Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431 |
Resumo: | Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira |
id |
UNICAMP-30_c1ef5e966c872b8fbd24ac2f8ad3b1cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::852400 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionaisDistance education and classroom learning : convergence of technologies and practices educacionaisEnsino a distânciaEnsinoTecnologia da informação e comunicaçãoDistance educationTeachingInformation tecnology and communicationOrientador: Elisabete Monteiro de Aguiar PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho é o resultado da pesquisa sobre a educação a distância e ensino presencial no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis. A educação a distância, com a adição das novas tecnologias de informação e comunicação, tornou-se uma alternativa para a democratização da educação. No Brasil, além da ampla oferta de cursos a distância promovida pela iniciativa privada, dois macros programas federais estão ampliando essa oferta: a Universidade Aberta do Brasil e o Ensino Técnico à Distância - E-Tec Brasil. Com eles, na tentativa de democratizar a educação, o Estado está consolidando a disseminação da cultura da educação à distância. Professores que atuam em instituições de ensino, que aderiram aos dois macros programas, vivenciam, assim, a cultura do ensino presencial e a cultura da educação a distância. Observamos, com isso, que novas práticas e novos conceitos experimentados pelos professores na educação a distância estão convergindo para o ensino presencial. O objetivo da pesquisa, portanto, foi o de analisar quais novas práticas de ensino e novas tecnologias estão convergindo da educação a distância para o ensino presencial. Para buscar as respostas, procedeu-se uma análise da literatura atual, artigos científicos, teses, palestras e seminários que abordam como tema a educação a distância. Para validar a análise, foi feito um estudo de caso no Instituo Federal de Santa Catarina- Campus Florianópolis. Esta instituição oferece cursos presenciais e cursos a distância dentro dos programas federais. Foram escolhidos como sujeitos da pesquisa os professores que atuam no ensino técnico a distância -E-Tec Brasil - e no ensino técnico presencial.Abstract: The present work is the result of the research about distance education and classroom teaching at Instituto Federal of Santa Catarina, Florianópolis Campus. Distance education, with the addition of new information and communication technologies, has become an alternative to the democratization of education. In Brazil, besides the wide range of distance learning courses sponsored by the private sector, two macroe expanded federal programs are expanding that offererd, The Open University of Brazil and theTechnical Distance Education (E-Tec Brazil). With them, in an attempt to democratize education, the state is consolidating the spread of the culture of distance education. Teachers who work in educational institutions, which joined the two macro programs, experience, that way the culture of the classroom teaching and the culture of distance education. With this, we noted that new practices and new concepts experienced by teachers in distance education are converging to the face-to-face teaching. The purpose of the study therefore was to examine what new teaching practices and new technologies are converging to the distance education teaching. To seek the answers, it has been proceeded an analysis of current literature, research papers, theses, lectures and seminars that address the theme of the distance education. To validate the analysis, it has been done a case study in Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis Campus. This institution offers courses and distance learning courses of the federal programs. Teachers who work in technical distance education (E-Tec Brazil) and technical classroom education were chosen as research subjects.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-Zan, Dirce Djanira Pacheco eMarin, Maria Angélica BonadimanAmaral, Sergio Ferreira doGariba Júnior, MauricioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Luiz Antônio da Rocha, 1970-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf136 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431ANDRADE, Luiz Antônio da Rocha. Educação a distância e ensino presencial: convergência de tecnologia e práticas educacionais. 2011. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/852400porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:34:28Zoai::852400Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:34:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais Distance education and classroom learning : convergence of technologies and practices educacionais |
title |
Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais |
spellingShingle |
Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais Andrade, Luiz Antônio da Rocha, 1970- Ensino a distância Ensino Tecnologia da informação e comunicação Distance education Teaching Information tecnology and communication |
title_short |
Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais |
title_full |
Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais |
title_fullStr |
Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais |
title_full_unstemmed |
Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais |
title_sort |
Educação a distância e ensino presencial : convergência de tecnologia e práticas educacionais |
author |
Andrade, Luiz Antônio da Rocha, 1970- |
author_facet |
Andrade, Luiz Antônio da Rocha, 1970- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949- Zan, Dirce Djanira Pacheco e Marin, Maria Angélica Bonadiman Amaral, Sergio Ferreira do Gariba Júnior, Mauricio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Luiz Antônio da Rocha, 1970- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Ensino Tecnologia da informação e comunicação Distance education Teaching Information tecnology and communication |
topic |
Ensino a distância Ensino Tecnologia da informação e comunicação Distance education Teaching Information tecnology and communication |
description |
Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431 ANDRADE, Luiz Antônio da Rocha. Educação a distância e ensino presencial: convergência de tecnologia e práticas educacionais. 2011. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Luiz Antônio da Rocha. Educação a distância e ensino presencial: convergência de tecnologia e práticas educacionais. 2011. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617431. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/852400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 136 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189074234245120 |