Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560 |
Resumo: | Orientador: Vanda Maria Gimenes Gonçalves |
id |
UNICAMP-30_8e5275b70d5d9362d58027758aba6ad4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::76747 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serieAtençãoDisturbios da aprendizagemOrientador: Vanda Maria Gimenes GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Este trabalho teve como objetivo comparar os aspectos neurológicos e psicológicos de escolares, cursando a primeira série da rede pública de ensino. Os sujeitos foram selecionados a partir de sua idade cronológica e submetidos a avaliações tradicionais e padronizadas e também a um roteiro, construido especialmente para este trabalho, com o objetivo principal de avaliar a Atenção dos sujeitos. A coleta do.s dados envolveu a participação de mães, pais e professoras, além dos escolares. O desempenho dos sujeitos definiu dois grupos distintos, um contendo sujeitos com algum problema de atenção e outro não. Em termos neurológicos, verificou-se diferenças entre os grupos no que diz respeito ao número de alterações encontradas em pelo menos um dos exames. Através da avaliação psicopedagógica, detectou-se diferenças no desempenho cognitivo, comportamento em sala de aula e ritmo de trabalho. Assim, destacou-se a importância do uso diversificado de instrumentos de avaliação, viabilizando a interdisciplinaridade na prática diagnósticaAbstract: This work has had as an aim to compare the neurological and psychological aspects of school children attending the first grade of elementary govemment school. The subject were selected based on the children chronological age and submitted to tradicional and standardized evaluations as well as to an inventory especially created for this work with the main objective of assessing the subjects Attention. Data 'collecting involved the participation of mothers, fathers and teachers, besides the pupils. The subjects performance defined two distinct groups, one of them containing subjects with some attention problems and the other without them. In neurological terms, differences between the groups were verified as to the number of alterations found in at least one of the tests. By means of a psychopedagogical assessment, differences in cognitive performance, classroom behavior and work rhythm were detected. And, thus, the importance of a diversified use of evaluation instruments enabling an interdisciplinary diagnostic practice was emphasizedMestradoNeurociênciasMestre em Fisiopatologia Médica[s.n.]Gonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-2010Santos, Acácia Aparecida Angeli dosMoura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Fisiopatologia MédicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTonelotto, Josiane Maria de Freitas19941994-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[124]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas. Atenção e desempenho escolar: uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie. 1994. [124]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76747porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:15:28Zoai::76747Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:15:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie |
title |
Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie |
spellingShingle |
Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie Tonelotto, Josiane Maria de Freitas Atenção Disturbios da aprendizagem |
title_short |
Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie |
title_full |
Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie |
title_fullStr |
Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie |
title_full_unstemmed |
Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie |
title_sort |
Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie |
author |
Tonelotto, Josiane Maria de Freitas |
author_facet |
Tonelotto, Josiane Maria de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-2010 Santos, Acácia Aparecida Angeli dos Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Médica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonelotto, Josiane Maria de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Disturbios da aprendizagem |
topic |
Atenção Disturbios da aprendizagem |
description |
Orientador: Vanda Maria Gimenes Gonçalves |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560 TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas. Atenção e desempenho escolar: uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie. 1994. [124]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas. Atenção e desempenho escolar: uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie. 1994. [124]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76747 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [124]f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188767087460352 |