Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Mariana Simões Pimentel, 1982-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443
Resumo: Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
id UNICAMP-30_8bfa25bd3e05a251314dacfefda03868
oai_identifier_str oai::436101
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidadesPedagogical procedures for the martial arts teachingLuta (Esporte) - Estudo e ensinoEsportes para deficientesEducação física para deficientesMartial arts - Study and teachingSport for disabledPhysical education for disabledOrientador: Jose Julio Gavião de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Pensar no fenômeno Lutas geralmente nos remete a um conjunto de modalidades, cada uma com sua história, filosofia e características específicas. Considerando as Lutas como um conhecimento complexo e legítimo da Educação Física, acreditamos que o ensino fragmentado em modalidades na iniciação tende a restringir o universo de possibilidades inerentes aos conteúdos deste conhecimento, deixando de contemplar alguns contextos e personagens da pedagogia do esporte, tais como as pessoas com deficiência. Desta forma, este estudo buscou compreender e propor novos procedimentos pedagógicos acerca do ensino das Lutas. Para o alcance de tal objetivo, utilizamos a entrevista semi-estruturada, coletando dados junto a quatro professores de Educação Física e mestres nas modalidades Judô, Jiu Jitsu, Taekwondo, Karate, Kendo e Esgrima. Após a transcrição das entrevistas, elas foram analisadas pela Análise de Enunciação, uma das técnicas da Análise de Conteúdo. Percebemos então, que as Lutas dispõem de princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/defesa, oponente/alvo, imprevisibilidade e regras) determinantes para a compreensão e leitura da dinâmica interna de qualquer prática de Luta, que solicitam o pensamento tático e a criação de técnicas para solução dos problemas num combate. Assim, pôde-se classificar (grupos de aproximação) e conceituar as Lutas como um conhecimento da Educação Física, passível de ser ensinado na educação formal e não formal, de maneira global, antecedendo o estágio especializado. Os dados demonstram que a prática das Lutas por pessoas com deficiência se dá em modalidades específicas (como o Judô e a Esgrima) e tende a despertar o potencial criativo tanto do aluno como do professor no processo de ensino- aprendizagem, embora alguns alunos se adaptem melhor aos movimentos de determinadas modalidades. Consideramos que a partir do método aqui proposto, pode iniciar-se o ensino das Lutas com ênfase nas "razões do fazer", significando ainda mais o aprendizado e permitindo que ele seja explorado nos diversos contextos (clubes, academias, escolas) e pelos mais diferentes personagens (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência).Abstract: Thinking of the martial Arts phenomenon usually leads us to a group of modalities, each one with its own history, philosophy and specific characteristics. Considering Martial Arts as a complex knowledge, legitimate of the physical education (P.E.) contend, we believe that the shattered teaching into modalities in the initiation process, leads to the restriction of the universe of possibilities Martial Arts can offer, not contemplating some of the Sports Pedagogy contexts and personages, such as people with disabilities. So, this study sought to comprehend and propose new pedagogical procedures around the Martial Arts teaching. For that we used semi structured interviews, colleting data from four P.E. teachers and masters in the modalities: Judo, Jiu Jitsu, Taekwondo, Karate and Fencing. After the transcription, they were analyzed by the Enunciation technique, one of the Contend Analysis techniques. We realized that the Martial Arts have conditional principles (intentional contact, attack/defense fusion, opponent/target, unpredictability and rules) determinant for the understanding and reading of a combat's internal dynamic of any Martial Arts manifestation, which demands the tactical thinking and the technique creation for problem resolutions in a combat. This way, we could classify (approximation groups) and define Martial Arts as a P.E. knowledge, possible to be taught in the formal and non formal education, through a global method, preceding the specialized stage. The data show that the Martial Arts practice by people with disabilities happens in specific modalities (such as Judo and Wheelchair fencing) and leads to develop the students' creative potential as much as the teachers' in the teaching/learning process, however some students may better adapt to the movements of some modalities. We consider that from the method proposed in this study, it is possible to start the Martial Arts teaching emphasizing the "doing reasons", signifying the learning even more and permitting it to be explored in all contexts (gyms, clubs, schools) by the most different personages (children, adults, elderly, people with disability).MestradoAtividade Física, Adaptação e SaúdeMestre em Educação Física[s.n.]Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Duarte, EdisonScaglia, Alcides JoséUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Mariana Simões Pimentel, 1982-2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436101porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-06T09:52:38Zoai::436101Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-06T09:52:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades
Pedagogical procedures for the martial arts teaching
title Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades
spellingShingle Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades
Gomes, Mariana Simões Pimentel, 1982-
Luta (Esporte) - Estudo e ensino
Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Martial arts - Study and teaching
Sport for disabled
Physical education for disabled
title_short Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades
title_full Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades
title_fullStr Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades
title_full_unstemmed Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades
title_sort Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades
author Gomes, Mariana Simões Pimentel, 1982-
author_facet Gomes, Mariana Simões Pimentel, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Duarte, Edison
Scaglia, Alcides José
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Mariana Simões Pimentel, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Luta (Esporte) - Estudo e ensino
Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Martial arts - Study and teaching
Sport for disabled
Physical education for disabled
topic Luta (Esporte) - Estudo e ensino
Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Martial arts - Study and teaching
Sport for disabled
Physical education for disabled
description Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443
GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443
identifier_str_mv GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
139 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188998808076288