Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980 |
Resumo: | Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão |
id |
UNICAMP-30_be05c2e357fc033a061d4c24f419f982 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1062952 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docentePedagogical advising and meetings of the class council : notes to enchant teacher trainingCoordenação pedagógicaConselho de classeProfessores - FormaçãoPedagogical advisingClass councilTeacher trainingOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A formação docente é discutida nesta Tese por meio da atuação da coordenadora pedagógica na organização das reuniões de Conselho de Classe. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa sobre a própria prática da coordenadora, na qual se assume o cotidiano escolar como fonte de investigação e produção de conhecimento, numa perspectiva de indissociabilidade entre teoria e prática. Tem como objetivo principal conhecer e apontar os indícios de formação docente presentes nas reuniões de Conselho de Classe. Inicialmente, são lidas Teses, Dissertações e Artigos que abordam tais reuniões, cuja análise revela, com destaque, seu caráter burocrático no cotidiano escolar. Também são produzidos materiais empíricos em duas dimensões. A primeira é composta pela narrativa da coordenadora/pesquisadora sobre a forma como organiza as reuniões de Conselho de Classe e por audiogravações das reuniões de Conselho de Classe de 1º a 5º anos, ocorridas no segundo semestre de 2015, numa escola da rede municipal de ensino de Campinas, com a participação das professoras polivalentes e especialistas. A segunda dimensão aborda materiais constituídos por meio de Curso de Difusão Científica, totalizando 20 horas, oferecido a coordenadoras pedagógicas, com a intenção de discutir a atuação dessas profissionais e as possíveis relações com as reuniões de Conselho de Classe. Fazem parte desses materiais as audiogravações dos encontros, os apontamentos organizados em Caderno Coletivo de Registro e narrativas individuais das participantes. À luz do Paradigma Indiciário, os materiais empíricos foram minuciosamente analisados e evidenciaram os seguintes indícios formativos das reuniões de Conselho de Classe: incômodo; disponibilidade de tempo e continuidade das ações; pesquisa e aprendizagem com o próprio trabalho; trabalho coletivo e parceria; corresponsabilização pelas ações e autoria do trabalho; intencionalidade e clareza das ações; indissociabilidade entre teoria e prática; reflexão sobre o trabalho. Esses indícios também podem ser encarados como condições necessárias para a organização das reuniões de Conselho de Classe com caráter formativo. A pesquisa destaca a importância da centralidade das reuniões de Conselho de Classe na organização escolar e a necessidade da clareza de princípios que embasam a atuação formativa da coordenadora pedagógica. Apresenta, ainda, possibilidades de atuação da coordenadora pedagógica voltadas para a formação docente no cotidiano escolar com destaque para as reuniões de Conselho de ClasseAbstract: This thesis discusses the teacher training through the participation of the pedagogical advisor in the organization of the meetings of the Class Council. It is a research about the practice itself that assumes the daily school life as a source of research and production of knowledge, from the perspective of inseparability between theory and practice. Its primary objective is to know and point out signs of teacher training present in the meetings of the Class Council. Initially, thesis, essays, and articles that address such meetings are analyzed. The analysis of this material points to the prominence of the bureaucratic character with which they occur in the daily school life. Empirical materials are also produced in two dimensions. The first one is composed by the advisor/researcher's narrative on how to organize Class Council meetings and audio-tape of 1st to 5th grade Class Council meetings, held in the second half of 2015, at a school of the municipal network of Campinas, with the participation of multi-purpose teachers and specialists. The second dimension deals with materials constituted through a Scientific Dissemination Course, totaling 20 hours, offered to pedagogical advisors with the intention of discussing the work of this professional and the possible relations with the meetings of the Class Council. Included in these materials is the recording of the meetings, the writings organized in the Collective Handbook of Records and the individual narratives of the participants. In the light of the Indiciary Paradigm, the empirical materials were thoroughly analyzed and indicated the following pieces of evidence of the formative dimension of the Class Council meetings: annoyance; availability of time and continuity of actions; research and learning with their own work; collective work and partnership; co-responsibility for the actions and authorship of the work; intentionality, clarity of actions; inseparability between theory and practice; reflection on the work. These clues can also be seen as necessary conditions for organizing Class Council meetings with a formative character. The research highlights the importance of the centrality of the Class Council meetings in the school organization and the need for clarity of principles that underlie the educational agency by the pedagogical coordinator. It presents possibilities of action of the pedagogical advisor focused on the teacher training in the school routine, with emphasis on the meetings of the Class CouncilDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Placco, Vera Maria Nigro de SouzaCunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloPrado, Guilherme do Val ToledoNasciutti, Fabiana Marques BarbosaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Patricia Regina Infanger, 1975-20182018-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (296 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980CAMPOS, Patricia Regina Infanger. Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe: notas para (en)cantar a formação docente. 2018. 1 recurso online (296 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062952Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-23T17:06:32Zoai::1062952Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-23T17:06:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente Pedagogical advising and meetings of the class council : notes to enchant teacher training |
title |
Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente |
spellingShingle |
Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente Campos, Patricia Regina Infanger, 1975- Coordenação pedagógica Conselho de classe Professores - Formação Pedagogical advising Class council Teacher training |
title_short |
Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente |
title_full |
Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente |
title_fullStr |
Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente |
title_full_unstemmed |
Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente |
title_sort |
Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente |
author |
Campos, Patricia Regina Infanger, 1975- |
author_facet |
Campos, Patricia Regina Infanger, 1975- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959- Placco, Vera Maria Nigro de Souza Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Prado, Guilherme do Val Toledo Nasciutti, Fabiana Marques Barbosa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Patricia Regina Infanger, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenação pedagógica Conselho de classe Professores - Formação Pedagogical advising Class council Teacher training |
topic |
Coordenação pedagógica Conselho de classe Professores - Formação Pedagogical advising Class council Teacher training |
description |
Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-09-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980 CAMPOS, Patricia Regina Infanger. Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe: notas para (en)cantar a formação docente. 2018. 1 recurso online (296 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Patricia Regina Infanger. Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe: notas para (en)cantar a formação docente. 2018. 1 recurso online (296 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062952 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (296 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189134677311488 |