A injunção ao novo e a repetição do velho : um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarian, Maristela Cury, 1977-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618638
Resumo: Orientador: Claudia Regina Castellanos Pfeiffer
id UNICAMP-30_bd2aa5a5ddb53ae4f66d8591249920b4
oai_identifier_str oai::877897
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A injunção ao novo e a repetição do velho : um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)Análise do discursoPolíticas públicasLaptop (Computadores)InternetAmbiente de sala de aulaDiscourse analysisPublic policyLaptopInternetClassroomOrientador: Claudia Regina Castellanos PfeifferTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho se inscreve no domínio da Análise de Discurso e busca compreender as redes de filiações e os trajetos de sentidos constituídos no Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), do governo federal brasileiro, que, na discursividade institucional do Estado, é significado como um programa de inclusão digital, com vistas à melhoria do ensino-aprendizagem e ao adensamento da cadeia produtiva por meio do fornecimento às escolas de ensino fundamental de laptops com acesso à internet na sala de aula. Constituímos um corpus composto por portarias, lei, decreto, bem como por documentos de outras naturezas, como o Projeto Base (2007) e o documento Princípios orientadores para o uso pedagógico do laptop na educação escolar (2007), produzidos pelo MEC/SEED; o Caderno Um computador por aluno: a experiência brasileira (2008), produzido pelo Conselho dos Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados; e a página do Programa disponível na internet. Recortamos, nesse arquivo que configura nosso corpus, fatos de linguagem que permitiram dar visibilidade às condições de produção de constituição desse arquivo, nas quais comparecem os processos discursivos constitutivos da autoria desses materiais. Demos visibilidade, a partir das condições de produção nas quais esse Programa emerge, ao modo pelo qual o Programa se organiza, à legislação que o regulamenta e ao processo de aquisição dos computadores, a partir do qual estabelecemos uma relação com a política de adoção do livro didático. Destacamos, também, o processo de institucionalização das chamadas novas tecnologias na educação brasileira e a relação estabelecida entre o PROUCA e a ONG norte-americana One Laptop per Child e a ONG brasileira Fundação Pensamento Digital, os efeitos de sentido produzidos pelo financiamento estrangeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela base epistemológica concernente à metodologia educacional autorizada a circular por esse arquivo. A fim de desestabilizar os sentidos da discursividade institucional sobre os quais o Programa se edifica enquanto uma política pública, dirigimos nosso olhar ao processo de escolarização de nosso país, o que nos possibilitou compreender a maneira pela qual o acesso e a permanência do sujeito na escola em nossa história escolar, marcada com a transferência da escrita para um território ágrafo, estabelece relações com os imperativos de uma formação social capitalista. Por fim, voltamos nossa atenção à maneira pela qual a internet é significada no espaço escolar, com o objetivo de dar visibilidade ao funcionamento das chamadas novas tecnologias na escola, em especial, na disciplina de língua portuguesa. Com esse recorte, foi possível estabelecer uma relação entre os sentidos postos nos documentos e os sentidos que circulam nas atividades tomadas como realizadas durante a Fase I do Programa, de forma a compreender como o ensino, a língua e as tecnologias estão significados nessas práticasAbstract: This work is comprised in the dominion of the Discourse Analysis and aims to understand the affiliation networks and the trajectory of meanings constituted in the program Um Computador por Aluno (PROUCA), by the Brazilian Federal government and which, in the State's institutional discourse, is defined as a digital inclusion program designed to improve teaching and learning and saturate the productive chain by providing internet-enabled laptops for use in elementary school classrooms. Our corpus is made up of ordinances, laws, decrees, as well as documents of various natures, such as the Projeto Base (2007) and the document Princípios orientadores para uso pedagogic do laptop na educação escolar (2007) prepared by the Ministry of Education and Culture (MEC/SEED); the Notebook Um computador por aluno: a experiência brasileira (2008), prepared by the High-Studies and Technological Appraisal Council of the House of Representatives; and a page of the Program available on the internet. We have cut out, from the file constituting our corpus, language facts that provide visibility to the production conditions of this file, in which the authorial discourse processes of these materials are present. We have conferred visibility, from the production conditions from which this Program emerges, to the way in which the Program is organized, the legislation governing it and the computers acquisition process, from which we established a relation with the textbook adoption policy. We further highlight the institutionalization process of the so-called new technologies in Brazilian education and the relation between PROUCA and the US NGO One Laptop per Child and the Brazilian NGO Fundação Pensamento Digital, the meaning effects produced by foreign financing by the Inter-American Development Bank (IDB) and the epistemological basis concerning the educational methodology authorized to be circulated by this file. Seeking to destabilize the institutional discourse meanings on which the Program is grounded as a public policy, we turn our eyes to the schooling process in our country, which allowed us to understand how individual access and continuance in our school history, marked by the transfer of writing to an agraphic territory, establish relations with the imperatives of a capitalist social education. Finally, we turn our attention to the meaning of the internet in school with the purpose of evidencing the operation of the so-called new technologies in school, mainly in Portuguese-language courses. This fragment has made possible to establish a relation between the meanings inserted in the documents and those circulating in the activities taken as carried out during the Stage I of the Program, so as to understand how education, language and technologies are defined in these practicesDoutoradoLingüísticaDoutora em Linguística[s.n.]Castellanos Pfeiffer, Claudia Regina, 1970-Dias, Cristiane PereiraSilva, Mariza Vieira daGallo, Solange Maria LedaSouza, Olimpia MalufUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSarian, Maristela Cury, 1977-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf274 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618638SARIAN, Maristela Cury. A injunção ao novo e a repetição do velho: um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA). 2012. 274 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618638. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/877897porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:45:40Zoai::877897Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:45:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A injunção ao novo e a repetição do velho : um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)
The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)
title A injunção ao novo e a repetição do velho : um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)
spellingShingle A injunção ao novo e a repetição do velho : um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)
Sarian, Maristela Cury, 1977-
Análise do discurso
Políticas públicas
Laptop (Computadores)
Internet
Ambiente de sala de aula
Discourse analysis
Public policy
Laptop
Internet
Classroom
title_short A injunção ao novo e a repetição do velho : um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)
title_full A injunção ao novo e a repetição do velho : um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)
title_fullStr A injunção ao novo e a repetição do velho : um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)
title_full_unstemmed A injunção ao novo e a repetição do velho : um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)
title_sort A injunção ao novo e a repetição do velho : um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)
author Sarian, Maristela Cury, 1977-
author_facet Sarian, Maristela Cury, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castellanos Pfeiffer, Claudia Regina, 1970-
Dias, Cristiane Pereira
Silva, Mariza Vieira da
Gallo, Solange Maria Leda
Souza, Olimpia Maluf
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarian, Maristela Cury, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Políticas públicas
Laptop (Computadores)
Internet
Ambiente de sala de aula
Discourse analysis
Public policy
Laptop
Internet
Classroom
topic Análise do discurso
Políticas públicas
Laptop (Computadores)
Internet
Ambiente de sala de aula
Discourse analysis
Public policy
Laptop
Internet
Classroom
description Orientador: Claudia Regina Castellanos Pfeiffer
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618638
SARIAN, Maristela Cury. A injunção ao novo e a repetição do velho: um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA). 2012. 274 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618638. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618638
identifier_str_mv SARIAN, Maristela Cury. A injunção ao novo e a repetição do velho: um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA). 2012. 274 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618638. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/877897
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
274 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189085263167488