Propostas para ingles no ensino fundamental I publico : plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612058
Resumo: Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
id UNICAMP-30_83b29bfbe19590a686ae7d21a52336f4
oai_identifier_str oai::768269
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Propostas para ingles no ensino fundamental I publico : plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentosGuildelines for the teaching of english at brazilian ensino fundamental I : plurilinguism, transculturality and multiliteraciesLíngua inglesa - Estudo e ensinoEnsino fundamentalMultilinguismoTransculturalidadeMultiletramentosEnglish language - Study and teachingPrimary educationPlurilingualismTransculturalityMultiletraciesOrientador: Roxane Helena Rodrigues RojoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LiunguagemResumo: Marcado por uma natureza de ordem exploratória e propositiva, este trabalho volta-se ao ensino-aprendizagem de inglês nos anos iniciais da Educação Básica. Até o presente momento, as línguas estrangeiras não integram, oficialmente, a Matriz curricular desse âmbito educacional, o que impõe à área severas limitações. Na medida em que esse ensino encontra-se fortalecido nas escolas particulares, pode-se compreender o caráter não compulsório da disciplina nos níveis iniciais do setor público como excludente. Por outro lado, frente à importância do inglês em uma sociedade globalizada e a despeito dos controversos impactos de sua influência nos mais variados campos, temos presenciado algumas iniciativas de implantação do ensino da língua inglesa nas séries iniciais da escola pública, o que vem ocorrendo de forma irregular e sem apoio de parâmetros oficiais, possivelmente fragilizando o processo e intensificando desigualdades. Diante do exposto, este estudo busca delinear diretrizes teórico-práticas que possam orientar o ensino de língua inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob perspectivas éticas e transformadoras. Com o apoio das teorizações bakhtinianas, que aferem à linguagem uma natureza dialógica, discursiva e situada, procurou-se aqui discutir as especificidades de um ensino formador, voltado à construção de multiletramentos que atendam à noção de cidadania ativa e crítica na contemporaneidade. Assim sendo, com base em uma abordagem plurilíngue e pluricultural frente à educação de línguas, tomaram-se aqui os gêneros discursivos como organizadores do ensino de línguas no nível escolar focalizado. Nessa perspectiva, o inglês mostrou-se um objeto fronteiriço, que viabiliza a confluência de diferentes culturas, línguas e linguagens sociais na sala de aula. Sob esse enfoque, foram aqui especificadas as principais categorias para a composição de uma organização curricular de bases plurilíngues e transculturais, sendo essas diretrizes seguidas de propostas de ordem práticaAbstract: Revealing an exploratory and proactive nature, this work aims at the English teaching and learning process as far as the first years of formal education in Brazil is concerned. Up to the present moment, foreign languages, including English, are not officially part of the National Curriculum of the first five schooling years. Since foreign language teaching happens on a regular and solid basis as far as private schools are concerned, its optional and therefore fragile nature when it comes to public education shows clear evidence of exclusion. Nevertheless, due to the importance of English in a globalized world and despite all the controversial socio-educational impacts of such an influence, there has been an increase in the implementation of this discipline at the beginning years of Brazilian public education, which has been happening at an irregular pace and without official parameters, impairing the process and intensifying social differences. Therefore, the main objectives of this study lie on the development of possible guidelines to support a more effective, situated and meaningful teaching-learning process in the named context, on a critical and transformative basis. Standing for a pluralistic approach to language education, in and by which multiliteracies can be developed to attend the demands of the present world, the bakhtinian speech genres are here taken as organizers of the educational process. It is strongly believed that through a dialogic, pluralistic and transcultural teaching, in which English plays the role of a boundary object, there can be the hybridization of languages and cultures. From this perspective, theoretical guidelines have been developed in this study, as well as some teaching practical propositions have been presentedDoutoradoLíngua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-Moita Lopes, Luiz Paulo daMonte Mor, WalkyriaMaher, Terezinha de Jesus MachadoRajagopalan, KanavillilUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Claudia Hilsdorf, 1965-20102010-09-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf mp4231 p. : il. + + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612058ROCHA, Claudia Hilsdorf. Propostas para ingles no ensino fundamental I publico: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. 2010. 231 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Liunguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612058. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768269https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768269https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768269https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768269https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768269porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-27T16:04:57Zoai::768269Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-27T16:04:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas para ingles no ensino fundamental I publico : plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos
Guildelines for the teaching of english at brazilian ensino fundamental I : plurilinguism, transculturality and multiliteracies
title Propostas para ingles no ensino fundamental I publico : plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos
spellingShingle Propostas para ingles no ensino fundamental I publico : plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos
Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Multilinguismo
Transculturalidade
Multiletramentos
English language - Study and teaching
Primary education
Plurilingualism
Transculturality
Multiletracies
title_short Propostas para ingles no ensino fundamental I publico : plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos
title_full Propostas para ingles no ensino fundamental I publico : plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos
title_fullStr Propostas para ingles no ensino fundamental I publico : plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos
title_full_unstemmed Propostas para ingles no ensino fundamental I publico : plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos
title_sort Propostas para ingles no ensino fundamental I publico : plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos
author Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
author_facet Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-
Moita Lopes, Luiz Paulo da
Monte Mor, Walkyria
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Rajagopalan, Kanavillil
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Multilinguismo
Transculturalidade
Multiletramentos
English language - Study and teaching
Primary education
Plurilingualism
Transculturality
Multiletracies
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Multilinguismo
Transculturalidade
Multiletramentos
English language - Study and teaching
Primary education
Plurilingualism
Transculturality
Multiletracies
description Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-09-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612058
ROCHA, Claudia Hilsdorf. Propostas para ingles no ensino fundamental I publico: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. 2010. 231 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Liunguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612058. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612058
identifier_str_mv ROCHA, Claudia Hilsdorf. Propostas para ingles no ensino fundamental I publico: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. 2010. 231 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Liunguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612058. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768269
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768269
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768269
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768269
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf mp4
231 p. : il. + + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189029979095040