Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Rodrigo Bastos, 1972-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608519
Resumo: Orientador: Raquel Salek Fiad
id UNICAMP-30_c2881e0b8290b8dede826305754fe4e5
oai_identifier_str oai::436536
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentidoReading clues, visions of the world and meaning constructionsLeituraEscritaDialogismo (Análise literária)Circularidade narrativaParadigma indiciarioReadingWritingDialogismCircularityEvidentiary paradigmOrientador: Raquel Salek FiadTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo é norteado pela busca de indícios de leituras em produções de texto de estudantes oriundos da rede pública de ensino médio, nas quais as construções de sentido são reveladoras de suas visões de mundo. As produções aqui analisadas foram feitas a partir de propostas de redação de vestibulares da Unesp e da Unicamp e do Exame Nacional do Ensino Médio, com a leitura das coletâneas originais de textos curtos que acompanham essas propostas e com a leitura de reportagens que as substituem. A partir do olhar para o detalhe, segundo o paradigma indiciário proposto por Ginzburg, este trabalho tem como idéias centrais as noções de Bakhtin que permitem sinalizar o diálogo que os textos produzidos pelos estudantes estabelecem com suas leituras precedentes e a circularidade de sentidos em discursos que dialogam com essas leituras e com aqueles textos. A análise dos textos permite concluir que, no percurso entre a leitura e a escrita, uma teia de sentidos é construída a partir da mobilização de leituras precedentes desencadeada por uma atitude de resposta às propostas de redação e à leitura dos textos que as acompanham. De todas essas leituras, presentes e precedentes, se entretecem recortes selecionados pelos leitores a partir de sua leitura de mundo.Abstract: This study is based on the investigation of reading clues in texts produced by public high school students, in which the meaning constructions reveal their vision of the world. The text productions analyzed here are results of writing proposals from Unesp and Unicamp entrance examinations and the National High School Examination, including the reading of the original short texts collection that follow these proposals and the reading of reports that substitute it. Drawing attention to the details, considering the evidentiary paradigm proposed by Ginzburg, this work has as central ideas the Bakhtin's notions that allow to signalize the dialog established between the texts produced by the students and their precedent readings and also the circularity of meanings in discourses which dialogue with these readings and those texts. The analysis of the texts shows that in the pathway between reading and writing, a web of meanings is constructed from the precedent readings, in a responsive attitude to the writing proposals and the reading of the texts that follow it. From all those readings, present and precedent, selected fragments are tissued by the readers, according with their reading of the world.DoutoradoLíngua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Mattos, Maria Augusta Bastos deSilva, Lilian Lopes Martin daMiotello, ValdemirSartori, Adriane TeresinhaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCunha, Rodrigo Bastos, 1972-20092009-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf254 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608519CUNHA, Rodrigo Bastos. Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentido. 2009. 254 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608519. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436536porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-06T14:38:14Zoai::436536Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-06T14:38:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentido
Reading clues, visions of the world and meaning constructions
title Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentido
spellingShingle Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentido
Cunha, Rodrigo Bastos, 1972-
Leitura
Escrita
Dialogismo (Análise literária)
Circularidade narrativa
Paradigma indiciario
Reading
Writing
Dialogism
Circularity
Evidentiary paradigm
title_short Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentido
title_full Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentido
title_fullStr Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentido
title_full_unstemmed Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentido
title_sort Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentido
author Cunha, Rodrigo Bastos, 1972-
author_facet Cunha, Rodrigo Bastos, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiad, Raquel Salek, 1948-
Mattos, Maria Augusta Bastos de
Silva, Lilian Lopes Martin da
Miotello, Valdemir
Sartori, Adriane Teresinha
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Rodrigo Bastos, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Dialogismo (Análise literária)
Circularidade narrativa
Paradigma indiciario
Reading
Writing
Dialogism
Circularity
Evidentiary paradigm
topic Leitura
Escrita
Dialogismo (Análise literária)
Circularidade narrativa
Paradigma indiciario
Reading
Writing
Dialogism
Circularity
Evidentiary paradigm
description Orientador: Raquel Salek Fiad
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-05-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608519
CUNHA, Rodrigo Bastos. Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentido. 2009. 254 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608519. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608519
identifier_str_mv CUNHA, Rodrigo Bastos. Indicios de leitura, visões de mundo e construções de sentido. 2009. 254 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608519. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436536
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
254 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188999692025856