Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores : um estudo de caso em Sena Madureira/AC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Miriam Aparecida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607980
Resumo: Orientador: Mauricio Compiani
id UNICAMP-30_6a37ca2be26259c982dd5b858dfc5a3d
oai_identifier_str oai::433741
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores : um estudo de caso em Sena Madureira/ACMunicipal school atlases and the possibility of continued formation of teachers : a case study in Sena Madureira/ACAtlasSaberes do docenteEnsino - MetodologiaProfessores - FormaçãoGeografia - Estudo e ensinoOrientador: Mauricio CompianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Este trabalho teve como propósito discutir o estudo do lugar como uma possibilidade de formação de professores, tendo os Atlas Escolares Municipais como mediadores desse processo. Esta pesquisa foi realizada à luz de uma metodologia participante, o que implicou a utilização de diferentes instrumentos de investigação. Considerando que os professores, em sua trajetória, constroem e reconstroem seus conhecimentos conforme a necessidade de utilização dos mesmos, de suas experiências, de seus percursos formativos e profissionais, esta pesquisa aponta para uma revisão da compreensão da prática pedagógica dos professores envolvidos e traz à tona a discussão sobre os saberes docentes. As pesquisas sobre formação de professores têm chamado a atenção para o fato de analisar a prática pedagógica como algo relevante, cuja prática cotidiana é valorizada. Considerando a complexidade da prática pedagógica e dos saberes docentes, pesquisas como esta buscam resgatar o papel do professor, destacando a importância de se pensar a formação como algo para além da universidade, algo que envolva o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional da profissão docente. Neste trabalho, busco desempenhar meu papel profissional numa dialética que articula a implicação e o distanciamento, a afetividade e a racionalidade, o simbólico e o imaginário, a mediação e o desafio. Nessa reflexão faço um resgate metodológico, apresento um esboço da proposta de formação continuada a partir dos Atlas Escolares Municipais e faço uma reflexão sobre a minha atuação como pesquisadora.Abstract: The purpose of this job was oriented to discuss the study of the place as a possibility for teacher's formation, using the municipal school atlases as mediators of this process. This survey was conducted under a participant methodology, where different investigation instruments were used. Considering that teachers, within their professional path, construct and reconstruct their knowledge according to there usage needs, their experiences, their training paths and career, this research points to a revision for the understanding of practice teaching staff and brings to the debate of the teachers' knowledge. The researches on teacher's education have drawn attention to examine the pedagogical practice as something relevant, where the daily practice is evaluated. Considering the complexity of the pedagogical practice and the teacher's knowledge, research such this one redeem the roles of the teacher, highlighting the importance keeping in mind as something beyond the university arena, something that involves personal, professional and organizational development of the teaching profession. In that project I search play my professional role in a dialectic that articulates the involvement, the detachment, the effectiveness and the rationality, the symbolic and the imaginary, the mediation and the challenge. Within this reflection I do a methodology recue, presenting an outline of the proposed continuing education through the municipal school atlases and a self-reflection on my roles as a researcher.DoutoradoDoutor em Ciências[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Sann, Janine Gisele LeNegrão, Oscar Braz MendonzaPontuschka, Nídia NacibOliveira Junior, Wencesláo Machado deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBueno, Miriam Aparecida20082008-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf152 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607980BUENO, Miriam Aparecida. Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores: um estudo de caso em Sena Madureira/AC. 2008. 152 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607980. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/433741porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-29T14:28:16Zoai::433741Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-29T14:28:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores : um estudo de caso em Sena Madureira/AC
Municipal school atlases and the possibility of continued formation of teachers : a case study in Sena Madureira/AC
title Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores : um estudo de caso em Sena Madureira/AC
spellingShingle Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores : um estudo de caso em Sena Madureira/AC
Bueno, Miriam Aparecida
Atlas
Saberes do docente
Ensino - Metodologia
Professores - Formação
Geografia - Estudo e ensino
title_short Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores : um estudo de caso em Sena Madureira/AC
title_full Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores : um estudo de caso em Sena Madureira/AC
title_fullStr Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores : um estudo de caso em Sena Madureira/AC
title_full_unstemmed Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores : um estudo de caso em Sena Madureira/AC
title_sort Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores : um estudo de caso em Sena Madureira/AC
author Bueno, Miriam Aparecida
author_facet Bueno, Miriam Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
Sann, Janine Gisele Le
Negrão, Oscar Braz Mendonza
Pontuschka, Nídia Nacib
Oliveira Junior, Wencesláo Machado de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Miriam Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Atlas
Saberes do docente
Ensino - Metodologia
Professores - Formação
Geografia - Estudo e ensino
topic Atlas
Saberes do docente
Ensino - Metodologia
Professores - Formação
Geografia - Estudo e ensino
description Orientador: Mauricio Compiani
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607980
BUENO, Miriam Aparecida. Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores: um estudo de caso em Sena Madureira/AC. 2008. 152 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607980. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607980
identifier_str_mv BUENO, Miriam Aparecida. Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores: um estudo de caso em Sena Madureira/AC. 2008. 152 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607980. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/433741
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
152 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188993577779200