A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Eliana da Silva
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628
Resumo: Orientador: Antonio Miguel
id UNICAMP-30_9db052dad8fcb15086323ee03e65cab8
oai_identifier_str oai::326215
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questõesPratica socialAlgoritmosEducação matematica - HistóriaProfessores de matemática - FormaçãoOrientador: Antonio MiguelTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho situa-se no campo de pesquisa que investiga a participação da História da Matemática e da Educação Matemática na formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossa questão central de investigação consistiu em identificar os valores que estariam sustentando a naturalização do processo de transmissão da prática social do cálculo escrito na instituição escolar. Tal identificação foi realizada através de uma problematização do diálogo ocorrido, durante sessões interativas de investigação, entre a pesquisadora e um grupo de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Por sua vez, essa problematização tomou como ponto referência alguns aspectos da história dos processos de apropriação da prática social do cálculo escrito ao modo hindu-arábico. Os trabalhos de Michel Foucault constituíram fonte de inspiração para o desenvolvimento da pesquisaAbstract: The niche of this work is in the research field which investigates the participation of the History of Mathematics and Math Education in the formation of the teachers for the initial grades of elementary school. Our central subject of investigation has consisted of identifying the values which would be sustaining the naturalization of a transmission process in the social practice of calculation written at school. Such identification was accomplished through a problemization of the dialogue which took place during the interactive investigation sessions between the researcher and a group of teachers from the initial grades of elementary school. On its turn, this problemization has taken, as its point of reference, some aspects from the history of the social practice appropriation processes of writing calculation to the Hindu-Arabic mode. Michel Foucault's works have been an inspiration source for the development of this researchDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Eliana da Silva20042004-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf278p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628SOUZA, Eliana da Silva. A pratica social do calculo escrito na formação de professores: a historia como possibilidade de pensar questões. 2004. 278p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/326215porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T10:22:02Zoai::326215Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T10:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões
title A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões
spellingShingle A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões
Souza, Eliana da Silva
Pratica social
Algoritmos
Educação matematica - História
Professores de matemática - Formação
title_short A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões
title_full A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões
title_fullStr A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões
title_full_unstemmed A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões
title_sort A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões
author Souza, Eliana da Silva
author_facet Souza, Eliana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, Antonio, 1953-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Eliana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pratica social
Algoritmos
Educação matematica - História
Professores de matemática - Formação
topic Pratica social
Algoritmos
Educação matematica - História
Professores de matemática - Formação
description Orientador: Antonio Miguel
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628
SOUZA, Eliana da Silva. A pratica social do calculo escrito na formação de professores: a historia como possibilidade de pensar questões. 2004. 278p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SOUZA, Eliana da Silva. A pratica social do calculo escrito na formação de professores: a historia como possibilidade de pensar questões. 2004. 278p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/326215
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
278p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188913152000000