Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815 |
Resumo: | Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos |
id |
UNICAMP-30_9e0d80fc347efb25d5c9e1b63db1c670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::880900 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analíticoConcerto Carioca 3 by Radamés Gnattali : an analytical studyGnattali, Radamés, 1906-1988MúsicaTeoria musicalMúsica popular - Brasil - HistóriaMúsica - Análise, apreciaçãoMusica - Brasil - Séc. XXMusicMusic theoryPopular music - BrazilMusic - Analysis, appreciationMusic - Brazil - 20th centuryOrientador: Antônio Rafael Carvalho dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campionas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa, de cunho musicológico e analítico, apresenta uma versão impressa e uma análise musical do Concerto Carioca nº 3, de Radamés Gnattali, composto no início da década de 1970, até então encontrado manuscrito pelo próprio autor. O processo de edição foi financiado pelo grupo Quatro a Zero e teve uma revisão realizada por Roberto Gnattali e outra realizada pelo autor desta dissertação. A fundamentação teórica da análise foi baseada nos livros Harmony e Orchestration de Walter Piston, Twentieth-Century Harmony de Vincent Persichetti, Materials and Techniques of Twentieth-Century Music de Stefan Kostka, A guide to Schenkerian Analysis de David Neumeyer e Susan Tepping, Analytic Approaches to Twentieth-Century Music, de Joel Lester e no artigo de Richard Cohn "Introduction to Neo-Riemannian theory: A survey and a historical perspective". Utilizando uma abordagem Neo-Riemanniana aliada ao uso da Teoria dos Conjuntos, foi possível demonstrar como o compositor estrutura esta grande obra, aliando sonoridades tonais diatônicas e octatônicas, com trechos pós tonais, apontando Radamés como um compositor criativo e ao mesmo tempo consciente da condução dos planos formais em uma obra de vulto. Demonstrar também como o compositor, grande conhecedor da música popular brasileira, utiliza os ritmos e os conceitos formais oriundos desta música para estruturar esta obra clássicaAbstract: This musicological and analytical research presents a printed version and a musical analysis of the Concerto Carioca No. 3 by Radames Gnattali, composed out in early 1970s, previously found in manuscript version by the author. The editing process was financed by the musical group Quatro a Zero and was reviewed by Roberto Gnattali and the author of this dissertation. The analysis theoretical foundation was based on the books Harmony and Orchestration by Walter Piston, Twentieth-Century Harmony by Vincent Persichetti, Materials and Techniques of Twentieth-Century Music by Stefan Kostka, A guide to Schenkerian Analysis by David Neumeyer and Susan Tepping, Analytic Approaches to Twentieth-Century Music by Joel Lester and Richard Cohn's article Introduction to Neo- Riemannian Theory: a survey and a historical perspective. Using a Neo-Riemannian approach allied to Pitch set Theory, it could be shown how the composer created the structure of this large work, combining tonal diatonic and octatonic sonorities with posttonal passages, showing Radames as a creative and at the same time conscious composer when conducting formal plans of a large work. It also shows how the composer, an expert in Brazilian popular music, uses the rhythms and the formal concepts from this music to compose this classical workMestradoFundamentos TeóricosMestre em Música[s.n.]Santos, Antônio Rafael Carvalho dos, 1953-Pascoal, Maria Lúcia Senna MachadoOliveira, Ronaldo Cadeu deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLobo, Eduardo Fernando de Almeida, 1980-20112011-09-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815LOBO, Eduardo Fernando de Almeida. Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali: um estudo analítico. 2011. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campionas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/880900porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:47:32Zoai::880900Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:47:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico Concerto Carioca 3 by Radamés Gnattali : an analytical study |
title |
Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico |
spellingShingle |
Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico Lobo, Eduardo Fernando de Almeida, 1980- Gnattali, Radamés, 1906-1988 Música Teoria musical Música popular - Brasil - História Música - Análise, apreciação Musica - Brasil - Séc. XX Music Music theory Popular music - Brazil Music - Analysis, appreciation Music - Brazil - 20th century |
title_short |
Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico |
title_full |
Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico |
title_fullStr |
Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico |
title_full_unstemmed |
Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico |
title_sort |
Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico |
author |
Lobo, Eduardo Fernando de Almeida, 1980- |
author_facet |
Lobo, Eduardo Fernando de Almeida, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Antônio Rafael Carvalho dos, 1953- Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado Oliveira, Ronaldo Cadeu de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Eduardo Fernando de Almeida, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gnattali, Radamés, 1906-1988 Música Teoria musical Música popular - Brasil - História Música - Análise, apreciação Musica - Brasil - Séc. XX Music Music theory Popular music - Brazil Music - Analysis, appreciation Music - Brazil - 20th century |
topic |
Gnattali, Radamés, 1906-1988 Música Teoria musical Música popular - Brasil - História Música - Análise, apreciação Musica - Brasil - Séc. XX Music Music theory Popular music - Brazil Music - Analysis, appreciation Music - Brazil - 20th century |
description |
Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-09-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815 LOBO, Eduardo Fernando de Almeida. Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali: um estudo analítico. 2011. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campionas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815 |
identifier_str_mv |
LOBO, Eduardo Fernando de Almeida. Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali: um estudo analítico. 2011. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campionas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/880900 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 165 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189086501535744 |