Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641349 |
Resumo: | Orientador: Eliete Maria Silva |
id |
UNICAMP-30_79ca3a4439dc6245ea93f0e5aef0f7b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1164567 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de SaúdeEducation Professional in nursing and the principles of Unified Health SystemSistema Único de Saúde (Brasil)Educação em enfermagemEducação técnica em enfermagemEnsino profissionalEducation, nursingEducation, Nursing, AssociateEducation, ProfessionalUnified Health SystemOrientador: Eliete Maria SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: INTRODUÇÃO: o objeto de investigação desta pesquisa é a formação técnica de enfermagem e sua relação com os princípios do Sistema Único de Saúde. A educação é concebida, neste estudo, como processo de trabalho desenvolvido pelo homem, sendo influenciado e determinado por fatores sociais e políticos, por isso, foi realizada retrospectiva histórica sobre a formação técnica de enfermagem, bem como do surgimento do SUS. OBJETIVOS: analisar o processo ensino-aprendizagem na formação do técnico de enfermagem em relação aos princípios do SUS em uma instituição pública de ensino da região metropolitana de Campinas; identificar como as professoras e a coordenadora da instituição percebem a formação técnica em enfermagem para os princípios do SUS; investigar como egressos do curso técnico de enfermagem percebem a formação para os princípios do SUS; e avaliar a aderência do planejamento e do projeto político-pedagógico (PPP) da instituição em relação aos requerimentos do ensino técnico de enfermagem na perspectiva do SUS. REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO: trata-se de um estudo de natureza qualitativa e histórico-social. Foi empregada a análise documental. Os dados obtidos foram interpretados segundo a Teoria da Análise de Conteúdo, modalidade temática para analisar os relatos obtidos através de entrevistas semiestruturadas com 12 egressos do curso técnico de enfermagem e 11 docentes. RESULTADOS: os dados analisados revelaram as contradições e as semelhanças dos depoimentos de docentes e egressos, que permitiram a construção de uma trajetória dividida em duas categorias: prática pedagógica e processo educativo, com suas respectivas unidades de registro, permitindo compreender, pela fala dos entrevistados, o delineamento dessas categorias na formação do técnico de enfermagem. CONCLUSÃO: os grupos e a instituição analisados permitiram identificar como se dá a percepção sobre a formação técnica de enfermagem e os princípios do SUS, permitindo alcançar os objetivos deste estudo. Com a análise do PPP da instituição e do plano de curso técnico de enfermagem, pode-se concluir que há baixa aderência ao que é preconizado como formação técnica na perspectiva do SUS. Pela relevância do tema, o estudo contribui para o fortalecimento do SUS e para o aperfeiçoamento da formação técnica de enfermagem segundo os princípios desse sistemaAbstract: INTRODUCTION: the object of investigation of this research is the technical formation of nursing and its relationship with the principles of the Unified Health System. Education is conceived in this study as a work process developed by man, being influenced by social and political factors, so a historical retrospective was conducted on the technical formation of nursing, as well as the emergence of the SUS. OBJECTIVES: To analyze the teaching-learning process in the training of nursing technicians in relation to the principles of the Unified Health System in the school in question; Identify how the teachers and coordinator of this institution perceive the technical training in nursing for the principles of the Unified Health System; Investigating how graduates of the nursing technical course perceive the training for the principles of the SUS and Evaluate the adherence of the planning and pedagogical political project of the institution in relation to the requirements of technical nursing education from the perspective of the Unified Health System. THEORETICAL-METHODOLOGICAL FRAMEWORK: This is a descriptive study, qualitative and historical-social. Documental analysis and the data obtained were interpreted according to the theory of Content Analysis, a thematic modality to analyze the reports obtained through semi-structured interviews for 12 graduates of the nursing technical course and 11 professors. The dialectical reference was used. RESULTS: In this research, with the objective of analyzing training, through the teaching-learning process, involving teachers and graduates, the analyzed data were distributed into two categories: pedagogical practice and educational process, with their respective registration units. CONCLUSION: The groups and institution analyzed allowed identifying how the perception about technical nursing education and the principles of the Unified Health System occurs. With the analysis of the PPP of the institution and the nursing technical course plan, a low adherence to what is recommended as technical training from the perspective of the Unified Health System can be concluded. Due to the relevance of the theme, further studies are suggestedMestradoCuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e EnfermagemMestra em Ciências da SaúdeCAPES001[s.n.]Silva, Eliete Maria, 1960-Sordi, Mara Regina Lemes deRamos, Marise NogueiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBadin, Murielle, 1992-20202020-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (96 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641349BADIN, Murielle. Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de Saúde. 2020. 1 recurso online (96 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641349. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164567Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-13T18:48:42Zoai::1164567Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-13T18:48:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de Saúde Education Professional in nursing and the principles of Unified Health System |
title |
Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de Saúde |
spellingShingle |
Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de Saúde Badin, Murielle, 1992- Sistema Único de Saúde (Brasil) Educação em enfermagem Educação técnica em enfermagem Ensino profissional Education, nursing Education, Nursing, Associate Education, Professional Unified Health System |
title_short |
Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de Saúde |
title_full |
Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de Saúde |
title_fullStr |
Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de Saúde |
title_full_unstemmed |
Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de Saúde |
title_sort |
Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de Saúde |
author |
Badin, Murielle, 1992- |
author_facet |
Badin, Murielle, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Eliete Maria, 1960- Sordi, Mara Regina Lemes de Ramos, Marise Nogueira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Badin, Murielle, 1992- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde (Brasil) Educação em enfermagem Educação técnica em enfermagem Ensino profissional Education, nursing Education, Nursing, Associate Education, Professional Unified Health System |
topic |
Sistema Único de Saúde (Brasil) Educação em enfermagem Educação técnica em enfermagem Ensino profissional Education, nursing Education, Nursing, Associate Education, Professional Unified Health System |
description |
Orientador: Eliete Maria Silva |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-10-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641349 BADIN, Murielle. Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de Saúde. 2020. 1 recurso online (96 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641349. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641349 |
identifier_str_mv |
BADIN, Murielle. Formação técnica em enfermagem e os princípios do Sistema Único de Saúde. 2020. 1 recurso online (96 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641349. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164567 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (96 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189173198848000 |