A angustia do professor diante do aluno : um estudo com professoras das primeiras series do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oyama, Daniela Kitawa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609039
Resumo: Orientador: Ana Archangelo
id UNICAMP-30_67500e509e5c077b712ca421bd0c0942
oai_identifier_str oai::439696
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A angustia do professor diante do aluno : um estudo com professoras das primeiras series do Ensino FundamentalThe anxiety of a teacher in front of a student : a study with first grade teachersAngústiaProfessores e alunosRelações educativasPsicanálise e educaçãoAnxietyTeachers and studentsEducative relationsPsychoanalysis and educationOrientador: Ana ArchangeloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A preocupação em relação aos professores deixou de ser exclusivamente com sua formação, dadas as indicações de que algumas dificuldades enfrentadas por eles têm envolvido a esfera afetiva, além das tradicionalmente consideradas, como a política e a cognitiva. Isso pode ser facilmente percebido atualmente pelo alto número de afastamentos e licenças de professores consequentes de problemas de saúde, grande parte deles, emocionais. Tendo em vista a dificuldade emocional enfrentada por eles, o trabalho trata da angústia sentida pelos professores diante dos alunos. Para tanto foi realizada uma análise psicanalítica do fenômeno da angústia com seis professoras de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental de uma escola pública, análise essa baseada no conceito de angústia de Freud, que o define como reação a uma situação de perigo, ao desamparo psíquico ou físico diante de uma situação traumática. Foram considerados também os conceitos de ansiedade persecutória e ansiedade depressiva de Melanie Klein. O trabalho discute a pesquisa em psicanálise, o método psicanalítico, a sua importância em privilegiar o singular, a subjetividade dos sujeitos e a possibilidade de pesquisa por um não-analista, devido ao setting da pesquisa ser diferente do setting da análise. Discute ainda as angústias em nosso mundo contemporâneo, as mudanças ocorridas em nossa sociedade e como elas influenciam o psiquismo dos sujeitos de nossa época, a escola pública atual e o que é "ser professor" hoje. Traz o relato das seis entrevistas realizadas, suas análises e a partir delas, uma análise geral do fenômeno de angústia, com temas que atravessam esse fenômeno como a perda de autoridade, o ódio na relação professor-aluno e a forma como os professores lidam com esse sentimento. Alguns professores são dispersivos quanto à sua angústia, outros faltam às aulas para lidar com ela, negam os sentimentos que os alunos despertam neles, ou projetam a responsabilidade pelos alunos com dificuldade em outras figuras da escola. E por fim discute a importância da angústia na relação professor-aluno, pois quando a angústia é tolerada, é de grande importância para a realização do trabalho, pois é por sentir essa angústia que o professor pode se preocupar, questionar-se, pensar sobre o problema e tentar encontrar novos caminhos de atuação.Abstract: The concern about teachers is no long exclusively related to their formation, due to the indications of some difficulties that they have had to face which involve the dedicated position, besides those traditionally taken into consideration such as policy and cognitive. This can easily be seen today by the high number of dismissals and leaves of absence of teachers as a consequence to health problems, most of them emotional. Keeping in mind the emotional difficulties they face, this study deals with the anxiety felt by the teachers with students, through a psychoanalytical analysis of the anxieties of six teachers of 1st-4th grades of an elementary public school, based on Freud's concept of anxiety (this concept is defined as a reaction to a situation of danger referring to the physical or psychic helplessness when faced with a traumatic situation) and of Melanie Klein's concepts of demandable and depressive anxieties. The study discusses the investigation in psychoanalysis, the psychoanalytical method, and the importance of favoring the individual, the subjectivity of people and the possibility of research by someone who is not an analyst, due to the setting of the research being different from that of analysis. It discusses the anxieties in our contemporary world, the changes that occur in our society and how they influence the psyche of the subjects of our era, the public school nowadays and what it is to be a teacher today. There are the six interviews, the analyses and from them, a general analysis of the anxiety phenomenon, with themes which pass through this phenomenon such as, loss of authority, hate in the teacher-student relationship and how the teachers deal with this feeling. Some teachers are vague as to their anxieties while others miss classes in order to deal with them, deny the feelings that the students arouse in them or project the responsibility for the students with problems to other people in the school. Finally, the importance of anxiety in the teacher-student relationship is discussed since, when the anxiety is tolerated, it is of great importance for the completion of the work, because it is by feeling this anxiety that the teacher can worry about it, question him/herself, think about the problem and try to find new paths of action.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Pereira, Mario Eduardo CostaSoligo, Ângela FátimaCeleri, Eloisa Helena Rubello VallerPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOyama, Daniela Kitawa2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf137 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609039OYAMA, Daniela Kitawa. A angustia do professor diante do aluno: um estudo com professoras das primeiras series do Ensino Fundamental. 2009. 137 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609039. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/439696porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:28:17Zoai::439696Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:28:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A angustia do professor diante do aluno : um estudo com professoras das primeiras series do Ensino Fundamental
The anxiety of a teacher in front of a student : a study with first grade teachers
title A angustia do professor diante do aluno : um estudo com professoras das primeiras series do Ensino Fundamental
spellingShingle A angustia do professor diante do aluno : um estudo com professoras das primeiras series do Ensino Fundamental
Oyama, Daniela Kitawa
Angústia
Professores e alunos
Relações educativas
Psicanálise e educação
Anxiety
Teachers and students
Educative relations
Psychoanalysis and education
title_short A angustia do professor diante do aluno : um estudo com professoras das primeiras series do Ensino Fundamental
title_full A angustia do professor diante do aluno : um estudo com professoras das primeiras series do Ensino Fundamental
title_fullStr A angustia do professor diante do aluno : um estudo com professoras das primeiras series do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A angustia do professor diante do aluno : um estudo com professoras das primeiras series do Ensino Fundamental
title_sort A angustia do professor diante do aluno : um estudo com professoras das primeiras series do Ensino Fundamental
author Oyama, Daniela Kitawa
author_facet Oyama, Daniela Kitawa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Archangelo, Ana, 1965-
Pereira, Mario Eduardo Costa
Soligo, Ângela Fátima
Celeri, Eloisa Helena Rubello Valler
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oyama, Daniela Kitawa
dc.subject.por.fl_str_mv Angústia
Professores e alunos
Relações educativas
Psicanálise e educação
Anxiety
Teachers and students
Educative relations
Psychoanalysis and education
topic Angústia
Professores e alunos
Relações educativas
Psicanálise e educação
Anxiety
Teachers and students
Educative relations
Psychoanalysis and education
description Orientador: Ana Archangelo
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609039
OYAMA, Daniela Kitawa. A angustia do professor diante do aluno: um estudo com professoras das primeiras series do Ensino Fundamental. 2009. 137 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609039. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609039
identifier_str_mv OYAMA, Daniela Kitawa. A angustia do professor diante do aluno: um estudo com professoras das primeiras series do Ensino Fundamental. 2009. 137 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609039. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/439696
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
137 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189003076829184