Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de)
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793
Resumo: Orientador : Maria Cecilia Raphael de Goes
id UNICAMP-30_b0953e052f46b27625a6360e5d5810c7
oai_identifier_str oai::46443
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especialCrianças - EscritaDistúrbios da linguagemPsicologia educacionalOrientador : Maria Cecilia Raphael de GoesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como preocupação central investigar as relações do processo de desenvolvimento da linguagem escrita com as esferas de linguagem oral e de produção do desenho. Partindo da análise dessas inter-relaçães apresentada por L. S. Vygotsky, o estudo focalizou os modos de apropriação da escrita de duas crianças que freqüentavam instituição de educação especial. que diferiam quanto ao desenvolvimento da linguagem oral e à produção do desenho. Os dados foram derivados de situações de sala de aula. durante um ano letivo. a partir de registros de campo. produções gráficas das crianças e video-gravações. Na análise, buscou-se apreender nas produções das crianças seus conhecimentos emergentes ou consolidados. as instâncias de ação partilhada ou autônoma e o papel das mediações sociais no desenvolvimento de cada uma das três esferas de atividade simbólica focalizadas. Os resultados indicam que essas esferas nem sempre se alimentam reciprocamente e, na verdade. se relacionam de um modo complexo e não linear. envolvendo mecanismos tanto cognitivos quanto emocionaisMestradoPsicologia da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de)19921992-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[151]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793LACERDA, Cristina B. F. de. Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial. 1992. [151]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/46443porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:01:09Zoai::46443Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:01:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial
title Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial
spellingShingle Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial
Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de)
Crianças - Escrita
Distúrbios da linguagem
Psicologia educacional
title_short Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial
title_full Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial
title_fullStr Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial
title_full_unstemmed Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial
title_sort Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial
author Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de)
author_facet Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de)
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de)
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - Escrita
Distúrbios da linguagem
Psicologia educacional
topic Crianças - Escrita
Distúrbios da linguagem
Psicologia educacional
description Orientador : Maria Cecilia Raphael de Goes
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-06-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793
LACERDA, Cristina B. F. de. Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial. 1992. [151]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LACERDA, Cristina B. F. de. Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbolica em crianças submetidas ao ensino especial. 1992. [151]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/46443
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[151]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188722018615296