Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folador, Pollyana, 1991-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7104
Resumo: Orientador: Elenice Valentim Carmona
id UNICAMP-30_8734c0e2b161dfd4a8de0c992ba2201f
oai_identifier_str oai::1258566
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperasDevelopment and evaluation of an online course on empathic listening for nurses who take care of women in the postpartum periodEducação continuada em enfermagemEnsino a distânciaInformática em enfermagemDepressão pós-partoPeríodo pós-partoEducation, Nursing continuingEducation, DistanceNursing informaticsDepression, PostpartumPostpartum periodOrientador: Elenice Valentim CarmonaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: Introdução: Os enfermeiros prestam cuidados às mulheres ao longo do seu ciclo reprodutivo, especialmente durante o pós-parto, fase em que oito em cada 10 mulheres desenvolvem sintomas depressivos e ansiosos. A Escuta Empática é uma intervenção que fornece meios para o enfermeiro identificar e manejar esses casos. No entanto, para que implementem essa intervenção, é necessário instrumentalizá-los. Objetivo: Desenvolver e avaliar um curso online sobre Escuta Empática para enfermeiros que atuam no cuidado de mulheres no pós-parto. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica de produção tecnológica aplicada à saúde. O curso online foi desenvolvido com base no modelo ADDIE (Analysis-Design-Development-Implementation-Evaluation ou Análise-Design-Desenvolvimento-Implementação-Avaliação), um modelo de design instrucional cíclico amplamente utilizado para a construção de ferramentas de ensino baseadas na Web, que podem ser disponibilizadas na plataforma Moodle. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob Parecer n. 3.333.283/2019. O curso foi submetido à validação de conteúdo junto a um comitê especialistas da área de saúde materno-infantil utilizando-se Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e Grupo Focal. O IVC deveria ser maior ou igual 0,80. Posteriormente, foi avaliada a qualidade do curso por meio do Instrumento para Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem na perspectiva dos usuários, versão 5.0, composto por indicadores que avaliam a qualidade dos recursos de vídeo, áudio e software, com escore final de 0 a 1,00, no qual escores abaixo de 0,59 representam ausência de qualidade e valores iguais ou maiores a 0,60 representam algum nível de qualidade. Os objetos de aprendizagem foram avaliados pelos especialistas da área materno infantil com acréscimo de especialistas em Tecnologia da Informação (TI). Foram realizadas análises descritivas dos dados. Resultados: O conteúdo foi validado por 12 especialistas, sendo o IVC superior a 0.80 em todos itens analisados. O grupo focal contou com a participação de 10 desses especialistas e subsidiou ajustes no conteúdo final, com consenso dos participantes. Após essa etapa, o conteúdo validado foi inserido na Plataforma Moodle em formato de curso com carga horária de 30 horas, organizado em cinco seções: Apresentação; Pré-teste; Unidade 1 – Introdução ao adoecimento psíquico decorrente do puerpério; Unidade 2 – Intervenção Escuta Empática e Pós-teste. Em seguida, 9 especialistas de saúde materno infantil e 3 de TI navegaram pelo curso e realizaram a avaliação dos objetos de aprendizagem, o que obteve escore total de 0.94 (DP 0.04), sendo considerado um curso de boa qualidade. Conclusão: O modelo de design instrucional ADDIE, aliado ao referencial pedagógico utilizado, possibilitou desenvolver o "Curso online de escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas" de forma estruturada e concisa, considerando as vivências e conhecimentos prévios dos enfermeiros. O conteúdo foi validado e o curso foi avaliado como de boa qualidadeAbstract: Introduction: Nurses take care of women throughout reproductive cycle, especially on postpartum period, when eight of 10 women present depressive and anxious symptoms. Empathetic listening is an intervention that provides to nurses ways for identifying and managing these cases. However, for this implementation, it is necessary to educate nurses. Objective: To develop and evaluate an online course on Empathetic Listening for nurses who take care of women in the postpartum period. Method: Methodological study on technology development applied to health. The online course was developed according to ADDIE model (Analysis-Design-Development-Implementation-Evaluation), a cyclic instructional design model widely used for construction of web-based teaching tools, which can be available by Moodle Platform. The study was approved by the Research Ethics Committee of University of Campinas (UNICAMP), under Opinion no. 3,333,283 / 2019. The developed online course was submitted to content validation by committee of experts on maternal and child health, applying Content Validity Index (CVI) and Focus Group. The CVI should be greater than or equal to 0.80. After