theoretical embasement, the observation extracted both at the documental research and at the semi structured interview, it was accentuated the intention of suggest the incorporation of the proposal of resilient educational management as a possible way not only to the Education Secretary of São Paulo, but for all the organisms and educational systems that face the risk factors.DoutoradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisDoutor em Educação[s.n.]Borges, Zacarias Pereira, 1944-Bravo, IsmaelDiniz, Neusa Lopes BispoPiolli, EvaldoHeloani, José Roberto MontesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Altimar Costa da, 1966-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf439 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618738SILVA, Altimar Costa da. Gestão educacional resiliente: uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticas. 2012. 439 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618738. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/879626porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:46:45Zoai::879626Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:46:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional resiliente : uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticas
Resilient Educational Management : a proposal for a context of paradigmatic changes
title Gestão educacional resiliente : uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticas
spellingShingle Gestão educacional resiliente : uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticas
Silva, Altimar Costa da, 1966-
Gestão educacional
Resiliência
Paradigma
Educational management
Resilience
Paradigm
title_short Gestão educacional resiliente : uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticas
title_full Gestão educacional resiliente : uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticas
title_fullStr Gestão educacional resiliente : uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticas
title_full_unstemmed Gestão educacional resiliente : uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticas
title_sort Gestão educacional resiliente : uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticas
author Silva, Altimar Costa da, 1966-
author_facet Silva, Altimar Costa da, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Zacarias Pereira, 1944-
Bravo, Ismael
Diniz, Neusa Lopes Bispo
Piolli, Evaldo
Heloani, José Roberto Montes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Altimar Costa da, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão educacional
Resiliência
Paradigma
Educational management
Resilience
Paradigm
topic Gestão educacional
Resiliência
Paradigma
Educational management
Resilience
Paradigm
description Orientador: Zacarias Pereira Borges
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618738
SILVA, Altimar Costa da. Gestão educacional resiliente: uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticas. 2012. 439 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618738. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618738
identifier_str_mv SILVA, Altimar Costa da. Gestão educacional resiliente: uma proposta para um contexto de mudanças paradigmáticas. 2012. 439 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618738. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/879626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
439 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189086297063424