Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443 |
Resumo: | Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida |
id |
UNICAMP-30_8bfa25bd3e05a251314dacfefda03868 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::436101 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidadesPedagogical procedures for the martial arts teachingLuta (Esporte) - Estudo e ensinoEsportes para deficientesEducação física para deficientesMartial arts - Study and teachingSport for disabledPhysical education for disabledOrientador: Jose Julio Gavião de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Pensar no fenômeno Lutas geralmente nos remete a um conjunto de modalidades, cada uma com sua história, filosofia e características específicas. Considerando as Lutas como um conhecimento complexo e legítimo da Educação Física, acreditamos que o ensino fragmentado em modalidades na iniciação tende a restringir o universo de possibilidades inerentes aos conteúdos deste conhecimento, deixando de contemplar alguns contextos e personagens da pedagogia do esporte, tais como as pessoas com deficiência. Desta forma, este estudo buscou compreender e propor novos procedimentos pedagógicos acerca do ensino das Lutas. Para o alcance de tal objetivo, utilizamos a entrevista semi-estruturada, coletando dados junto a quatro professores de Educação Física e mestres nas modalidades Judô, Jiu Jitsu, Taekwondo, Karate, Kendo e Esgrima. Após a transcrição das entrevistas, elas foram analisadas pela Análise de Enunciação, uma das técnicas da Análise de Conteúdo. Percebemos então, que as Lutas dispõem de princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/defesa, oponente/alvo, imprevisibilidade e regras) determinantes para a compreensão e leitura da dinâmica interna de qualquer prática de Luta, que solicitam o pensamento tático e a criação de técnicas para solução dos problemas num combate. Assim, pôde-se classificar (grupos de aproximação) e conceituar as Lutas como um conhecimento da Educação Física, passível de ser ensinado na educação formal e não formal, de maneira global, antecedendo o estágio especializado. Os dados demonstram que a prática das Lutas por pessoas com deficiência se dá em modalidades específicas (como o Judô e a Esgrima) e tende a despertar o potencial criativo tanto do aluno como do professor no processo de ensino- aprendizagem, embora alguns alunos se adaptem melhor aos movimentos de determinadas modalidades. Consideramos que a partir do método aqui proposto, pode iniciar-se o ensino das Lutas com ênfase nas "razões do fazer", significando ainda mais o aprendizado e permitindo que ele seja explorado nos diversos contextos (clubes, academias, escolas) e pelos mais diferentes personagens (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência).Abstract: Thinking of the martial Arts phenomenon usually leads us to a group of modalities, each one with its own history, philosophy and specific characteristics. Considering Martial Arts as a complex knowledge, legitimate of the physical education (P.E.) contend, we believe that the shattered teaching into modalities in the initiation process, leads to the restriction of the universe of possibilities Martial Arts can offer, not contemplating some of the Sports Pedagogy contexts and personages, such as people with disabilities. So, this study sought to comprehend and propose new pedagogical procedures around the Martial Arts teaching. For that we used semi structured interviews, colleting data from four P.E. teachers and masters in the modalities: Judo, Jiu Jitsu, Taekwondo, Karate and Fencing. After the transcription, they were analyzed by the Enunciation technique, one of the Contend Analysis techniques. We realized that the Martial Arts have conditional principles (intentional contact, attack/defense fusion, opponent/target, unpredictability and rules) determinant for the understanding and reading of a combat's internal dynamic of any Martial Arts manifestation, which demands the tactical thinking and the technique creation for problem resolutions in a combat. This way, we could classify (approximation groups) and define Martial Arts as a P.E. knowledge, possible to be taught in the formal and non formal education, through a global method, preceding the specialized stage. The data show that the Martial Arts practice by people with disabilities happens in specific modalities (such as Judo and Wheelchair fencing) and leads to develop the students' creative potential as much as the teachers' in the teaching/learning process, however some students may better adapt to the movements of some modalities. We consider that from the method proposed in this study, it is possible to start the Martial Arts teaching emphasizing the "doing reasons", signifying the learning even more and permitting it to be explored in all contexts (gyms, clubs, schools) by the most different personages (children, adults, elderly, people with disability).MestradoAtividade Física, Adaptação e SaúdeMestre em Educação Física[s.n.]Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Duarte, EdisonScaglia, Alcides JoséUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Mariana Simões Pimentel, 1982-2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436101porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-06T09:52:38Zoai::436101Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-06T09:52:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades Pedagogical procedures for the martial arts teaching |
title |
Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades |
spellingShingle |
Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades Gomes, Mariana Simões Pimentel, 1982- Luta (Esporte) - Estudo e ensino Esportes para deficientes Educação física para deficientes Martial arts - Study and teaching Sport for disabled Physical education for disabled |
title_short |
Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades |
title_full |
Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades |
title_fullStr |
Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades |
title_sort |
Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas : contextos e possibilidades |
author |
Gomes, Mariana Simões Pimentel, 1982- |
author_facet |
Gomes, Mariana Simões Pimentel, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, José Júlio Gavião de, 1958- Duarte, Edison Scaglia, Alcides José Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Mariana Simões Pimentel, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Luta (Esporte) - Estudo e ensino Esportes para deficientes Educação física para deficientes Martial arts - Study and teaching Sport for disabled Physical education for disabled |
topic |
Luta (Esporte) - Estudo e ensino Esportes para deficientes Educação física para deficientes Martial arts - Study and teaching Sport for disabled Physical education for disabled |
description |
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443 GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443 |
identifier_str_mv |
GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagogicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608443. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188998808076288 |