Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793 |
Resumo: | Orientador : Maria Cecilia Raphael de Goes |
id |
UNICAMP-30_b0953e052f46b27625a6360e5d5810c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::46443 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especialCrianças - EscritaDistúrbios da linguagemPsicologia educacionalOrientador : Maria Cecilia Raphael de GoesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como preocupação central investigar as relações do processo de desenvolvimento da linguagem escrita com as esferas de linguagem oral e de produção do desenho. Partindo da análise dessas inter-relaçães apresentada por L. S. Vygotsky, o estudo focalizou os modos de apropriação da escrita de duas crianças que freqüentavam instituição de educação especial. que diferiam quanto ao desenvolvimento da linguagem oral e à produção do desenho. Os dados foram derivados de situações de sala de aula. durante um ano letivo. a partir de registros de campo. produções gráficas das crianças e video-gravações. Na análise, buscou-se apreender nas produções das crianças seus conhecimentos emergentes ou consolidados. as instâncias de ação partilhada ou autônoma e o papel das mediações sociais no desenvolvimento de cada uma das três esferas de atividade simbólica focalizadas. Os resultados indicam que essas esferas nem sempre se alimentam reciprocamente e, na verdade. se relacionam de um modo complexo e não linear. envolvendo mecanismos tanto cognitivos quanto emocionaisMestradoPsicologia da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de)19921992-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[151]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793LACERDA, Cristina B. F. de. Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial. 1992. [151]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/46443porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:01:09Zoai::46443Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:01:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial |
title |
Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial |
spellingShingle |
Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de) Crianças - Escrita Distúrbios da linguagem Psicologia educacional |
title_short |
Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial |
title_full |
Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial |
title_fullStr |
Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial |
title_full_unstemmed |
Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial |
title_sort |
Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial |
author |
Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de) |
author_facet |
Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de) |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças - Escrita Distúrbios da linguagem Psicologia educacional |
topic |
Crianças - Escrita Distúrbios da linguagem Psicologia educacional |
description |
Orientador : Maria Cecilia Raphael de Goes |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-06-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793 LACERDA, Cristina B. F. de. Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial. 1992. [151]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) LACERDA, Cristina B. F. de. Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial. 1992. [151]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/46443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [151]f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188722018615296 |