Mecanização de bitola larga para redução do tráfego e do custo de colheita da cana-de-açúcar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michelazzo, Marcio Beraldo, 1973-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636311
Resumo: Orientador: Paulo Sérgio Graziano Magalhães
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O presente trabalho analisou o conceito de tráfego reduzido associado a um aumento drástico da bitola das colhedoras como forma de compatibilizar os requerimentos antagônicos de rodas e plantas, separando permanentemente e aumentando as áreas usadas para o desenvolvimento das plantas em detrimento daquelas usadas para o tráfego. Dessa maneira, as áreas de produção, localizadas entre as pistas de tráfego, foram usadas exclusivamente para o plantio, sem sofrer a compactação associada ao tráfego. O trabalho avaliou dentro desse conceito uma colhedora de cana-de-açúcar, denominada de estrutura de bitola larga (EBL). Para tanto, concebeu-se modelos determinísticos, utilizando-se de conjunto conhecido de entradas e do qual resultou um único conjunto de saídas, que foram usados para estimar a área trafegada, desempenho operacional, consumo de combustível, custo da manutenção, mão de obra, depreciação e custo da operação de colheita, sem contemplar a operação de transbordo. Os resultados foram validados por meio de dados gerados em frotas de colhedoras de uma linha usadas em escala comercial. A EBL apresentou reduções de 70% na área de solo trafegada e também de 60% no custo da operação de colheita em relação a colhedora convencional de uma linha. As EBLs apresentaram ainda consumo estimado de combustível por quantidade de cana-de-açúcar colhida menor que o das colhedoras convencionais. Estudou-se também o efeito das principais variáveis que determinam o custo da colheita modificando-as individualmente em 1% no seu valor e mantendo as restantes no valor comercial da simulação. Assim, observou-se uma tendência de redução na flutuação do custo, frente às mudanças das variáveis, com o aumento de linhas colhidas simultâneas. O modelo de custo adotado também viabilizou a extrapolação das variáveis de custo a valores fora dos valores médios praticados nas usinas e com isso permitiu verificar a robustez da hipótese proposta para valores extremos das variáveis que determinaram o custo. A magnitude da redução de custo, no caso das EBLs, permaneceu na faixa dos 60%, independentemente da magnitude das variáveis de custo consideradasAbstract: The mechanized processes of the sugarcane production system involves an intense machine traffic, which is the main responsible of soil compaction. The ideal soil conditions for traffic are opposite to those required for the development of plants. The present work analyzed the concept of reduced traffic associated to a drastic increase of harvester gauge. This way the antagonistic soil requirements for wheels and plants are better attended by permanently separating and increasing the areas used for plant development in detriment of those used for traffic. The production areas, located between the traffic trails are used exclusively for planting, without suffering the compaction associated to traffic. The work evaluated a sugarcane harvester, called the wide gauge structure (EBL). Deterministic models were developed, using a known set of inputs data that results in a single set of outputs, which were used to estimate the trafficked area, harvesting performance, fuel consumption, depreciation and capital cost of the harvesting operation, without considering the operation of infield transport. The results were validated using data from single-row harvesters used in commercial scale. The EBL presented a 70% reduction of the trafficked area and 60% reduction of the harvesting cost when compared to the conventional single-row harvester. It was also studied the sensitivity of the harvesting cost to changes in the main variables of the cost model. It was done by individually modifying each variable by 1%, keeping the remaining variables at the commercial value. A reduction in the cost fluctuation was detected with the increase of the number of lines harvested simultaneously. In order to verify the robustness of the hypothesis proposed the cost model was applied to extreme values of the input variables, away from the average values practiced in commercial operations. The results indicated that the magnitude of the cost reduction, in the case of the EBLs, remained in the 60% range, regardless of the magnitude of the input variablesDoutoradoMáquinas AgrícolasDoutor em Engenharia AgrícolaCNPQ140791/2008-6[s.n.]Magalhães, Paulo Sergio Graziano, 1957-Souza, Zigomar Menezes deNeves, Jorge Luis MangoliniMilan, MarcosLanças, Kleber PereiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia AgrícolaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia AgrícolaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMichelazzo, Marcio Beraldo, 1973-20182018-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636311MICHELAZZO, Marcio Beraldo. Mecanização de bitola larga para redução do tráfego e do custo de colheita da cana-de-açúcar. 2018. 1 recurso online (127 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636311. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1089064Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T16:46:07Zoai::1089064Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-06-17T16:46:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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