Competências digitais de docentes do ensino superior : diagnóstico, formação e discussões sobre políticas institucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marroni, Lilian Saldanha, 1974-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15547
Resumo: Orientadores: Marco Antonio Garcia de Carvalho, Soely Aparecida Jorge Polydoro
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spelling Competências digitais de docentes do ensino superior : diagnóstico, formação e discussões sobre políticas institucionaisDigital competences of higher education professors : diagnosis, training and discussions of institutional policiesEnsino superiorFormação de professoresEducation, Higher; Teacher trainingTeacher trainingEducation, HigherOrientadores: Marco Antonio Garcia de Carvalho, Soely Aparecida Jorge PolydoroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o advento do ciberespaço alteraram profundamente as relações entre as pessoas e as formas de transmissão e aquisição de saberes. No cenário educacional, a incorporação das TICs trouxe possibilidades e desafios para a prática pedagógica docente. No entanto, para desempenhar seu novo papel, o professor precisa de uma série de competências e habilidades digitais que lhe torne capaz de aproveitar o potencial das tecnologias para melhorar e inovar a educação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal criar e avaliar uma estratégia de aprimoramento de competências digitais na formação e prática do professor a fim de identificar subsídios para uma política institucional de desenvolvimento profissional docente e o uso das TICs. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com abordagem quali-quantitativa, realizada por meio de três etapas. Na primeira, foi utilizado o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu) com o intuito de avaliar e analisar competências digitais de docentes do ensino superior do Instituto Federal de São Paulo no que se refere a áreas de competências e de conhecimento, gênero, idade e tempo de docência. A amostragem foi constituída por 195 professores. Os resultados apontaram que a maior parte dos docentes se encontra no nível intermediário. Entretanto, a ausência de uniformidade nos resultados indicou a existência de 14 competências com valores baixos. Na segunda etapa, as competências Gestão, proteção e compartilhamento, Estratégias de avaliação, Informação e letramento midiático e Uso responsável foram selecionadas para compor um programa de formação online para a formação continuada de docentes, que contou com a participação de 31 professores. Buscou-se examinar a contribuição desse programa para a integração das tecnologias na prática pedagógica, a motivação e expectativa de participação, as dificuldades ao longo da formação, a avaliação do programa na perspectiva dos participantes, as implicações na prática pedagógica e o efeito do programa na promoção das competências digitais. O programa foi eficiente na melhoria das competências e reverberou positivamente na prática docente. A maioria dos participantes teve uma percepção favorável em relação ao programa, elogiando a relevância do conteúdo, a elaboração dos materiais, o processo didático-pedagógico e o apoio virtual. Na terceira e última etapa foram discutidas as principais legislações educacionais na temática digital que dispõem sobre formação continuada de professores do ensino superior. Verificou-se que existe uma iniciativa, em fase preliminar, de um plano de formação dentro de uma política nacional mais ampla. As legislações analisadas evidenciam a importância de se formular políticas institucionais, mas não esclarecem como planejá-las, deixando ao encargo de cada instituição a responsabilidade pela elaboração das ações. Ao final, foi proposto um conjunto de recomendações que visam apoiar as Instituições de Ensino Superior no planejamento de ações formativas para a promoção do desenvolvimento profissional dos docentes e o uso de TICs no ensinoAbstract: Information and Communication Technologies (ICT) and the advent of cyberspace have profoundly changed the relationships between people and the ways in which knowledge is transmitted and acquired. In the educational scenario, the incorporation of technologies brought possibilities and challenges for the teaching pedagogical practice. However, to play his new role, the professor needs a series of digital skills and competences that enable him to take advantage of the potential of technologies so as to improve and innovate education. Thus, this research aims to create and evaluate a strategy to improve digital competence in teacher training and practice in order to identify subsidies for an institutional policy of teacher professional development and the use of ICTs. From the methodological point of view, this is an exploratory-descriptive research, with a qualitative-quantitative approach, carried out through three stages. In the first, the European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu) was used in order to evaluate and analyze digital competences of higher education professors at the Federal Institute of São Paulo in terms of areas of competences and knowledge, gender, age and teaching experience. The sample consisted of 195 professors. The results showed that most of the professors are in the intermediate level. However, the lack of uniformity in the results indicated the existence of 14 competences with low values. In the second stage, the competences Management, protection and sharing, Assessment strategies, Information and media literacy and Responsible Use were selected to compose a training program online for the continuing education of teachers, which had the participation of 31 teachers. It aimed to examine the contribution of this program to the integration of technologies in pedagogical practice, the motivation and expectation of participation, the difficulties throughout the training, the evaluation of the program from the perspective of the participants, the implications for pedagogical practice and the effect of the programme on the promotion of digital competences. The program was efficient in improving competences and reverberated positively in teaching practice. Most participants had a favorable perception of the program, praising the relevance of the content, the preparation of materials, the didactic-pedagogical process and virtual support. In the third and final stage were discussed the main educational legislation in the digital theme that provide on continuing education of higher education professors. It was found that there is an initiative, in the preliminary phase, of a training plan within a broader national policy. The laws analyzed show the importance of formulating institutional policies, but do not clarify how to plan them, leaving the responsibility of each institution to elaborate actions. At the end, a set of recommendations was proposed to support higher education institutions in the planning of training actions for the promotion of teacher professional development and the use of ICTs in educationDoutoradoSistemas de Informação e ComunicaçãoDoutora em TecnologiaCAPES001[s.n.]Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-Battestin, VanessaRibeiro, Luis Otoni MeirelesTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do CarmoCasarin, Helen de Castro SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarroni, Lilian Saldanha, 1974-20232023-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (246 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15547MARRONI, Lilian Saldanha. Competências digitais de docentes do ensino superior: diagnóstico, formação e discussões sobre políticas institucionais. 2023. 1 recurso online (246 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15547. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374871porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-26T13:03:58Zoai::1374871Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-26T13:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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