Ionizações de sentidos e infâncias em cinematografias latinoamericanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Marcus Pereira, 1977-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641925
Resumo: Orientador: Antônio Carlos Rodrigues de Amorim
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spelling Ionizações de sentidos e infâncias em cinematografias latinoamericanasIonizations of senses and infanthoods in Latin American cinematographiesImagensInfânciaEducaçãoDiferença (Filosofia)ArtesCinemaImagesChildhoodEducationPhilosophies of differenceArtsCinemaOrientador: Antônio Carlos Rodrigues de AmorimTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O campo da Educação, quando atravessado pela filosofia, arte e ciência, pode conectar-se ao universo das imagens, diferindo intensivamente das suas usuais capacidades de pensar, imaginar, criar e inventar o novo. Dá início a um pensar sobre as potências das imagens e seus possíveis efeitos em corpos e matérias de expressão, fora de uma percepção que não agisse de modo conciliatório ou habitual com o que é sentido, e que se apresentaria como que ionizada, uma percepção plasmática. Pode também gerar aberturas ao surgimento do novo, que seja acompanhado por um estranhamento do juízo na maneira de perceber ou de se apresentar uma resposta. Esse intervalo, entre adquirir uma capacidade de enunciar algo ou de apresentar algo novo ainda não validado, teria uma estreita relação com a ideia de infância que tem entre seus significados "a ausência da fala". Estudaram-se obras cinematográficas que apresentam imagens que ampliam a noção de infância quando relacionada às subjetividades e que anunciam experimentações na própria imagem. Esta tese, que dialoga com referencial teórico das filosofias da diferença, sobretudo a de Gilles Deleuze, nomeia e caracteriza a imagem-infantil, conceito que nasce entre as margens do cinema, da educação e da filosofia, e que tem um estreito vínculo com os contrastes que dimensionam a infância e os seus sentidos lacunaresAbstract: The field of Education, when traversed by philosophy, art and science, can be connected to the universe of images, differing intensively from its usual capacities of thinking, imagining, creating and inventing the new. It is open to a thought about the potencies of images and their possible effects on bodies and matters of expression, external to a perception that do not work in a conciliatory or habitual way in which they are usually felt, and that would appear as if ionized, a plasmatic perception. It can also generate openings to the emergence of the new, which is accompanied by a strangeness of judgment in the way of perceiving or presenting an answer. This interval, between acquiring a capacity to enunciate something or to present something new that has not yet been validated, would have a close relationship with the idea of childhood which has "the absence of speech" among its meanings. We have studied motion pictures which present images that expand the notion of childhood when related to subjectivities and that announce experimentations in the images themselves. This thesis, which dialogues with the theoretical framework of the philosophies of difference, especially the works of Gilles Deleuze, entitles and characterizes the infant-image, a concept that arises within the margins of cinema, education and philosophy, and which has a close bond with the contrasts that dimension childhood and its lacunar sensesDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-Dussel, InesWunder, AlikGallo, Silvio Donizetti de OliveiraOrlandi, Luiz Benedicto LacerdaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNovaes, Marcus Pereira, 1977-20212022-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (241 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641925NOVAES, Marcus Pereira. Ionizações de sentidos e infâncias em cinematografias latinoamericanas. 2021. 1 recurso online (241 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641925. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166495Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-18T10:41:29Zoai::1166495Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-18T10:41:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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