that, the quality of the course was assessed using the Instrument for Assessing the Quality of Learning Objects from the perspective of users, version 5.0: composed by indicators that assess the quality of the video, audio and software resources, with a final score from 0 to 1, 00. According this tool, scores below 0.59 represent no quality and values equal to or greater than 0.60 represent some level of quality. The learning objects quality was assessed by experts on maternal and child health plus experts on Information Technology (IT). Results: The content was validated by 12 experts, with the CVI higher than 0.80 in all analyzed criteria. Focus Group had the participation of 10 of these experts, and subsidized adjustments in the final content, according consensus among them. The validated content was inserted in the Moodle Platform, in course format, with 30 continuing education hours structured into five sections: Presentation; Pre-test; Unit 1 - Introduction to psychic illness due to the puerperium; Unit 2 - Empathetic Listening Intervention, and Post-test. Then, nine experts on maternal and child health and three IT experts have navigate the course and performed learning objects evaluation. It was obtained a total score of 0.94 (SD 0.04), what means it is a good quality course (score values between 0.90 e 0.94). Descriptive data analyzes were performed. Conclusion: The ADDIE, combined with the pedagogical reference, supported the development of "Online course of empathetic listening for nurses who take care of puerperal women", by a structured and concise manner, considering the nurses' previous experiences and knowledge. The content was validated by experts and the course was evaluated as good quality onesMestradoCuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e EnfermagemMestra em Ciências da Saúde[s.n.]Carmona, Elenice Valentim, 1976-Lopes, Maria Helena Baena de MoraesPeres, Heloisa Helena CiquetoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFolador, Pollyana, 1991-20202020-09-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (115 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7104FOLADOR, Pollyana. Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas. 2020. 1 recurso online (115 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7104. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1258566Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-20T16:22:30Zoai::1258566Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-01-20T16:22:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas
Development and evaluation of an online course on empathic listening for nurses who take care of women in the postpartum period
title Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas
spellingShingle Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas
Folador, Pollyana, 1991-
Educação continuada em enfermagem
Ensino a distância
Informática em enfermagem
Depressão pós-parto
Período pós-parto
Education, Nursing continuing
Education, Distance
Nursing informatics
Depression, Postpartum
Postpartum period
title_short Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas
title_full Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas
title_fullStr Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas
title_full_unstemmed Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas
title_sort Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas
author Folador, Pollyana, 1991-
author_facet Folador, Pollyana, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carmona, Elenice Valentim, 1976-
Lopes, Maria Helena Baena de Moraes
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Enfermagem
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Folador, Pollyana, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada em enfermagem
Ensino a distância
Informática em enfermagem
Depressão pós-parto
Período pós-parto
Education, Nursing continuing
Education, Distance
Nursing informatics
Depression, Postpartum
Postpartum period
topic Educação continuada em enfermagem
Ensino a distância
Informática em enfermagem
Depressão pós-parto
Período pós-parto
Education, Nursing continuing
Education, Distance
Nursing informatics
Depression, Postpartum
Postpartum period
description Orientador: Elenice Valentim Carmona
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-09-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/7104
FOLADOR, Pollyana. Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas. 2020. 1 recurso online (115 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7104. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/7104
identifier_str_mv FOLADOR, Pollyana. Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas. 2020. 1 recurso online (115 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7104. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1258566
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (115 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189186113110016