Estrutura e contexto eto-ecologico do canto da população de Baleia-jubarte Megaptera novaeangliae, no ano 2000
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593541 |
Resumo: | Orientador: Jacques Vielliard |
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Estrutura e contexto eto-ecologico do canto da população de Baleia-jubarte Megaptera novaeangliae, no ano 2000Baleia-jubarte - Abrolhos, Arquipelagos dosCantoBioacústicaOrientador: Jacques VielliardDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Pelo que sabemos, este é o primeiro estudo do canto da população brasileira de Baleia-jubarte Megaptera novaeangliae em sua área de reprodução. Realizamos gravações em equipamento digital (DAT) na região do banco dos Abrolhos, Bahia, de julho a novembro de 2000. Analisamos auditivamente e espectralmente 20 ciclos de canto, perfazendo um total de 5 horas de canto gravado em 10 ocasiões diferentes. O fim de uma seção de canto foi gravado em uma ocasião. Os tipos de notas foram classificados com base em seus parâmetros acústicos: duração, duração do intervalo entre cada nota, freqüências mínimas e máximas. Medimos também o ritmo (número de notas por segundo) de emissão das notas do canto. Identificamos 24 tipos de notas organizadas em 5 temas (cada tema contém um ou mais tipos de frases). Todos os temas são compartilhados por todos os indivíduos da nossa amostra. Diferentemente de todos os outros estudos que conhecemos, em nenhuma ocasião os cantores da nossa amostra omitiram algum tema ou reverteram a ordem de emissão dos temas no canto. Em um dos temas encontramos tipos diferentes de frases cujas terminações são iguais, estando a diferença, portanto, na parte inicial da frase. Estudos anteriores sugeriram que se trata de um fenômeno mnemônico, análogo às rimas que usamos em nossa linguagem, cujo principal propósito seria facilitar o aprendizado da alteração do canto ao longo do tempo. Às vezes a passagem de um tema para o seguinte ocorre de forma gradual. Isto se dá devido à ocorrência de frases de transição; frases formadas por notas de dois temas adjacentes que são emitidas logo antes da passagem de um tema para o outro. Estas ocorrem na passagem entre dois temas dos cantos da nossa amostra. Uma característica marcante do canto da Baleia-jubarte é sua alteração irregular ao longo do tempo, alteração esta que sempre ocorre durante a temporada reprodutiva. Em nosso estudo, observamos o aparecimento de um tipo de nota e o desaparecimento de um tipo de 'terminação de frase', estando ambos aparentemente relacionados ao progresso da temporada. Uma outra característica conhecida é que todos os indivíduos de uma mesma população cantam igual. Em contraste, observamos uma variação individual na emissão de determinadas notas, todas concentradas em um mesmo tema. Acreditamos que esta variação esteja relacionada à capacidade que cada cantor tem de compor e/ou de aprender as modificações no canto ao longo do tempo. A partir da observação de que existe uma variação individual no canto desta espécie, fenômeno este até o presente momento não relatado em nenhum outro estudo sobre o qual temos conhecimento, apresentamos a idéia de que a capacidade de um cantor compor e/ou aprender as alterações do canto ao longo do tempo influencie, em última instância, sua aptidãoAbstract: To our knowledge, this is the first study of the song of the Brazilian population of Humpback Whale Megaptera novaeangliae in its breeding and calving ground. Digital recordings (DAT) were made at the Abrolhos Bank, Bahia, from July to November 2000. Aural and spectral analyses were carried out for approximately 20 song cycles, in a total of 5 hours of songs from 10 different recording events. The end of a song session was recorded once. Note types were classified using acoustical parameters, namely: duration, length of the intervals between them, minimum and maximum frequencies. The rhythm of note utterance was also measured. We identified twenty-four note types, organized in 5 themes (each theme has one or more types of phrases). All themes are shared by all singers. In contrast to all other studies that we are aware of, in no occasion the singers in our sample omitted a particular theme or reversed the order in which they were sung. In one of the themes we found different types of phrases that contain the same kind of ending. Previous studies have suggested that this is a mnemonic device, analogous to the rhymes we use in our language, being its main purpose to facilitate the learning of the song alteration through time. Sometimes the passage from one theme to another occurs gradually. This is due to the occurrence of transitional phrases, in which notes of the two adjacent themes are emitted in the same phrases prior to the change of theme. These transitional phrases occur in the passage between two themes. One of the well established characteristics of the song is its irregular alteration through time, which seems always to occur during the breeding season. In the songs we have analyzed, we observed the appearance of a particular note type and the dissapearance of a particular phrase ending, and both seem to be related to the progression of the breeding season. Another characteristic is the fact that all individuals in a population tend to sing the same current version of the song. In contrast, we observed an individual variation in the performance of certain note types, which are all concentrated in the same theme. We believe that this variation is related to each singer's ability to compose and/or to learn the song alterations through time. From the observation that an individual variation in the song of the species exists, something to our knowledge not reported in any other study so far, we present the idea that a singer' s ability to compose and/ or learn the song alterations through time influences his fitnessMestradoMestre em Ecologia[s.n.]Vielliard, Jacques Marie Edme, 1944-2010Silva, Wesley RodriguesSilva, Maria Luisa daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASArraut, Eduardo Moraes20022002-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf66f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593541ARRAUT, Eduardo Moraes. Estrutura e contexto eto-ecologico do canto da população de Baleia-jubarte Megaptera novaeangliae, no ano 2000. 2002. 66f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593541. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/276729porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:44:02Zoai::276729Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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