Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonelotto, Josiane Maria de Freitas
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560
Resumo: Orientador: Vanda Maria Gimenes Gonçalves
id UNICAMP-30_8e5275b70d5d9362d58027758aba6ad4
oai_identifier_str oai::76747
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serieAtençãoDisturbios da aprendizagemOrientador: Vanda Maria Gimenes GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Este trabalho teve como objetivo comparar os aspectos neurológicos e psicológicos de escolares, cursando a primeira série da rede pública de ensino. Os sujeitos foram selecionados a partir de sua idade cronológica e submetidos a avaliações tradicionais e padronizadas e também a um roteiro, construido especialmente para este trabalho, com o objetivo principal de avaliar a Atenção dos sujeitos. A coleta do.s dados envolveu a participação de mães, pais e professoras, além dos escolares. O desempenho dos sujeitos definiu dois grupos distintos, um contendo sujeitos com algum problema de atenção e outro não. Em termos neurológicos, verificou-se diferenças entre os grupos no que diz respeito ao número de alterações encontradas em pelo menos um dos exames. Através da avaliação psicopedagógica, detectou-se diferenças no desempenho cognitivo, comportamento em sala de aula e ritmo de trabalho. Assim, destacou-se a importância do uso diversificado de instrumentos de avaliação, viabilizando a interdisciplinaridade na prática diagnósticaAbstract: This work has had as an aim to compare the neurological and psychological aspects of school children attending the first grade of elementary govemment school. The subject were selected based on the children chronological age and submitted to tradicional and standardized evaluations as well as to an inventory especially created for this work with the main objective of assessing the subjects Attention. Data 'collecting involved the participation of mothers, fathers and teachers, besides the pupils. The subjects performance defined two distinct groups, one of them containing subjects with some attention problems and the other without them. In neurological terms, differences between the groups were verified as to the number of alterations found in at least one of the tests. By means of a psychopedagogical assessment, differences in cognitive performance, classroom behavior and work rhythm were detected. And, thus, the importance of a diversified use of evaluation instruments enabling an interdisciplinary diagnostic practice was emphasizedMestradoNeurociênciasMestre em Fisiopatologia Médica[s.n.]Gonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-2010Santos, Acácia Aparecida Angeli dosMoura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Fisiopatologia MédicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTonelotto, Josiane Maria de Freitas19941994-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[124]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas. Atenção e desempenho escolar: uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie. 1994. [124]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76747porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:15:28Zoai::76747Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:15:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie
title Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie
spellingShingle Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie
Tonelotto, Josiane Maria de Freitas
Atenção
Disturbios da aprendizagem
title_short Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie
title_full Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie
title_fullStr Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie
title_full_unstemmed Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie
title_sort Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie
author Tonelotto, Josiane Maria de Freitas
author_facet Tonelotto, Josiane Maria de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-2010
Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Médica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonelotto, Josiane Maria de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Disturbios da aprendizagem
topic Atenção
Disturbios da aprendizagem
description Orientador: Vanda Maria Gimenes Gonçalves
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560
TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas. Atenção e desempenho escolar: uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie. 1994. [124]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas. Atenção e desempenho escolar: uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie. 1994. [124]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76747
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[124]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188767087460352