Corpografias originárias : processo de imersão poética intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Carla Cristina Oliveira de, 1975-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639535
Resumo: Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernandez
id UNICAMP-30_bca152c4f2243d7a65b34706457bdaf3
oai_identifier_str oai::1148981
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Corpografias originárias : processo de imersão poética interculturalOriginal corpographies : intercultural poetic immersion processCorpo como suporte da arteDecolonizaçãoIndígenas - EducaçãoLicenciaturaFormação de professoresEstéticaBody as support for artDecolonizationIndigenous - EducationGraduationTeacher educationAestheticOrientador: Márcia Maria Strazzacappa HernandezTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Os pensamentos e moveres desta tese são presentificados por uma imersão poética intercultural, a qual chamaremos, assim como os povos Guarani e Kaiowá chamam, de "oguata", o caminhar. Ao nos deslocarmos por entre territórios e "Entrelugares" é semeada a pesquisa-experiência-processo, e esta se faz brotar atravessada pelas culturas ameríndias e, por sua vez, pelas imagens corporais, e pela criação de corpos/bonecos produzidos por discentes de povos originários em dois módulos incutidos em um semestre da disciplina "Arte na educação escolar indígena" do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tekoarandu, Faculdade Intercultural Indígena ¿ FAIND, da Universidade Federal da Grande Dourados ¿ UFGD, MS. Todo esse caminhar, concepção, realização e efetivação da pesquisa se deu entre 2016 a 2019. A partir de encontro com artistas, educadores, lideranças indígenas, artesãs, pesquisadores e comunidades ameríndias, além de professores indígenas, buscamos também encontros e amparos reflexivos-teóricos para a investigação em artistas-educadores, filósofos, lideranças indígenas, antropólogos entre outros por meio das "Imersões poéticas" (Strazzacappa, 2014); "Alianças Afetivas" (Krenak, 2016); "Corpo e Ancestralidade" (Santos, 2006),"Epistemologias do Sul" (Santos, 2009) "Materiais e Materialidades" (Ingold, 2011) e "Manualidades para a educação" (Veiga, 2015). Desses encontros surgiram inúmeras inquietações que fizeram brotar desejos e várias perguntas geradoras para a pesquisa; o que mora no gesto de criação de um corpo/boneco indígena e não indígena? Como se dá a criação de sentidos interculturais por meio desse processo criativo do corpo/boneco? Qual o papel das Artes e Manualidades para a formação de professores em arte educação indígena? Neste contexto originário é possível, por meio da Arte e Manualidades, produzir conhecimento (de)colonial refletidos em materiais didáticos? Após essa jornada de vivência com os corpos/bonecos criados pelos discentes indígenas, a arte transbordou em telas de pinturas com tintas tradicionais e pigmentos naturais, tal acervo transformou-se em uma Exposição que pôde trazer à tona inúmeras narrativas ancestrais de saberes e (re)existências (de)coloniais, desdobrando-se para possibilidades artístico-pedagógicas para o universo escolar indígena. Nos rastros gerados pela pesquisa criamos inúmeras imagens poéticas, éticas e estéticas, corpos fragmentos da própria história, tanto da beleza de suas narrativas até de exclusão social e de coragem desses povos no forjar de suas comunidades e de uma educação escolar indígena em que os mesmos sejam protagonistasAbstract: The thoughts and motions of this thesis are presented by an intercultural poetic immersion, which we will call as the Guarani and Kaiowá peoples "oguata", the walk. As we move between territories and "Interlaces", the research-experience-process is sown, and this is sprouted through the Amerindian cultures, the body images, and the creation of bodies/puppets produced by indigenous students, in two modules of a semester of the discipline "Art in indigenous school education" of the Tekoarandu Indigenous Intercultural Degree course, Indigenous Intercultural College, FAIND, of the Federal University of Grande Dourados - UFGD, MS. All this walking, conception, accomplishment and execution of the research took place between 2016 and 2019. From meetings with artists, educators, indigenous leaders, artisans, researchers, Amerindian communities and indigenous teachers, we also seek reflective-theoretical encounters and supports for this research on artists-educators, philosophers, indigenous leaders, anthropologists and others through the "Poetic Immersions"(Strazzacappa 2014); "Affective Alliances" (Krenak 2016); "Body and Ancestry" (Santos 2006), "Epistemologies