Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Luiz Antônio da Rocha, 1970-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431
Resumo: Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
id UNICAMP-30_c1ef5e966c872b8fbd24ac2f8ad3b1cd
oai_identifier_str oai::852400
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionaisDistance education and classroom learning : convergence of technologies and practices educacionaisEnsino a distânciaEnsinoTecnologia da informação e comunicaçãoDistance educationTeachingInformation tecnology and communicationOrientador: Elisabete Monteiro de Aguiar PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho é o resultado da pesquisa sobre a educação a distância e ensino presencial no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis. A educação a distância, com a adição das novas tecnologias de informação e comunicação, tornou-se uma alternativa para a democratização da educação. No Brasil, além da ampla oferta de cursos a distância promovida pela iniciativa privada, dois macros programas federais estão ampliando essa oferta: a Universidade Aberta do Brasil e o Ensino Técnico à Distância - E-Tec Brasil. Com eles, na tentativa de democratizar a educação, o Estado está consolidando a disseminação da cultura da educação à distância. Professores que atuam em instituições de ensino, que aderiram aos dois macros programas, vivenciam, assim, a cultura do ensino presencial e a cultura da educação a distância. Observamos, com isso, que novas práticas e novos conceitos experimentados pelos professores na educação a distância estão convergindo para o ensino presencial. O objetivo da pesquisa, portanto, foi o de analisar quais novas práticas de ensino e novas tecnologias estão convergindo da educação a distância para o ensino presencial. Para buscar as respostas, procedeu-se uma análise da literatura atual, artigos científicos, teses, palestras e seminários que abordam como tema a educação a distância. Para validar a análise, foi feito um estudo de caso no Instituo Federal de Santa Catarina- Campus Florianópolis. Esta instituição oferece cursos presenciais e cursos a distância dentro dos programas federais. Foram escolhidos como sujeitos da pesquisa os professores que atuam no ensino técnico a distância -E-Tec Brasil - e no ensino técnico presencial.Abstract: The present work is the result of the research about distance education and classroom teaching at Instituto Federal of Santa Catarina, Florianópolis Campus. Distance education, with the addition of new information and communication technologies, has become an alternative to the democratization of education. In Brazil, besides the wide range of distance learning courses sponsored by the private sector, two macroe expanded federal programs are expanding that offererd, The Open University of Brazil and theTechnical Distance Education (E-Tec Brazil). With them, in an attempt to democratize education, the state is consolidating the spread of the culture of distance education. Teachers who work in educational institutions, which joined the two macro programs, experience, that way the culture of the classroom teaching and the culture of distance education. With this, we noted that new practices and new concepts experienced by teachers in distance education are converging to the face-to-face teaching. The purpose of the study therefore was to examine what new teaching practices and new technologies are converging to the distance education teaching. To seek the answers, it has been proceeded an analysis of current literature, research papers, theses, lectures and seminars that address the theme of the distance education. To validate the analysis, it has been done a case study in Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis Campus. This institution offers courses and distance learning courses of the federal programs. Teachers who work in technical distance education (E-Tec Brazil) and technical classroom education were chosen as research subjects.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-Zan, Dirce Djanira Pacheco eMarin, Maria Angélica BonadimanAmaral, Sergio Ferreira doGariba Júnior, MauricioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Luiz Antônio da Rocha, 1970-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf136 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431ANDRADE, Luiz Antônio da Rocha. Educação a distância e ensino presencial: convergência de tecnologia e práticas educacionais. 2011. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/852400porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:34:28Zoai::852400Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:34:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais
Distance education and classroom learning : convergence of technologies and practices educacionais
title Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais
spellingShingle Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais
Andrade, Luiz Antônio da Rocha, 1970-
Ensino a distância
Ensino
Tecnologia da informação e comunicação
Distance education
Teaching
Information tecnology and communication
title_short Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais
title_full Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais
title_fullStr Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais
title_full_unstemmed Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais
title_sort Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais
author Andrade, Luiz Antônio da Rocha, 1970-
author_facet Andrade, Luiz Antônio da Rocha, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Marin, Maria Angélica Bonadiman
Amaral, Sergio Ferreira do
Gariba Júnior, Mauricio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Luiz Antônio da Rocha, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino
Tecnologia da informação e comunicação
Distance education
Teaching
Information tecnology and communication
topic Ensino a distância
Ensino
Tecnologia da informação e comunicação
Distance education
Teaching
Information tecnology and communication
description Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431
ANDRADE, Luiz Antônio da Rocha. Educação a distância e ensino presencial: convergência de tecnologia e práticas educacionais. 2011. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431
identifier_str_mv ANDRADE, Luiz Antônio da Rocha. Educação a distância e ensino presencial: convergência de tecnologia e práticas educacionais. 2011. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/852400
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
136 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189074234245120