Currículo e identidades docentes : o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rampini, Elisabete Aparecida, 1967-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616719
Resumo: Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
id UNICAMP-30_9c0ca6f5375c8bc8895889441ef9b21e
oai_identifier_str oai::839972
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Currículo e identidades docentes : o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São PauloTeacher curriculum and identities : the case of curriculum proposal of the Secretary of Education of the State of São PauloCurrículosIdentidadeCiência políticaCulturaCurriculumIdentityPoliticsCultureOrientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esse trabalho envolve uma investigação acerca da reforma curricular implementada em 2008 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O foco principal da pesquisa e o conjunto de documentos curriculares denominado Caderno do Professor, que, no contexto da citada reforma, e o material distribuído para todos os professores da rede publica paulista do ensino básico com o conteúdo de cada bimestre e orientações as aulas dos professores. A investigação esta articulada, do ponto de vista teórico, a noção de identidade docente. O aporte teórico metodológico de pesquisa esta focado nas contribuições de Michel de Certeau e de Walter Benjamin. Foram entrevistados professores experientes do Ensino Médio que narraram como consomem as praticas identitárias docentes expressas no Caderno do Professor, como isso se traduz em suas praticas pedagógicas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados dessa investigação trazem indícios de que a experiência sofre um processo de apagamento com a utilização do Caderno do Professor, pois esse assume o lugar do docente na sala de aula. As praticas identitárias que são expressas no material didático Secretaria de Educação do Estado de São Paulo são os objetivos desejados para o mundo globalizado.Abstract: This work involves a research about the curriculum reform implemented in 2008 by the Secretary of Education of the State of Sao Paulo. The main focus of the research and the set of curricular documents called Teacher's Guide, which, in the context of the reform, and the material is distributed to all the teachers in the public network of State of Sao Paulo of basic education with the content of each two months and guidance to teachers' classes. The research is articulated, from a theoretical point of view, the concept of teacher identity. The theoretical methodological research is focused on the contributions of Michel de Certeau and of Walter Benjamin. Were interviewed teachers experienced in the Middle School that recounted how they consume the practices identity teachers expressed in the Specification of the Teacher, as it translates into their teaching practices at the disciplines of Portuguese Language and Mathematics. The results of this research provide evidence that the experience undergoes a process of erasure with the use of the Teacher's Book, because it takes the place of the teacher in the classroom. The practices of identity that are expressed in didactic material the Secretary of Education of the State of Sao Paulo are the desired goals for the globalised world.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Monteiro, AlexandrinaMoura, Anna Regina Lanner deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRampini, Elisabete Aparecida, 1967-20112011-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf111 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616719RAMPINI, Elisabete Aparecida. Currículo e identidades docentes: o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo. 2011. 111 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616719. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/839972porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:28:09Zoai::839972Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:28:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e identidades docentes : o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo
Teacher curriculum and identities : the case of curriculum proposal of the Secretary of Education of the State of São Paulo
title Currículo e identidades docentes : o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo
spellingShingle Currículo e identidades docentes : o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo
Rampini, Elisabete Aparecida, 1967-
Currículos
Identidade
Ciência política
Cultura
Curriculum
Identity
Politics
Culture
title_short Currículo e identidades docentes : o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo
title_full Currículo e identidades docentes : o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo
title_fullStr Currículo e identidades docentes : o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo
title_full_unstemmed Currículo e identidades docentes : o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo
title_sort Currículo e identidades docentes : o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo
author Rampini, Elisabete Aparecida, 1967-
author_facet Rampini, Elisabete Aparecida, 1967-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Monteiro, Alexandrina
Moura, Anna Regina Lanner de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rampini, Elisabete Aparecida, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Identidade
Ciência política
Cultura
Curriculum
Identity
Politics
Culture
topic Currículos
Identidade
Ciência política
Cultura
Curriculum
Identity
Politics
Culture
description Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-10-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616719
RAMPINI, Elisabete Aparecida. Currículo e identidades docentes: o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo. 2011. 111 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616719. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616719
identifier_str_mv RAMPINI, Elisabete Aparecida. Currículo e identidades docentes: o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo. 2011. 111 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616719. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/839972
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
111 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189066704420864