of the South" (Santos 2009) "Materials and Materialities" (Ingold 2011) and "Manualities for Education" (Veiga 2015). From these meetings emerged innumerable questions for the research; What lives in the gesture of creating an indigenous and non-indigenous body/puppet? How does the creation of intercultural meanings happens through this creative process of the body/puppet? What is the role of Arts and Manualities for teacher¿s training in indigenous art education? In this original context, is it possible to produce (de)colonial knowledge reflected in didactic materials through Art and Manualities? After this experience with the bodies/puppets, art, created by indigenous students, overflowed in canvas paintings with traditional inks and natural pigments. Such a collection became an Exhibition that was able to bring up numerous ancestral narratives of knowledge and (de)colonial (re)existences unfolding to artistic-pedagogical possibilities for the indigenous school universe. In the tracks generated by this research we created countless poetic, ethical and aesthetic images, fragments bodies of their own history, the beauty of their narratives, the social exclusion and the courage of these people in forging their communities and an indigenous school education where they are the protagonistsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-Wunder, AlikKnapp, CássioBaptistella, RosanaAlmeida, Veronica Fabrini Machado deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAvila, Carla Cristina Oliveira de, 1975-20202020-02-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 265 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639535AVILA, Carla Cristina Oliveira de. Corpografias originárias: processo de imersão poética intercultural . 2020. 1 recurso online ( 265 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639535. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1148981Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-21T06:36:07Zoai::1148981Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-08-21T06:36:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpografias originárias : processo de imersão poética intercultural
Original corpographies : intercultural poetic immersion process
title Corpografias originárias : processo de imersão poética intercultural
spellingShingle Corpografias originárias : processo de imersão poética intercultural
Avila, Carla Cristina Oliveira de, 1975-
Corpo como suporte da arte
Decolonização
Indígenas - Educação
Licenciatura
Formação de professores
Estética
Body as support for art
Decolonization
Indigenous - Education
Graduation
Teacher education
Aesthetic
title_short Corpografias originárias : processo de imersão poética intercultural
title_full Corpografias originárias : processo de imersão poética intercultural
title_fullStr Corpografias originárias : processo de imersão poética intercultural
title_full_unstemmed Corpografias originárias : processo de imersão poética intercultural
title_sort Corpografias originárias : processo de imersão poética intercultural
author Avila, Carla Cristina Oliveira de, 1975-
author_facet Avila, Carla Cristina Oliveira de, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Wunder, Alik
Knapp, Cássio
Baptistella, Rosana
Almeida, Veronica Fabrini Machado de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila, Carla Cristina Oliveira de, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo como suporte da arte
Decolonização
Indígenas - Educação
Licenciatura
Formação de professores
Estética
Body as support for art
Decolonization
Indigenous - Education
Graduation
Teacher education
Aesthetic
topic Corpo como suporte da arte
Decolonização
Indígenas - Educação
Licenciatura
Formação de professores
Estética
Body as support for art
Decolonization
Indigenous - Education
Graduation
Teacher education
Aesthetic
description Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernandez
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639535
AVILA, Carla Cristina Oliveira de. Corpografias originárias: processo de imersão poética intercultural . 2020. 1 recurso online ( 265 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639535. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639535
identifier_str_mv AVILA, Carla Cristina Oliveira de. Corpografias originárias: processo de imersão poética intercultural . 2020. 1 recurso online ( 265 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639535. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1148981
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 265 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189164267077632