Da rosa do povo a rosa das trevas : classicismo, melancolia e cosmovisão tragica na lirica de Drummond (1948-1951)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588528 |
Resumo: | Orientador: Vilma Sant'Anna Areas |
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Da rosa do povo a rosa das trevas : classicismo, melancolia e cosmovisão tragica na lirica de Drummond (1948-1951)Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987Poesia brasileiraOrientador: Vilma Sant'Anna AreasTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente tese ocupa-se do exame específico da guinada classicizante operada na lírica de Carlos Drummond de Andrade no pós-guerra, prenunciada pela antologia de 1948, intitulada NovosPoemas e configurada plenamente em Claro Enigma (1951). O alcance dessa guinada foi e tem sido objeto de polarização da crítica, que, frequentemente, tendeu a uma apreciação pouco valorativa, quando confrontada com a poesia social de A Rosa do Povo (1945) ou mesmo com a poesia objetual de Lição de Coisa (1961). Essa tendência parece decorrer seja da desconsideração para com as articulações mais íntimas e sempre dialéticas que unem o pessimismo e o formalismode Claro Enigma a certas especjficidades do conexto político e estético dos anos 40-50; seja da incompreensão frente à reapropriação drummondiana do legado "clássico", que nada tem de regressiva ou restauradora, como se costuma supor. Em virtude disso,a presente abordagem visa retomar tais articulações e examiná-las mais detidamente, elegendo, para tanto, duas balizas históricas que"parecem atuar de forma mais decisiva nessa viragem poética. De um lado, o neoclassicismo e o formalismo do livro são vistos em relação a um momento marcado,entre nós pela crescente especializaçãodo trabalho artístico. De outro, a frustração do projeto lírico-participante dos anos 40 e o pessimismo social dominante na obra são vistos como decorrência do radicalismo ideológico do PCUS no pós-guerra, que levaria à imposição do nalismo socialista como padrão artístico a ser seguido à risca, de acordo com a orientação jdanovista proveniente da matriz soviéticaAbstract: Da rosa do povo à rosa das trevas examines both neoclassicism and melancholyin Carlos Drummond de Andrade's lyrical work during the fifities, especially in Novos poemas (1948) and Claro enigma (1951), as seen in the context of growing artistic specialization together withthe cultural politics ofPCB in the years after the Second World War. The analysistakes up the prose of Passeios na ilha (1952), read as a kind of commentary on the poetical work during the same periodDoutoradoTeoria LiteráriaDoutor em Letras[s.n.]Arêas, Vilma Sant'Anna, 1936-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LetrasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCamilo, Vagner19991999-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf258p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588528CAMILO, Vagner. Da rosa do povo a rosa das trevas: classicismo, melancolia e cosmovisão tragica na lirica de Drummond (1948-1951). 1999. 258p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588528. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186729porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:06:31Zoai::186729Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:06:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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