Desafios no ensino de evolução biológica e potenciais contribuições das Geociências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635856 |
Resumo: | Orientadores: Roberto Greco, Fabiana Curtopassi Pioker Hara |
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Desafios no ensino de evolução biológica e potenciais contribuições das GeociênciasChallenges in teaching biological evolution and potential contributions of geosciencesEvoluçãoBiologia - Estudo e ensinoGeociênciasEducação básicaEvolutionBiology - Study and teachingGeosciencesBasic educationOrientadores: Roberto Greco, Fabiana Curtopassi Pioker HaraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A evolução biológica é considerada um eixo unificador da Biologia e no contexto do ensino esse conceito está sustentado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Nesse trabalho, foi feito um levantamento de como o currículo de Biologia do Estado de São Paulo está estruturado e quais conteúdos de Geociências são encontrados nos currículos de Biologia, Geografia, Física e Química, comparando-os ao Syllabus Internacional de Geociências. Dentro do tema de ensino de evolução biológica, muitos trabalhos têm sido realizados com o intuito de entender as dificuldades de aprendizagem e de aceitação da teoria por causa de preconceitos religiosos e aspectos cognitivos. Na área da pesquisa em ensino de Geociências como na pesquisa em ensino da Biologia há trabalhos que vislumbram a importância do tempo geológico e da teoria da tectônica de placas para melhor entendimento da teoria da evolução, porém ainda não há estudos que pesquisaram a contribuição das Geociências para a aprendizagem da evolução biológica na escola. No âmbito deste trabalho procuro entender melhor como se dá essa relação. Na primeira etapa da pesquisa (2015), foi investigado como é o aprendizado proporcionado por aulas conforme a proposta curricular do Estado de São Paulo para a disciplina de Biologia no terceiro ano do Ensino Médio. Participaram seis turmas do terceiro ano de três escolas públicas estaduais do município de Campinas, SP. Questionários foram aplicados antes e depois de os alunos se confrontarem com o assunto em sala de aula, utilizando escala Likert para verificar a aceitação da teoria da evolução biológica. Nem todos os alunos participaram de ambas aplicações. As aulas foram acompanhadas por mim, durante a explicação do tema da origem e evolução da vida. Após a segunda aplicação dos questionários foram realizadas rodas de conversas com os alunos para entender como eles explicavam com suas palavras alguns aspectos da teoria da evolução e também tópicos das Geociências que se correlacionam com a teoria evolutiva. Os professores também foram entrevistados para que fosse identificado o que pensam a respeito do ensino da evolução biológica e como isso afeta sua prática em sala de aula. Após esse período, fiz um estudo de quais atividades poderiam ser desenvolvidas com os alunos no sentido de auxiliar na aceitação do conteúdo da teoria evolutiva. Na segunda etapa da pesquisa (2017), voltei às escolas e apliquei novamente os questionários antes das aulas da teoria evolutiva, acompanhei as aulas, mas também desenvolvi com os alunos atividades conectando a teoria da evolução com a Geociências. Os questionários foram aplicados novamente e também realizamos as rodas de conversa. As análises estatísticas dos questionários demonstraram que em 2017 foi observado um aumento da aceitação por parte dos alunos em relação ao tema da evolução biológicaAbstract: Biological evolution is considered a unifying axis of Biology and in the context of teaching this concept is supported by the National Curricular Parameters for High School. In this work, a survey was made to understand how the Biology curriculum of the State of São Paulo is structured and what contents of Geosciences are found in the curricula of Biology, Geography, Physics and Chemistry, comparing them to the International Syllabus of Geosciences. Within the theme of teaching of biological evolution, many works have been carried out with the intention of understanding the difficulties of learning and acceptance of the theory because of religious preconceptions and cognitive aspects. In the area of research in teaching of Geosciences and in research in teaching of Biology there are works that glimpse the importance of geological time and the theory of plate tectonics to better understand the theory of evolution, but there are no studies that have researched the contribution of Geosciences for learning biological evolution in school. In the scope of this work I try to understand this relationship. In the first stage of the research (2015), it was investigated how is the learning provided by classes according to the curricular proposal of the State of São Paulo for the discipline of Biology in the third year of High School. Participated six classes of the third year of three state public schools of the city of Campinas, SP. Questionnaires were applied before and after students confronted the subject in the classroom using Likert scale to verify acceptance of the theory of biological evolution. Not all students participated in both applications. The classes were accompanied by me, during the explanation of the theme of the origin and evolution of life. After the second application of the questionnaires, the students carried out conversations circle to understand how they explained with their words some aspects of the theory of evolution and topics of Geosciences that correlate with evolutionary theory. I interviewed teachers to identify what they think about the teaching of biological evolution and how it affects their classroom practice. After this period, I made a study of what activities could be developed with the students in order to help in the acceptance of the content of evolutionary theory. In the second stage of the research (2017), I returned to the schools and applied the questionnaires again before the evolutionary theory classes, I followed the classes, but also developed with the students some activities connecting the theory of evolution with Geosciences. The questionnaires were applied again and I also carried out the conversations circle with students. The result is that in 2017 there was an increase in students' acceptance of biological evolutionDoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutora em CiênciasCAPES[s.n.]Greco, Roberto, 1973-Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979-Oliveira, Anete MariaNery, Mariana FreitasZabini, CarolinaBoggiani, Paulo CésarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBaldin, Carolina, 1986-20192019-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (235 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635856BALDIN, Carolina. Desafios no ensino de evolução biológica e potenciais contribuições das Geociências. 2019. 1 recurso online (235 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635856. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1082267Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-23T13:59:49Zoai::1082267Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-04-23T13:59:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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